Frederico Gustavo dos SANTOS - 2º Tenente Aviador da Reserva Convocado
* 09/10/1925 (Salvador, BA) - † 13/04/1945 (Casarsa, Itália)
Família:
Filho de João Gustavo dos Santos Filho e Mathilde Louisa Witte dos Santos. Seu pai era um destacado médico na cidade de Salvador. Sua mãe era de nacionalidade alemã.
Antecedentes:
Aspirante a Oficial da Reserva Convocado da turma de 1944.
Na guerra:
Exerceu a função de Piloto de Combate da Esquadrilha Azul. Realizou 44 missões de combate, a primeira em 15/01/1945 e a última em 13/04/1945. Apresentou-se em Pisa em 25/12/1944, vindo diretamente de centro de treinamento nos EUA. Faleceu em combate próximo a Spilimbergo, 25 Km a oeste de Udine, quando seu avião foi atingido pela explosão do depósito de munição que atacara, por volta das 09h15 de 13/04/1945. Ao ser pega pela explosão, a aeronave perdeu uma das asas a baixa altura, virou de dorso e precipitou-se ao solo. O piloto saltou da aeronave, mas, sem altura suficiente, morreu no choque contra o solo. Logo após o fim dos combates foi enviada uma comissão de dois oficiais para localizarem os pilotos abatidos e descobriu-se que os alemães o haviam enterrado (na verdade estendido o corpo e coberto com pedras) na beira de uma estrada e colocado uma cruz na qual estava pendurada seu 'Dog Tag' e colocada uma placa metálica com os dizeres (numa tradução livre):
DEN FLIEGER TOD GEFALLEN AM 13.4.1945 SANTOS, FREDERICO - G - - BRASIL - T43 - A |
O AVIADOR MORTO NA QUEDA EM 13.4.1945 SANTOS, FREDERICO - G - - BRASIL - T43 - A |
Os códigos "T43" e "A" indicavam, respectivamente, a data da vacinação contra o tétano (no caso, 1943) e o tipo sanguíneo.
Citações de Condecorações Recebidas
Cruz de Bravura e Cruz de Sangue
O 2º Ten.Av.Res.Cvc. Frederico Gustavo dos Santos fazia parte de uma esquadrilha cuja missão era bombardear um depósito de munição em Spilimbergo. O Ten. Santos, seguindo o seu guia, iniciou um ataque a um depósito de munição. Desferindo seus tiros, viu-se imensa explosão e o piloto tentando uma manobra evasiva para não ser alcançado pela mesma, não o conseguindo, entretanto. O comandante da esquadrilha viu o seu avião ser envolvido pelas chamas e fumaça e, ao sair dessa situação, perder uma asa, indo chocar-se violentamente no solo, explodindo. O então Aspirante Santos demonstrou, ao atingir o número de 44 missões, grande amor ao cumprimento do dever, capacidade técnico-profissional e inexcedível espírito de agressividade. Sua excepcional bravura de muito contribuiu para o êxito desta missão e, por sua presteza, determinação e coragem, controu o 1º Grupo de Caça com mais esta vitória sobre o inimigo.
Air Medal
General Order 38 de 18/04/1945
"Por extraordinária atuação quando participou em uma missão de guerra como piloto de P-47 em 7 de fevereiro de 1945. O Aspirante Santos, ao efetuar a missão destinada à sua esquadrilha de fazer um reconhecimento armado, efetuou um bom bombardeio, causando a explosão de grande quantidade de munição a qual danificou outras instalações inimigas. Continuando a missão, o Aspirante Santos e os outros membros da formação atacaram estradas de ferro e rodagem, destruindo duas locomotivas, onze carros e cinco veículos motorizados. Sua habilidade profissional e coragem refletem grande crédito para a sua pessoa e para as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) John K. Cannon, Major General, U.S.A.
Air Medal - 1º Cluster
General Order 63 de 07/06/1945
"Por ação meritória quando participou de uma missão aérea como piloto de um P-47 em 7 de abril de 1945. O Aspirante Santos voava como elemento de uma formação de oito aviões designada para bombardear importantes instalações inimigas na Itália. Chegando sobre o alvo todos os elementos da esquadrilha executaram mergulhos perfeitos apesar da oposição inimiga, seguindo-se passes para o metralhamento do objetivo. Uma barraca de munições foi destruída e cinco outros foram incendiadas como resultado desse ataque devastador. Prosseguindo, foi descoberto e atacado um muito bem camuflado depósito de munição. Valorosos ataques foram executados contra vinte e cinco barracas de munição, sendo todas destruídas. O Aspirante Santos contribuiu grandemente para o sucesso desta missão devido à sua habilidade e precisão tanto no bombardeio como nos ataques à metralhadora. Sua coragem, valor, determinação, habilidade profissional, inclinação para o combate e devoção ao dever refletem refletem grande crédito para si bem como para as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, USA.
No pós-guerra:
Seus restos mortais hoje repousam no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial no Rio de Janeiro, RJ. A placa que foi encontrada na cruz feita pelos alemães encontra-se preservada no Museu Aeroespacial.
Condecorações:
![]() |
Ordem do Mérito Aeronáutico - Cavaleiro |
![]() |
Cruz de Sangue |
![]() |
Cruz de Aviação Fita 'A' |
![]() |
Medalha da Campanha da Itália |
![]() |
Distinguished Flying Cross (EUA) |
![]() |
Air Medal (EUA) |
![]() |
Presidential Unit Citation (EUA) |