*50 anos de F-5*

 Mensagem da Associação Brasileira de Pilotos de Caça - ABRA-PC

*** Veja AQUI a matéria publicada pelo CECOMSAER alusiva à data

Há exatos 50 anos, em 06 de março de 1975, a primeira esquadrilha de F-5, composta por 3 aeronaves F-5B, decolava de Palmdale - EUA, como parte de um lote de 42 aviões (36 F-5E e 06 F-5B) adquiridos pelo Brasil.

Guarnecendo para o 1º traslado.
Em pé, E/D: Albrecht, Aguinaldo e Bernardo.
Agachados, E/D: Gildo, Lazzarini, Quírico.
Início do primeiro traslado de F-5B: Ten. Quírico (frente) e Ten. Bernardo
   

Com esse voo histórico, e utilizando o código-rádio "Tiger Flight", a Força Aérea Brasileira assumia de forma independente o comandamento de suas aeronaves e, orgulhosa e profissionalmente, "mostrava a nossa bandeira" pelos países sobrevoados.

 
Primeiro traslado F-5B - Recepção em Craig AFB

 

Sobre o Caribe, na proa de Roosevelt Roads
 

A esquadrilha, sob a liderança do Maj. Gildo Fernandes de Souza, e no comando dos demais F-5B o Cap. Mauro Lazzarini de Andrade Silva e o Ten. Teomar Fonseca Quírico, e guarnecendo as naceles traseiras os Ten. Gustavo Albrecht, Ten. Aguinaldo da Penha Oliveira e Ten. Bernardo da Silva, aterrissou na Base Aérea do Galeão no dia 13 de março de 1975, dando início a mais uma exitosa página na história da Força Aérea que, superando expectativas, continua a ser escrita pelo efetivo do 1º Grupo de Aviação de Caça e pelo Esquadrão Pampa.

 
13 Mar 1975 – BAGL - Chegada da 1ª esquadrilha de F-5
Apresentação do Maj. Gildo ao TB Joelmir Campos de Araripe Macedo, Ministro da Aeronáutica
 

Ao longo do tempo, o "Tigre" causou uma verdadeira revolução na FAB em termos doutrinários, modificando radicalmente o modo como a Força Aérea empregava até então seus meios aéreos na arena de combate ar/ar. Novos conceitos foram introduzidos, como a linha de frente tática, caça livre e caça engajado e manobras básicas e avançadas de combate, explorando ao máximo a capacidade do avião e desenvolvendo nos Caçadores um sentimento muito apropriadamente definido pelos mais jovens (e imortalizado na letra do POPOPO) de que "na subida e na manobra o F-5 é que é o cobra!" Voz do povo, voz de Deus!!!

Não é exagero dizer "antes do F-5 e depois do F-5!!!"

 
Chegada na BAGL do primeiro traslado de F5B:
(Esq./Dir.)- Aguinaldo-Albrecht-Gildo-Lazzarini-Quírico-Bernardo
 

50 anos! Ao celebrarmos tão expressiva marca alcançada na operação com as aeronaves F-5, rendemos homenagem aos pioneiros que, com total dedicação e elevado senso de responsabilidade, tiveram a honra e o privilégio de iniciar essa saga, os chamados Willie Boys: Ten.-Cel Carlos Rubens de Rezende, Maj. Gildo Fernandes de Souza, Cap. Mauro Lazzarini de Andrade Silva, Cap. José Orlando Bellon, Ten Válter Carrocino Filho e Ten. Teomar Fonseca Quírico.

Dignos de igual menção citamos os três oficiais que fizeram o Curso de Traslado nos EUA: Cap. Tacariju Thomé de Paula Filho, Cap. Mauro Flávio Gomes Berto e Cap. João Bosco Augusto Correia de Oliveira.

Last but not least destacamos a participação do Maj. Euro Campos Duncan Rodrigues na COMFIREM F-5, em Palmdale, na sede da empresa Northrop, antecipando providências e coordenando ações que se mostraram imprescindíveis e extremamente importantes para o sucesso da missão de recebimento e traslado de todas as aeronaves F-5 para o Brasil.

Ao seguimos firmes e confiantes rumo a um novo horizonte operacional na Aviação de Caça, com a incorporação do F-39 GRIPEN e os planos em andamento para a aquisição de novas aeronaves, é preciso reconhecer a grande contribuição do F-5 na elevação operacional das equipagens de combate da FAB - um imenso salto de qualidade.

Por tudo, nada mais justo do que evocar com um vibrante Adelphi os bravos pioneiros e todos que tiveram, e têm, a honra e o privilégio de voar o “Tigre”.

Àqueles que, voando nosso querido "Bicudo", sacrificaram o máximo que uma pessoa pode dar, a própria vida, o nosso mais sentido Adelphi.

E um sonoro Adelphi a nossa querida Força Aérea Brasileira, que ao longo desses 50 anos, de modo eficaz e diligente, soube explorar todo o potencial do F-5 como um valioso “tijolo”, pedra fundamental na edificação dessa majestosa catedral que, orgulhosamente, temos a honra de pertencer.

--> 2 cobertura!!! Ás no mergulho para canhão em 5!!!
 

 

Senta a Púa! Brasil!

 

A ABRA-PC


DETALHES HISTÓRICOS SOBRE OS TRASLADOS DOS F-5 PARA O BRASIL 

 

*Rota do traslado*

*Palmdale/Chandler (Williams AFB) 

--> Williams AFB/Kelly AFB 

--> Kelly AFB/Craig AFB

--> Craig AFB/Homestead AFB

--> Homestead AFB/Roosevelt Roads

--> Roosevelt Roads/Piarco

--> Piarco/Zanderij

--> Zanderij/Belém 

--> Belém/Anápolis

--> Anápolis/Galeão.


*Radio-Call*


--> Tiger Flight <--

 

 

PILOTOS

*1ª esquadrilha F-5B*

  • Maj Gildo
  • Cap Lazzarini
  • 1º Ten Quírico

2ª esquadrilha F-5B*

  • Cap Tacariju
  • Cap Bellon
  • Cap Bosco

*1ª esquadrilha F-5E*

  • TC Rubens
  • Cap Tacariju
  • Cap Berto
  • Cap Bosco (1)

*2ª esquadrilha F-5E*

  • Maj Luzardo (2)
  • Cap Lazzarini (3)
  • Cap Bellon (3)
  • Cap Quírico (3)

(1) – acidentado na chegada no Galeão – falecimento do piloto.
(2) - O Maj. Luzardo integrou a 2ª esquadrilha de F-5E por ser o Operações do Grupo de Caça e pela experiência de voo acumulada.
(3) O traslado da 2ª esquadrilha de F-5E era para ter sido feita por pilotos já formados no Brasil. Devido ao acidente com o Cap. Bosco foi decidido proporcionar maior experiência de voo aos pilotos para o traslado. Por esse motivo, o Cap. Lazzarini, Cap. Bellon e o Ten. Quírico fizeram mais um traslado.

 

ALGUMAS REPORTAGENS

 

--> Veja AQUI o vídeo da chegada dos F-5B do 1º traslado na BAGL, em 13 Mar 1975

--> Veja AQUI outro vídeo sobre a chegada dos F-5 ao Brasil