Raymundo da Costa CANÁRIO - 2º Tenente Aviador da Reserva Convocado
* 02/05/1926 (Rio de Janeiro, RJ) - † 13/01/1997 (Rio de Janeiro, RJ)
Família:
Filho de Gastão Pinheiro Marques Canario e Zulmira da Costa Canario. Casou-se com Genoveva Branco Canário (Genoveva Rodrigues Branco), chamada de 'Lilo' pela família e amigos, e tiveram três filhos: Zulmira, Denise e Raymundo
Antecedentes:
Aspirante a Oficial da Reserva Convocado da turma de 1944. Convocado como aluno em 06/08/1943, aos 17 anos de idade, quando partiu para os EUA. Frequentou o curso preparatório de aviação no San Antonio Army Cadet Center em San Antonio, Texas, seguindo em seguida para o curso primário de vôo em Corsicana, básico de vôo em Waco e curso avançado de vôo em Eagle Pass, sempre no Texas. Passou para o curso de caça em Baton Rouge, Louisiana, concluído em novembro de 1944 e onde voou pela primeira vez o P-47 Thunderbolt. Voou aeronaves PT-19, BT-13, AT-6, P-40 e P-47. Convocado como Aspirante da Reserva em 14/06/1944.
Na guerra:
Exerceu a função de Piloto de Combate da Esquadrilha Amarela com o código B3 (2º). Realizou 51 missões de combate, a primeira em 20/01/1945 e a última em 01/05/1945. Apresentou-se em Pisa em 04/01/1945, vindo diretamente dos EUA, sendo oficialmente incluído no Grupo em 18/01/1945. Durante a sua 14ª missão, em 15/02/1945, foi abatido pela antiaérea inimiga, saltando de pára-quedas e caindo na 'terra de ninguém' justamente no front da FEB. Foi resgatado por uma Patrulha de Pracinhas Brasileiros do 11º Regimento de Infantaria e recambiado no mesmo dia para a base de Pisa. Dois dias depois, no dia 17, já estava cumprindo nova missão de guerra. Baixou ao hospital de 29/03 a 10/04/1945. Promovido a 2º Tenente em 23/04/1945.
No pós-guerra:
Deixou a FAB em 26/12/1945 para ser piloto comercial. Trabalhou para a Real Aerovias, Lóide Aéreo e Varig, onde se aposentou. Na Real Aerovias foi o piloto do vôo inaugural da linha Los Angeles - Tokio - Los Angeles em 1959 e foi também instrutor a partir de 1960. Voou aeronaves Douglas DC-3, Curtiss C-46 Commando, Douglas DC-4, Lockheed L-1049H Super Constellation, Lockheed L-188 Electra, Convair 990 Coronado e ainda jatos executivos Learjet para a Alumínio S.A. e para o Banco Nacional de Habitação. Parou de voar aos 60 anos de idade com cerca de 30.000 horas de vôo.
Promoções:
23/05/1944 | Aspirante da Reserva Convocado |
23/04/1945 | 2º Tenente da Reserva Convocado |
Condecorações:
Ordem do Mérito Aeronáutico - Cavaleiro | |
Cruz de Aviação Fita 'A' | |
Medalha da Campanha da Itália | |
Distinguished Flying Cross (EUA) | |
Air Medal (EUA) | |
Presidential Unit Citation (EUA) |