Josino Maia de ASSIS - 1º Tenente Aviador
* 27/06/1919 (Bagé, RS) - † 15/01/1996 (Rio de Janeiro, RJ)
Família:
Filho de Armando Assis e Ana Maia de Assis. Casou-se em 05/03/1943 com Gecy Sampaio Fournier ( Gecy Fournier de Assis ) e tiveram 4 filhos: Maria Helena, Paulo Cezar, Ana Maria e Luiz Carlos.
Antecedentes:
Aspirante a Oficial da turma de 1940. Sentou praça em 28/04/1938 na Escola Militar do Realengo. Transferido para o Ministério da Aeronáutica em 20/01/1941.
Na guerra:
Exerceu a função de Piloto de Combate da Esquadrilha Verde com o código D2. Realizou 41 missões de combate, a primeira em 06/11/1944 e a última em 29/01/1945. Já havia cumprido 106 missões de patrulha antisubmarino no Nordeste do Brasil, antes de ir para a Itália. Atingido em 29/01/1945 ao sul de Piacenza, saltou sobre território inimigo, sendo capturado pelo exército alemão e ficando aprisionado até 29/04/1945. Passou pelos campos de prisioneiros de Ponte Dólio, Piacenza, Milão e Verona (Itália) e pelos de Frankfurt, Westphalia, Nuremberg e Moosberg (Alemanha), este último onde se encontrava quando foi libertado pelas tropas do General Patton. Foi um dos vinte pilotos que partiram de Pisa em 18/06/1945 com destino aos EUA para trazerem em vôo os novos P-47D-40 para o Brasil.
Citações de Condecorações Recebidas
Recomendação para a Cruz de Sangue
O Capitão Aviador Josino Maia de Assis, no dia 29 de janeiro de 1945, comandava uma esquadrilha cujo objetivo era bombardear depósito de gasolina do inimigo ao sul de Piacenza e ataques de objetivos de oportunidade. Após atacar objetivos a este de Milão foi atingido por intenso fogo antiaéreo inimigo. Com o motor avariado e o avião danificado voou na direção sul, procurando atingir o campo base. Depois de atravessar o Pó sobre a cidade de Ponte D'Oglio, o avião começou a incendiar-se, obrigando-o a saltar de paraquedas. Ao fazê-lo recebeu violento choque, ocasionando ferimentos de que trata o atestado médico anexo.
Air Medal - 1º Cluster
"Por atuação meritória durante a participação em um voo como piloto de um aviao do tipo P-47 em 18 de janeiro de 1945. O Capitão Assis como guia de elemento da primeira seção de uma formação de oito caças-bombardeiros designada para destruir determinadas pontes de estrada de ferro e de rodagem de importância vital para o inimigo, encontrou o objetivo completamente coberto por cerração baixa. Consciente da grande importância destas facilidades de comunicação para o inimigo, o guia da formação decidiu permencer naquela área até que o alvo estivesse visível. Quarenta minutos mais tarde o bombardeio foi efetuado com eficácia, apesar do intenso fogo antiaéreo, conseguindo destruir uma ponte de estrada de ferro e outra rodoviária. O Capitão Assis pessoalmente teve a seu crédito dois cortes na ponde de estrada de ferro. Desejando causar mais dano ao inimigo o Capitão Assis realizou diversos ataques rasantes contra viaturas alemãs, destruindo e danificando diversos veículos. A coragem, entusiasmo e decisão do Capitão Assis refletem grande crédito sobre sua pessoa e sobre as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A.
No pós-guerra:
Após a guerra serviu na Base Aérea de Santa Cruz, aonde chegou a ser comandante do 2º/1º Grupo de Caça, em 1949. Posteriormente, foi comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça (1954), Comandante da Base Aéerea de Canoas e do 1º/14º GAv (1955/1956). Serviu ainda no Gabinete do Ministro da Aeronáutica como Oficial de Gabinete da Aeronáutica (1958/1960), como Integrante do Estado-Maior da Aeronáutica (1961/1962) e na Diretoria de Material da Aeronáutica (1965/1966). Foi Adjunto do Adido Aeronáutico do Brasil na Comissão Mista de Defesa Brasil / EUA, em Washington D.C. (EUA) e ainda Adido Aeronáutico do Brasil em Londres, Estocolmo e Oslo (1963/1964).
Foi reformado em 23/09/1966 no posto de Major Brigadeiro, com um total de 7.420 horas de vôo em aeronaves Piper, Aeronca, Curtiss P-36, Curtiss P-40, Republic P-47, Gloster Meteor TF.7 e F.8, e Vickers Viscount. Após a reforma, foi um dos primeiros diretores da Transportadora de Valores BRINK'S do Brasil S/A, cuja filial no Brasil foi fundada pelo também ex-integrante do 1º GAvCa Alberto Martins Torres.
Promoções:
03/12/1940 | Aspirante Aviador |
24/11/1941 | 2º Tenente Aviador |
04/12/1943 | 1º Tenente Aviador |
20/08/1945 | Capitão Aviador |
02/10/1950 | Major Aviador |
20/01/1957 | Tenente Coronel Aviador |
23/10/1962 | Coronel Aviador |
23/09/1966 | Brigadeiro |
23/09/1966 | Major Brigadeiro |
Condecorações:
Ordem do Mérito Aeronáutico - Oficial | |
Cruz de Sangue | |
Cruz de Aviação Fita 'A' | |
Cruz de Aviação Fita 'B' | |
Medalha da Campanha da Itália | |
Medalha da Campanha do Atlântico Sul | |
Medalha do Mérito Santos Dumont | |
Presidential Unit Citation (EUA) | |
Distinguished Flying Cross (EUA) | |
Air Medal (EUA) | |
Distinguished Flying Cross (Inglaterra) | |
Cavaliere Ord.al Merito della Repubblica Italiana |