Parnamirim Field - 1944
"O Trampolim da Vitória"
A construção do Trampolim da Vitória
A vocação da cidade de Natal, e de Parnamirim, como base de apoio para aeronaves civis e militares remonta à década de 1920, devido à relativa proximidade daquela cidade com o continente africano, o que facilitava em muito a travessia aérea oceânica pelos aviões daquela época, praticamente desprovidos de qualquer meio de navegação.
No dia 2 de março de 1942, por Decreto, Parnamirim saiu do mapa nordestino brasileiro para entrar na história mundial. Tornou-se uma das bases aéreas decisivas para o destino da II Grande Guerra. Graças à Logística e à Engenharia Militar, aquele areal ganhou pista de pouso e estrutura com a mais avançada tecnologia bélica da época. As operações começaram no dia 7 de agosto do mesmo ano, sob o comando do Major Aviador Carlos Alberto de Filgueira Souto. Na verdade, ali já existia “um campo de aviação”, como se denominavam, os locais de pouso e decolagem perdidos pelo Brasil afora e que, pelo ar, garantiam a integridade do nosso País-Continente.
Os americanos trouxeram o asfalto, o macadame, as máquinas; estenderam, alargaram e duplicaram as pistas. Precisavam de piso sólido para o enxame de aviões que dali iriam bombardear e destruir a ponta-de-lança fortificada no Norte da África pelo Nazi-Fascismo, na sua estratégia de conquista total da Europa. O custo aproximado das obras ficou em nove milhões de dólares, sem contar os equipamentos que vieram diretamente da América. As pistas asfaltadas 16/34 e 12/30 dividiram, a Oeste, a Base Aérea de Natal, e, a Leste, “Parnamirim Field”.
Para o acerto político-econômico da cessão de Parnamirim aos EUA, o presidente americano Franklin Delano Roosevelt, mesmo enlutado pela morte de um filho, viajou a Natal, em 28 de janeiro de 1943. Ao seu encontro voou o presidente brasileiro Getúlio Dornelles Vargas, que, em trágica coincidência, deixou, no Palácio do Catete, quase agonizante, seu filho Getulinho. Os dramas pessoais e a emoção em comum não impediram, contudo, que a negociação entre os dois estadistas fosse objetiva, dura e de consequências que perduram até hoje.
Roosevelt queria aquele trampolim para a África; Getúlio tentava, já há algum tempo, financiamento que lhe permitisse o grande salto (do País) e o grande sonho (de toda a sua vida): tirar dos livros escolares aquela definição - O Brasil é um país essencialmente agrícola.
A Ativação da Base Aérea de Natal (BANT)
Em 2 de março de 1942, em plena Segunda Guerra Mundial, foi criado pelo governo brasileiro o Núcleo da Base Aérea de Natal. A ativação da BANT ocorreu no dia 7 de agosto do mesmo ano. Em novembro do mesmo ano, passaram a conviver no mesmo aeródromo, em “Parnamirim Field”, duas Bases Aéreas. A brasileira, localizada no Setor Oeste do aeródromo, e a americana no Setor Leste.Era o Trampolim da Vitória, assim chamado por ser ponto obrigatório de passagem das aeronaves aliadas que se destinavam ao Teatro de Operações da África.
Nos links abaixo, da Base Aérea de Natal (BANT) e da Fundação Rampa, há relatos muito interessantes sobre essa história.
Fotos históricas da construção da Base Aérea norte-americana em Parnamirim - NT, em 1944.