Homenagem ao Cel. Euro Campos DUNCAN Rodrigues

Nominar este site com o nome do Cel. Duncan é um reconhecimento a este emérito Piloto de Caça que, de forma pioneira, idealizou e publicou a primeira HP da ABRA-PC em 1999, ainda em formato HTML, e que durante os 13 anos seguintes a enriqueceu com uma expressiva coletânea de artigos, fotos e outros registros sobre a Aviação de Caça que atualmente compõem grande parte do acervo da Associação.

O Cel. Duncan, piloto de caça da turma de 1963 e diretor da ABRA-PC desde a fundação da Associação em 1995, deixou de integrar a nossa equipe em 14/09/2012, por motivo de falecimento, ocorrido na madrugada daquele dia, no Rio de Janeiro.

Piloto de Caça da turma de 1963, foi o primeiro brasileiro a pilotar o caça Northrop F-5.

Foi um incansável colaborador e um eterno vibrador com as coisas da Aviação de Caça em particular da Força Aérea Brasileira. Era Engenheiro Elétrico formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), foi comandante do 2º Esquadrão do 1º Grupo de Aviação de Caça, membro da COMFIREM F-5 nos EEUU, Oficial de Operações (S-3) do 1º Grupo de Aviação de Caça, primeiro chefe do Grupo de Acompanhamento e Controle EMBRAER (GAC-EMB) e diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI)do Centro Técnico Aeroespacial (CTA).

Piloto de caça de mão cheia, era o tenente que estava às “6 horas” do Cel. Berthier no combate que levou ao desaparecimento do então comandante do 1º GAC.

Um talentoso artista que nos legou, entre outras obras, as "Aventuras do CB. AREINHA", uma coleção de charges e caricaturas que retratam com saudável mordacidade importantes momentos da Aviação de Caça brasileira no período 1973 a 1978.

Sobretudo, um grande companheiro, amigo de todas as horas, cavalheiro, que encarava a vida com muita alegria e objetividade.

Os dois textos que se seguem, escritos pelo MB Menezes e pelo TC Ronconi por ocasião do falecimento do Cel. Duncan, expressam com rara sensibilidade os lados humano e profissional deste militar de escol da Força Aérea Brasileira, exímio Piloto de Caça e inesquecível amigo.

 Honra a quem nos precedeu e glória a quem nos seguirá!

Senta a Púa ! 

A ABRA-PC 


Duncan, o perfeccionista

O ano era 1963, o local era o Cocorote (Fortaleza) e o sítio de trabalho era o 1º/4º GAV, então sede do ESPC (Estágio de Seleção de Pilotos de Caça e Curso de Formação de Pilotos de Caça). Eu comandava o esquadrão PACAU, que me foi presenteado por A. HENRIQUE (mais tarde o JAGUAR 01) e recebi, como herança, o CARVALHO (Macaco de Cheiro) como Operações. A turma que chegava para ser “domesticada” era a de Aspirantes de 1962. Entre eles, um magrelo espigado, sorridente e simpaticão que respondia pelo nome de guerra de DUNCAN. Era sobrinho do Mal Ar Duncan Rodrigues, um dos fundadores da FAB.

Distribuímos os “anacreontes” pelas diversas funções e o magrelo sorridente foi ser Auxiliar da Seção de Estatística, subordinada ao Setor de Operações. Nessa função, o magrelo demonstrou seus dons e dotes de artista e desenhista, criatividade e simplificação. E, além disso, desenhava as caricaturas dos Instrutores e do próprio Comandante. Sempre respeitoso...

E, nesse ambiente saudável, nasceu também o CB AREINHA...

Cel. Ivan, Cel. Duncan e Cel. Potengy na Condecoração da Ordem do Mérito Aeronáutico em 23/10/2006.Tive oportunidade de fazer o primeiro voo do magrelo no Tango 33, “feroz aeronave” usada para amansar as feras: o magrelo era excepcional. Sabia tudo de tudo. Inclusive, voar bem. Era inventor e “bolou” uma prancheta “maneira” para preencher check list para ser usada presa na coxa sem prejudicar a ejeção... Tirou o curso com louvor. Um dia, deu-me um abraço amistoso e partiu na proa da “Terra dos Jambocks”...

Acompanhei-o de longe: o magrelo era “madeira de dar em doido”! Fera... Fez uma brilhante passagem nos Jambocks e resolveu virar engenheiro: tinha tudo para isso...

Voltei a tê-lo sob meu Comando quando assumi o CTA e o encontrei no então Instituto de Fomento de Coordenação Industrial (IFI).

Sempre em destaque. Ousado que era (do jeito que gosto), um dia me propôs uma doidice (como ele mesmo nominou): instalar um probe de reabastecimento em voo no AT-26 Xavante!!! Sem saber muito bem quem era o mais doido, autorizei. E o (sempre) magrelo cortou chapa, tubulações, mudou o circuito de alimentação de combustível, emendou fios e cabos e, um dia, surgiu a “fera neném”: o AT-26 4422 com um probe de F-5 (roubado pelo magrelo) e em condições de voo!
Essa “máquina” rodou por aí e, até onde me lembro, “morreu” em Santa Maria...
Levava sempre a marca do DUNCAN!

Suas passagens nas Unidades de Caça e em funções outras, sempre deixavam a marca de qualidade e confiabilidade. E alegria – por incrível que pareça – pois compôs o PILOFE de ARROMBA que até hoje cantamos nas nossas cervejadas...

Ao organizar nossa querida ASSOCIAÇÃO, convoquei-o – mais uma vez – para contribuir com sua vibração, espírito, dedicação, equilíbrio, criatividade e profissionalismo. E ele respondeu à altura! Nosso codinome ABRA-PC vem de sua criação: “ABRA a PÓSCOMBUSTÃO! ABRA-PC”!

Aviador Duncan, suba aos céus com a certeza de que, das minhas crias, você foi uma das que mais me encantaram. Voe com os anjos: você merece! Um dia destes, voltaremos a voar com “uma barra” para cima. Juntos, rumo ao infinito!!

 

L. N. Menezes – Maj. Brig.
Velho Comandante
Piloto de Caça - Turma de 1948


Retorno do Pif-Paf de Paus

Em um dos seus artigos para a ABRA-PC, há uns seis anos, o Cel.Trompowsky narrou os seus pensamentos sobre os membros da então diretoria da Associação, tecendo pequenos comentários a respeito de cada um.

Sobre o Cel. Duncan, primeiro piloto de F-5 da Força Aérea Brasileira, o sábio Dijon Boy escreveu apenas isto: “Sempre tive uma dúvida: quem gosta mais da Caça? Duncan ou Menezes?”

Tive a sorte e a honra de interagir bastante com o Cel. Duncan nos últimos oito anos, e compartilhei essa dúvida. Ambos são parelhos e acima de nós todos.

Como agradecimento e reconhecimento a esse onipresente Diretor da ABRA-PC, ele foi brindado no Grupo de Caça com um voo de F-5FM, “sorteado” por mim na Ximboca da Saudade em 2010, após a aprovação do nosso grande Cmt, TC Rodrigo.

Marcamos o voo para uma sexta-feira, tradicional dia da ximboca no Grupo, e ampliamos a ideia para “um dia cumprindo novamente a rotina de piloto”.

Chegando às 08:00h à BASC, ele e o Kauffmann, o outro “sorteado”, receberam macacão de voo e assumiram posição de destaque no palanque na formatura semanal da OM.

Já no Grupo, assistiram ao Brifim Diário de Situação e conheceram os pilotos e suas funções.

Após, fomos para o simulador, para diminuir o choque do contato com a aviônica modernizada, novidade para eles.

O almoço foi leve: ambos não quiseram arriscar indesejáveis consequências no reencontro com a puxada de “g”!

Por volta das 13:00h, começou o brifim. A escala foi obviamente peixada: Cmts de Esquadrão liderando os elementos, Comandante e Operações do Grupo como instrutores.

Assim, tive a honra de voar com ele no FAB 4806, tendo o Maj. Newton como líder. O código de chamada não foi D’Ouros nem Espadas, os únicos usados atualmente pelo Segundão; foi Pif-Paf de Paus, que era a esquadrilha do Cel Duncan à sua época.

Fizemos uma missão de Formatura Básica padrão, com direito a cobrinhas, acrobacias na ala até o COCOMI e voo de ala com instrumento real no regresso. Desnecessário dizer que só encostei no manche na decolagem e no pouso, já que ele estava na nacele traseira.

Após o corte dos motores, tivemos a tradicional recepção pelos pilotos, amigos, filho (que o acompanhou por todo o dia) e banda de música, ao som do Carnaval em Veneza e do Afinal. Com direito a corredor polonês e banho!

Hoje a tristeza pela perda do amigo e ídolo só é aliviada pelo prazer de ter-lhe proporcionado essa alegria no final de vida. Busquei no computador as fotos desse grande dia para mim. Revi-as com um nó na garganta. Tive a ideia de enviá-las para a ABRA-PC, mas não consegui mais segurar as lágrimas ao lembrar/perceber que era com ele que eu tratava desses assuntos. Sem ele por lá, divido esta emoção com os senhores.

O Brig. Nero ganhou um senhor Ajudante de Ordens. Um sentido ADELPHI para ele!

 

C R Ronconi J - Ten. Cel.
Piloto de Caça - Turma de 1993


Fotos do último voo do Cel. Duncan no F-5M

"Voo da Saudade"

1º Grupo de Aviação de Caça - 2010