DATAS HISTÓRICAS - Por mês de ocorrência
(datas de acontecimentos de importância histórica para a Aviação de Caça )
JANEIRO
(?) janeiro 1958 - Chegada dos primeiros F-80 no 1º/4º GAv, num total de 33 aeronaves.
09 janeiro 2002 - O 1º/4º GAv (Esquadrão Pacau) é transferido da Base Aérea de Fortaleza - CE, para a Base Aérea de Natal - RN, de modo a, otimizando meios, concentrar toda a frota de aeronaves AT-26 Xavante numa única Base.
17 janeiro 1995 - O Brig. Nero Moura é instituído Patrono da Aviação de Caça.
20 janeiro 1941 - Criado o Ministério da Aeronáutica, pelo Decreto Lei nº 2.961.
21 janeiro 2016 - Recebimento pelo 1º GDA do primeiro F-5EM da Unidade, o FAB 4820, no trecho Santa Cruz - Anápolis, pilotado pelo Cap. Magno. Tal aeronave foi transferido do 1º GAvCa para o 1º GDA em virtude da desativação dos Mirages 2000.
30 janeiro 1910 - Nascimento do Brig. Nero Moura (Patrono da Aviação de Caça e Presidente de Honra da ABRA-PC), em Cachoeira do Sul - RS.
31 janeiro 1980 - O 3º/10º Grupo de Aviação (Esquadrão Centauro) passa a ser unidade de Caça.
FEVEREIRO
09 fevereiro 1972 - Ativação do Núcleo da Primeira Ala de Defesa Aérea (Nu 1ª ALADA), cujo 1º Comandante foi o Maj. Piragibe Fleury Curado.
11 fevereiro 2004 - Criado o 3º/3º Grupo de Aviação (Esquadrão Flecha), com sede na Base Aérea de Campo Grande - MS.
12 fevereiro 1953 - Primeiro voo de um avião Gloster com um piloto brasileiro. Realizado pelo Maj. João Eduardo Magalhães Motta (Chefe da COMFIREM) com um piloto de provas da companhia Gloster, em Moreton Valence, ao norte de Londres, Inglaterra.
MARÇO
06 março 1972 - Primeiro voo de um Mirage III, na cidade de Bordeaux - França, com as cores e o emblema da FAB.
06 março 1975 - Chegada dos primeiros aviões F-5B ao Brasil. Pousaram no Galeão as aeronaves FAB 4800, 4801 e 4802.
23 março 2007 - Recebimento pelo 1º/14º GAv da primeira aeronave F-5FM modernizada pela EMBRAER, FAB 4807. No trecho Gavião Peixoto - Canoas foi pilotada pelos Ten. Utzig e Ten.-Cel. Bonotto (Gerente de Projetos do F-5BR, COPAC).
24 março 1947 - Criado o 1º/10º Grupo de Aviação (Esquadrão Poker) na Base Aérea de Cumbica - SP.
24 março 1947 - Criado o 1º/14º Grupo de Aviação (Esquadrão Pampa), na Base Aérea de Canoas - RS.
24 março 1947 - Extinto o 5o GBM e criado o 5o GAv na Base Aérea de Natal - RN.
27 março 1973 - Realizado o primeiro voo de uma aeronave supersônica da FAB no Brasil, com um Mirage III (F-103E).
ABRIL
11 abril 1979 - Criado o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1o GDA - "Jaguar"), pelo Decreto Presidencial Reservado Nº 4.
22 abril 1944 - O Maj. Nero Moura, Cmt do 1º Gp Av Ca, é promovido a Ten. Cel. durante o período de treinamento da UAe em Orlando - EUA.
22 abril 1945 - Dia em que o 1º Grupo de Aviação de Caça cumpriu o maior número de missões de guerra no Teatro de Operações da Itália.
22 abril 1966 - Instituído o DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA através do Decreto nº. 58.221, de 19 de abril de 1966, do Governo federal.
22 abril 1974 - Último voo do avião Gloster, em traslado do F-8 FAB 4460, pilotado pelo Maj. Alfredo Severo Luzardo, da BASC para o MUSAL, no Campo dos Afonsos - RJ.
22 abril 1986 - O Brig. Nero Moura é designado Patrono da Aviação de Caça.
22 abril 1986 - O 1ºGpAvCa recebe das mãos do Sr. Embaixador dos EUA no Brasil, acompanhado do Secretário da Força Aérea dos EUA, a Presidential Unit Citation (Air Force), concedida pelo governo norte-americano. É para nós motivo de orgulho sabermos que, à parte outras poucas unidades da USAF, apenas o 1ºGpAvCa e duas unidades da Royal Australian Air Force - os Esquadrões 2 e 13 - foram agraciadas com tal comenda.
MAIO
02 maio 1945 - É realizada a última missão de guerra do 1º Grupo de Aviação de Caça no Teatro de Operações da Itália.
04 maio 1976 - 1ª missão de REVO no Brasil. Tripulação do Gordo (KC-130H FAB 2462): Ten. Cel. Wilson Freitas do Vale (Cmt do Grupo) e Cap. Bernardino Adalto de Paiva Neto. Jambocks: Ten. Cel. Carlos de Almeida Baptista (Cmt do 1o GAvCa), no F-5E 4828 e Ten. Cel. Sérgio Ribeiro no F-5E 4854.
09 maio 1954 - Último voo do P-40K (FAB 4035), em voo de experiência no qual faleceu o piloto, Cap. Flávio Argolo, devido a falha estrutural da aeronave. Voo este realizado em Canoas no 1º/14º GAv.
22 maio 1953 - Primeiro voo de avião Gloster no Brasil. Realizado no TF-7 FAB 4300, tendo como pilotos o Brig. Nero Moura (então Ministro da Aeronáutica) e um piloto de provas da companhia Gloster.
JUNHO
06 junho 1975 - Chegada dos primeiros aviões F-5E ao Brasil. Pousaram no Galeão as aeronaves FAB 4820, 4821 e 4823. O F-5E FAB 4822, também integrante da esquadrilha, acidentou-se alguns quilômetros antes do pouso no Galeão, com perda total da aeronave e falecimento do piloto.
10 junho 1999 - Criado o Ministério da Defesa (MD), pela Lei Complementar nº 97.
14 junho 1979 - Realizado voo inédito de 2 F-5E, sem REVO, de SC para FZ. Pilotos: Ten. Cel. Sérgio Ribeiro e Maj. Euro Duncan (Cmt. e Op. do 1o GAvCa), nas Anv 4849 e 48??.
JULHO
(?) julho 1998 - A FAB, representada pelo 1º/16º GAv, sob o comando do Maj. Salvatore, participa pela 1ª vez do exercício Red Flag em Las Vegas - EUA, cumprindo missões ar-solo com 6 aeronaves A-1A.
(?) julho 2008 - A FAB, representada pelo 1º/14º GAv, sob o comando do Ten. Cel. Fleury, participa pela 2ª vez do exercício Red Flag em Las Vegas - EUA, cumprindo missões ar-ar com 6 aeronaves F-5EM.
16 julho 1945 - Chegada oficial do 1º Grupo de Aviação de Caça ao Rio de Janeiro. Os 19 aviões P-47 (modelo D-40) vieram da Cidade de San Antônio, no Texas (EUA) e pousaram no Campo dos Afonsos, pilotados por veteranos do Grupo e liderados pelo Ten. Cel. Nero Moura.
20 julho 1873 - Nascimento de Alberto SANTOS-DUMONT na Fazenda Cabangu, na Cidade de Palmira (hoje Santos Dumont) - MG.
23 julho 1932 - Falecimento de Alberto SANTOS-DUMONT, na Cidade de Guarujá - SP.
30 julho 1957 - Último dia de instrução com aeronaves P-47 no 1º/4º GAv.
AGOSTO
05 agosto 1991 - Criada a 3a Força Aérea (FAe III), com sede no Sítio do Gama, em Brasília - DF.
10 agosto 1995 - Criada a Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC), na Base Aérea de Natal (Parnamirim) - RN, em assembleia com os pilotos de Caça ali presentes, constituída para essa finalidade.
12 agosto 1989 - Primeiro voo de uma aeronave AMX de série (A-1 FAB 5500). Voo local realizado em SBSJ pelo Ten.-Cel. R/R Gilberto Pedrosa Schittini, Piloto-Chefe de Ensaios em Voo da EMBRAER.
17 agosto 1944 - Criado o 2º/1º Grupo de Aviação (Esquadrão Pacau) na Base Aérea de Natal, pelo decreto nº 6796.
26 agosto 2019 - Primeiro voo do quarto protótipo de uma aeronave Gripen-E, e primeiro na configuração da Força Aérea Brasileira (Gripen-E 39-6001 - F-39 FAB 4100). Voo local realizado em Linköping, Suécia, pelo Piloto de Testes da SAAB, Richard Ljungberg. A decolagem foi às 14h41min local e o voo teve duração de 1h05min. Este voo incluiu testes de manobrabilidade e de qualidades de voo, em diferentes altitudes e velocidades.
SETEMBRO
03 setembro 1971 - Primeiro voo da aeronave AT-26 (Xavante). Voo de ensaio com o Maj. Carlos Rubens de Rezende e o piloto de provas da EMBRAER Basílico Freire Neto, no FAB 4462.
03 setembro 2006 - Chegada dos dois primeiros F-2000 (FAB 4932 e 4940) no Brasil, às 14:30z, em Anápolis. Ambas as aeronaves foram trasladadas em voo desde Orange (França) até Anápolis, com pouso intermediário em Dakar. As tripulações foram as seguintes: na perna Orange - Dakar (dia 02/09/2006 - 5h:10m de voo), Ás: TCel Bezier, #2: Cap. Forget / Maj. Grolla; na perna Dakar - Anápolis (dia 03/09/2006 - 06h:00m de voo), Ás: Cap. Crosnier, #2: Asp. Besnault / Cel. Leclerq. À exceção do Maj. Grolla, todos os demais pilotos eram franceses.
09 setembro 2005 - Recebimento pelo 1º/14º GAv da primeira aeronave F-5EM modernizada pela EMBRAER, FAB 4856, no trecho Gavião Peixoto - Canoas, pilotada pelo Ten.-Cel. Bianchi, comandante da Unidade. A cerimônia oficial de recebimento deu-se em 21/09/2005.
28 setembro 1995 - Criado o 1º/3º Grupo de Aviação (Esquadrão Escorpião), com sede na Base Aérea de Boa Vista - RR, pela Portaria R-619/GM-3.
28 setembro 1995 - Criado o 2º/3º Grupo de Aviação (Esquadrão Grifo), com sede na Base Aérea de Porto Velho - RO, pela Portaria R-619/GM-3.
OUTUBRO
05 outubro 1944 - O 2o Gp. Av. Ca. é transferido para a Base Aérea de Santa Cruz, pelo Decreto-lei No 6.926, passando a integrar o 1o Regimento de Aviação (1o R.Av.), equipado com aviões Curtiss P-40E/K/M/N.
06 outubro 1944 - Chegada dos componentes do 1º Grupo de Aviação de Caça ao Teatro de Operações de Guerra Europeu, na Cidade de Livorno (Itália), a bordo do navio americano USS Colombie.
16 outubro 1944 - Chegada do primeiro P-47 em Natal, com destino à Escola Técnica de Aviação, em Cumbica, atual Escola de Especialistas da Aeronáutica.
17 outubro 1989 - O Esquadrão Adelphi recebe, oficialmente, a primeira aeronave A-1 (FAB 5500), com a presença do Exmo. Sr. Ministro da Aeronáutica, membros do Alto-Comando da Aeronáutica, Diretor -Presidente da EMBRAER e parlamentares do Congresso Nacional. A cerimônia incluiu um voo de demonstração local na aeronave A-1, em SBSC, realizado pelo Maj.-Av. Gilberto Rigobello, piloto de ensaios em voo da AEV, IFI/CTA.
19 outubro 2006 - Recebimento pelo 1º GAvCa do primeiro F-5EM da Unidade, FAB 4826, no trecho Gavião Peixoto - Santa Cruz, pilotado pelo Maj. Ronconi, oficial S-2/Doutrina da Unidade.
23 outubro 1906 - Primeiro voo oficial de aeronave mais pesada do que o ar, autopropulsada (14 Bis), pilotada por Alberto SANTOS-DUMONT, no Campo de Bagatelle, na cidade de Paris - França.
23 outubro 1936 - Instituído o DIA DO AVIADOR no Brasil, por meio da Lei n° 218, de 4 de julho de 1936.
23 outubro 1974 - Primeiro voo de um F-5B FAB 4800 na empresa Northrop, na Cidade de Palmdale, Califórnia (EUA).
29 outubro 1970 - 1º voo do F-8 FAB 4460 (que se encontra no MUSAL). Voo de experiência realizado pelo Maj. Sérgio Ribeiro, no Parque de Marte - SP.
30 outubro 1970 - Traslado do F-8 FAB 4460, do Parque de Marte - SP para a BASC, tendo como piloto o Maj. Sérgio Ribeiro.
NOVEMBRO
06 novembro 1953 - Ativado o 2o/5o Grupo de Aviação em Natal, com a chegada, nesse dia, dos nove primeiros aviões F-47 "Thunderbolt" oriundos da Base Aérea de Santa Cruz, liderados pelo Maj.-Av. José Carlos Teixeira Rocha. Traziam consigo o código do 3o/1o Grupo de Aviação de Caça: "Pacau". O novo Esquadrão formou, até 7 de dezembro de 1956, as turmas de Aspirantes de 1953, 1954 e 1955.
07 novembro 1988 - Criado o Núcleo do 1º/16º Grupo de Aviação, na Base Aérea de Santa Cruz - RJ, pela Portaria R-535/GM-3.
10 novembro 1978 - Criado o 3º/10º Grupo de Aviação (Esquadrão Centauro) na Base Aérea de Santa Maria - RS.
19 novembro 1971 - Chegada das aeronaves AT-26 (Xavante) na BASC. Os cinco primeiros, incluindo o FAB 4462, chegaram com os pilotos que fizeram o curso inicial na EMBRAER.
30 novembro 1957 - Por ordem superior, o P-47 deixa de voar definitivamente na FAB.
DEZEMBRO
(?) dezembro 1978 - O 1º/10º Grupo de Aviação (Esquadrão Poker) é transferido da Base Aérea de Cumbica - SP para a Base Aérea de Santa Maria - RS.
(?) dezembro 2013 - Desativação definitiva das últimas quatro aeronaves AT-26 em operação no Instituto de Pesquisa e Ensaio em Voo (IPEV): FAB 4467, 4495, 4509 e 4514. Em 2013, estes aviões cumpriram a missão de qualificar caçadores comom pilotos de prova da FAB, utilizando o AT-26 como avião-base no Curso de Ensaio em Voo. Foram formados os seguintes oficiais: Maj.-Av. George, Maj.-Av. Vautier, Cap.-Av. Vinícius e Cap.-Av. Alisson.
03 dezembro 2010 - Último voo do AT-26 (Xavante) em Esquadrão Operacional na FAB: traslado de 12 aeronaves desde Natal até o Parque de Material de Recife. A aeronave do Líder e Comandante do 1º/4º GAv à época, Ten.-Cel. F. Mauro, era o FAB 4462, a mesma que fez o primeiro voo, em 1971. O tempo de voo foi de 00h:45m e a última aeronave a pousar foi o #12, FAB 4514, pilotado pelo Comandante da Base Aérea de Natal à época, Cel. Décio Dias Gomes.
O Esquadrão Pacau foi assim composto:
Trunfos:
Ás: Ten.-Cel. F. Mauro (CMT do 1º/4º GAv) - FAB 4462 (1ª aeronave entregue à FAB)
#2: 1º Ten Andreoti - FAB 4469
#3: Maj. Fischer/1º Ten Sena - FAB 4570
#4: Cap. Rodrigo - FAB 4624
Ouros:
Ás: Maj. Gonçalves (S-3 do 1º/4º GAv) - FAB 4615
#2: Cel. Fleury (A-3 da FAe3) - FAB 4530
#3: Maj. Mateus - FAB 4495
#4: 1º Ten. Dantas - FAB 4560
Paus:
Ás: Maj. Fonseca - FAB 4472
#2: 1º Ten. Pascoalino - FAB 4614
#3: Maj. Sobral - FAB 4470
#4: Cel. Dias Gomes (CMT da BANT) - FAB 4514
07 dezembro 1956 - O 2o/5o Grupo de Aviação deixa de ser Unidade de Caça e transfere seus meios aéreos (e o código PACAU) para o 1o/4o GAv, em Fortaleza.
07 dezembro 1956 - O 1º/4º Grupo de Aviação (Esquadrão Pacau) passa a ser unidade de Caça, sediado na Base Aérea de Fortaleza - CE.
10 dezembro 1956 - Incorporados os primeiros jatos Lockheed T-33A T-Bird ao 1o/4o Grupo de Aviação (Esquadrão Pacau). Os T-33 foram transladados em voo por pilotos americanos do 102º Training Mobile Detachment. (* Informação obtida do site Força Aérea Brasileira Virtual em Out 2021).
12 dezembro 2016 - Desativação do 1º/16º GAv.
15 dezembro 1944 - Primeiro voo de P-47 (modelo "B" - FAB 4103 nº 41-6037) no Brasil, pilotado pelo 1º Ten. Magalhães Motta, em traslado de Natal para a Escola Técnica de Aviação, em Cumbica, atual Escola de Especialistas da Aeronáutica.
15 dezembro 2010 - O 1º/4º Grupo de Aviação (Esquadrão Pacau) é transferido da Base Aérea de Natal - RN, para a Base Aérea de Manaus - AM, e passa a operar os F-5EM.
15 dezembro 2016 - Último voo das aeronaves A-1 no Esquadrão Adelphi, sendo transladados para a Base Aérea de Santa Maria. As aeronaves foram, respectivamente: #ÁS - 5506 (Maj. Oscar), #2 - 5520 (Cap. Figueiredo) e #3 - 5657 (Cap. Oliveira / Cap. Amado).
17 dezembro 1994 - Falecimento do Brig. Nero Moura (Patrono da Aviação de Caça Brasileira e Presidente de Honra da ABRA-PC), no Rio de Janeiro,com 84 anos de idade.
18 dezembro 1943 - Criado o 1º Grupo de Aviação de Caça (Jambock), pelo Decreto no 6.123.
18 dezembro 2013 - Anunciada a aeronave vencedora do programa F-X2: SAAB Gripen NG, da Suécia.
27 dezembro 2013 - Último voo da aeronave AT-26 no Brasil (FAB). Missão 25FV200. FAB 4509, pilotada pelo Ten.-Cel. Santos no translado entre São José dos Campos (CTA-IPEV) e o Parque de Material Aeronáutico do Recife (PAMA-RF), com pousos intermediários em SBBH e SBSV. A última decolagem ocorreu em Salvador, às 18:00Z, e o tempo de voo até Recife foi de 01h:20m. O último pouso do AT-26 no Brasil (FAB) ocorreu em Recife, às 19:20Z.
28 dezembro 1943 - Designado o Maj. Nero Moura como primeiro Comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa).
31 dezembro 2005 - Último voo da aeronave F-103 no Brasil: FAB 4924 e FAB 4925, ambos F-103E. Missão 44F, pilotadas, respectivamente, pelos Ten. Cel. Isaías e Maj. Giancarlo, Comandante e Operações da Unidade.
31 dezembro 2013 - Último voo da aeronave F-2000 no Brasil: FAB 4948 - F-2000C. Traslado desde a BAAN até o MUSAL, no Campo dos Afonsos, pilotada pelo Cap. Ramalho.