João Milton PRATES - 2º Tenente Aviador da Reserva Convocado
* 14/07/1922 (Diamantina, MG) - † 05/10/1973 (Rio de Janeiro, RJ)

 

veteranos 45 santos

Família:

Filho de Eusébio Castelar Prates e Olga Vieira de Melo Prates. Casou-se com Aldina Albergaria Prates e teve quatro filhos. 

Antecedentes: 

Aspirante a Oficial da Reserva Convocado da turma de 1944. Incluído como aluno em 21/05/1943. 

Na guerra:

Exerceu a função de Piloto de Combate da Esquadrilha Azul com o código C1 (2º). Realizou 55 missões de combate, a primeira em 12/11/1944 e a última em 15/04/1945. Apresentou-se em Suffolk, no final de Julho de 1944, vindo diretamente de centro de treinamento nos EUA. Sofreu grave acidente em 17/02/1945, na Missão 224 do Grupo, às 15h20 durante decolagem no Campo de Pisa. Sem potência suficiente para a decolagem, o P-47D s/n 42-26774 'D3' varou a pista, bateu numa vala de drenagem, capotou no ar e explodiu ao tocar novamente o solo. O Ten.Prates escapou miraculosamente com apenas um corte na testa. Atendido no 12th General Hospital em Livorno, voltou a cumprir miissão duas semanas depois, em 06/03/45. Foi afastado do vôo por motivo de saúde em 20/04/1945.

Citações de Condecorações Recebidas

Air Medal - 1º Cluster
"Por honrosa atuação como piloto integrante de uma esquadrilha de aviões P-47 em 22 de janeiro de 1945, o Asp. Prates voou como piloto de uma formação destinada a um ataque contra um depósito de munições do inimigo tendo destruído pessoalmente um dos armazéns. O resultado final do ataque de formação incluiu a destruição de 5 armazéns, um edifício, linhas férreas adjacentes. Como adicional demonstração de agressividade, audaciosos ataques rasantes foram feitos contra *****, Itália. Apesar do intenso fogo antiaéreo a formação continuou no ataque, causando a destruição de mais três veículos motorizados, dois outros danificados como também uma locomotiva. O Aspirante Prates revelou coragem incomum, habilidade profissional e dedicação ao dever em face de intensa oposição inimiga, o que traz grande merecimento para si e para as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, USA.
Air Medal - 2º Cluster
"Por Por atuação meritória durante a participação em um voo como piloto de um avião do tipo P-47 em 14 de abril de 1945. O Asp. Prates voou como elemento de uma formação de quatro caças-bombardeiros designada para bombardear uma importante posição de artilharia inimiga no norte da Itália. Devido à proximidade de tropas amigas uma habilidade e precisão excepcionais eram requeridas para o bom exito do bombardeio. Por uma navegação precisa a formação foi guiada diretamente para a área do alvo indentificado. Mergulhos perfeitos foram executados, resultando em impactos diretos de todas as bombas de fragmentação, silenciando a posição. Em prosseguimento a formação desceu a baixa altura e ataques com foguetes completaram a destruição do objetivo, tendo a seu crédito impactos diretos com suas bombas e foguetes. Sua coragem e espírito audacioso refletem grande crédito sobra a sua pessoa e sobre as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, USA. 

No pós-guerra: 

Ao regressar ao Brasil pediu desligamento da FAB, ingressando na Aviação Civil. Mais tarde veio a ser piloto do avião do Presidente Juscelino Kubitscheck. Faleceu vítima de infarto enquanto dormia.

Promoções:  

28/04/1944 Aspirante da Reserva Convocado
23/04/1945 2º Tenente da Reserva Convocado

Condecorações: 

 med cruz sangue Cruz de Sangue
med cruz aviacao a Cruz de Aviação Fita 'A'
med campanha italia Medalha da Campanha da Itália
med dfc usa Distinguished Flying Cross (EUA)
med air medal usa Air Medal (EUA)
med puc Presidential Unit Citation (EUA)