Os Emblemas das Unidades Aéreas da Força Aérea Brasileira - Parte 4

- Aviações de Asas Rotativas e de Busca e Salvamento - 

SEXTA-FEIRA, 24 DE MAIO DE 2024

Mais uma excelente matéria produzida pelo Marcelo Lobo. 



A Aviação Militar não é fascinante apenas pelas suas aeronaves e as missões que elas realizam em tempos de paz ou de guerra, controlando, defendendo e integrando territórios e céus, através de suas mais diversas funções e tarefas, seja na Caça, Ataque, Transporte, Reconhecimento, Asas Rotativas, Patrulha Marítima, Busca e Salvamento, Treinamento, dentre tantas outras. A ideia de utilizar símbolos para representar e identificar grupos ou exércitos no campo de batalha ganhou notoriedade na Idade Média e permanece sendo utilizada até os dias atuais. Inserida nas forças militares, a Aviação não é diferente, com as cores, formas e significados dos Emblemas das Unidades Aéreas, estampando as fuselagens das aeronaves ou os trajes de voo das tripulações. Esses distintivos ou escudos e os elementos impressos em cada um deles, contam muito sobre a própria história de cada Esquadrão ou as missões que realizam. Para tratar desse assunto pouco explorado e difundido, o site Aviação em Floripa preparou uma série de conteúdos, trazendo aos seus leitores, esse fantástico universo.

No momento em que esta matéria está sendo publicada, as Aviações de Asas Rotativas e de Busca e Salvamento da FAB estão sendo protagonistas de ações heroicas no Rio Grande do Sul, em razão da catástrofe climática que se abateu sobre aquele Estado, desempenhando um trabalho grandioso, abnegado e incansável para salvar vidas.

Dando continuidade a nossa série sobre a Heráldica ligada aos Emblemas de Aviação Militar brasileira e como uma homenagem ao esforço e dedicação de todos os envolvidos nos resgates e ajuda ao povo gaúcho, o conteúdo que preparamos vai abordar os Esquadrões ligados às atuais Unidades Aéreas da FAB que operam com helicópteros.

Na quarta parte da série de matérias exclusivas sobre os Esquadrões da Força Aérea Brasileira, chegou a vez de apresentarmos aos nossos leitores, as Aviações de Asas Rotativas e de Busca e Salvamento, dois importantes braços operacionais da FAB que compartilham entre si, muitas características em comum, tanto em termos de aeronaves, como nas suas atribuições. A enchente histórica e sem precedentes que se abateu sobre o Rio Grande do Sul, vem demonstrando para a sociedade, o valor do helicóptero como uma ferramenta fundamental para as tarefas de busca, resgate e salvamento de vidas. A capacidade de voar em baixas altitudes e velocidades e principalmente, realizar o voo pairado é essencial para o sucesso destas missões. Da mesma forma, o trabalho coordenado, a dedicação e o empenho das tripulações (Pilotos, Observadores, Mestres de Carga, Mecânicos de Voo e Equipes de Resgate), têm feito a diferença quando o socorro que vem do céu, muitas vezes, representa o último fio de esperança para quem está isolado pelo tormento das águas. Dos inúmeros ensinamentos e lições que essa tragédia certamente trará, fica evidente a necessidade de contínuos investimentos, para que as Unidades Aéreas de nossas Forças possam ter a seu dispor sempre, meios aéreos modernos, eficientes e em quantidade.

Seja bem-vindo a bordo!!!

Siga o link: Os Emblemas das Unidades Aéreas da Força Aérea Brasileira - Parte 4

Att.: Marcelo Lobo da Silva

Editor - Aviação em Floripa