Theobaldo Antonio KOPP - Capitão Aviador
* 28/05/1918 (Curitiba, PR) - † 16/09/1996 (Rio de Janeiro, RJ)
Família:
Filho de Paulo Kopp e Adelaide Haver Kopp. Casou-se com Yvonne Muniz Freire e tiveram uma filha, Astrid Muniz Freire Kopp.
Antecedentes:
Aspirante a Oficial da turma de 1939. Sentou praça em 12/04/1937 na Escola Militar do Realengo. Transferido para o Ministério da Aeronáutica em 20/01/1941.
Na guerra:
Exerceu a função de Piloto de Combate da Esquadrilha Vermelha com o código A2. Realizou 58 missões de combate, a primeira em 11/11/1944 e a última em 07/03/1945. Promovido a Capitão em 05/02/1945. Em 07/03/1945 foi abatido pela antiaérea inimiga e pulou de pára-quedas, caindo cinco milhas a sudoeste de Suzzara, próximo à pequena vila de San Bernardino, numa fazenda chamada 'Fondo Rustica', sendo escondido e protegido pelos partisanos da S.A.P. (Squadre di Azione Patriottica) até sua libertação pelo avanço aliado. Foi um dos vinte pilotos que partiram de Pisa em 18/06/1945 com destino aos EUA para trazerem em vôo os novos P-47D-40 para o Brasil.
Citações de Condecorações Recebidas
Air Medal - 1º Cluster
Por atuação meritória durante a participação em um voo como piloto de um avião do tipo P-47 em 4 de fevereiro de 1945. O Capitão Kopp guiou a segunda seção de uma formação de oito caças-bombardeiros designada para bombardear em mergulho um importante depósito de munição do inimigo. Apesar da má visibilidade o alvo foi localizado com sucesso e apesar do fogo anitaéreo, leve, a formação bombardeou o objetivo com tal precisão que colocou a maior parte das bombas dentro da área do alvo. O Capitão Kopp pessoalmente conseguiu dois impactos diretos. Audaciosos ataques resantes contra alvos de oportunidade foram efetuados no regresso à base e como resultado a formação destruiru sete veículos a motor e a provavel destruição de mais cinco. A caracterísitca de agressividade e devoção ao dever do Capitão Kopp refletem grande crédito sobre a sua pessoa e sobre as Forças Armadas das Nações Aliadas.
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A.
Air Medal - 2º Cluster
Por atuação meritória durante a participação em um voo como piloto de um avião do tipo P-47 em 10 de fevereiro de 1945. O Capitão Kopp como guia da segunda seção de uma formação de oito aviões designada para bombardear uma ponte de estrada de ferro chegou ao seu objetivo achando-o já seriamente danificado. Como alternativa o guia da formação decidiu bombardear o leito da mesma estrada de ferro guiando a formação deste ponto para um imediatamente próximo que havia sido reconstruído recentemente. Precisos mergulhos foram efetuados contra este trecho da estrada de ferro sendo obtidos impactos diretos tornando assim inacessível a ponte já danificada. Apesar da antiaérea leve ter causado dano a um dos aviões, alvos de oportunidade de cinco veículos a motor destruídos e doze danificados. A coragem, entusiasmo e devoção ao dever do Cap. Kopp refletem grande crédito sobre a sua pessoas e sobre as Forças Armadas das Nações Aliadas.
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A.
No pós-guerra:
Ao regressar ao Brasil, permaneceu na FAB como Instrutor de Piloto de Caça na Base Aérea de Santa Cruz. De 1946 à 1949, freqüentou a Escola Técnica do Exército, e IME, sendo graduado em engenharia de comunicações. Serviu na Diretoria de Rotas Aéreas, Adjunto da Comissão Aeronáutica Brasileira nos Estados Unidos, em Washington DC (EUA) e Representante do Brasil no Conselho Permanente da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) em Montreal, Canadá. Subcomandante da Base Aérea de Santa Cruz. Comandante do 1º Esquadrão de Controle e Alarme (ECA). Centro Técnico da Aeronáutica em São José dos Campos, SP. Foi reformado no Posto de Brigadeiro do Ar. Após a reforma, foi ser Chefe de Manutenção da Cia Lloyd Aéreo Nacional. Foi um dos organizadores no Rio de Janeiro, RJ, da Transportes e Valores Brink's e membro do seu conselho fiscal até 1996, Foi Diretor Técnico na fundação da CETEL - Cia Estadual de Telefones do Rio de Janeiro, RJ. Entre 1970 e 1973, foi Diretor Presidente da CETEL e entre 1974 e 1986 foi Diretor Presidente da TELEMIG -Telecomunicações de Minas Gerais..
Promoções:
12/12/1939 | Aspirante Aviador |
25/12/1940 | 2º Tenente Aviador |
12/01/1943 | 1º Tenente Aviador |
05/02/1945 | Capitão Aviador |
02/10/1950 | Major Aviador |
20/01/1956 | Tenente Coronel Aviador |
23/10/1960 | Coronel Aviador |
Condecorações:
Ordem do Mérito Aeronáutico - Comendador | |
Cruz de Aviação Fita 'A' | |
Cruz de Aviação Fita 'B' | |
Medalha da Campanha da Itália | |
Medalha da Campanha do Atlântico Sul | |
Medalha Mérito Operacional Nero Moura | |
Presidential Unit Citation (EUA) | |
Distinguished Flying Cross (EUA) | |
Air Medal (EUA) | |
Distinguished Flying Cross (Inglaterra) |