Roberto PESSOA RAMOS - Capitão Aviador
* 05/05/1918 (João Pessoa, PB) - † 10/02/1967 (Vitória, ES)

 

veteranos 45 santos

Família:

Filho de Antonio Coutinho Ramos e Henriqueta Pessoa Ramos. Tinha os irmãos Waldemar, Geraldo, Maria Luiza, Maria da Conceição e João. Casou-se em 12/04/1941 com Maria Inah Pedrosa Ramos (Maria Inah de Luna Pedrosa) e tiveram 4 filhos: Ricardo, Ruth, Rosana e Ronaldo. Sua mãe era sobrinha-neta do ex-presidente Epitácio Pessoa e sobrinha do ex-governador da Paraíba João Pessoa. Seu irmão, Capitão Aviador João Pessoa Ramos, piloto do 1º Grupo de Aviação Embarcada, faleceu em 24/06/1964 vítima de acidente com um P-16. 

Antecedentes: 

Aspirante a Oficial da turma de 1939. Sentou praça em 12/04/1937 na Escola Militar do Realengo. Transferido para o Ministério da Aeronáutica em 20/01/1941. 

Na guerra:

Exerceu a função de Piloto de Combate da Esquadrilha Amarela com o código B2. Realizou 95 missões de combate, a primeira em 12/11/1944 e a última em 01/05/1945. Apresentou-se em Suffolk em 14/08/1944, vindo diretamente do Brasil. Promovido a Capitão em 05/02/1945. Com o desmantlamento da Esquadrilha Amarela, passou a integrar e também a comandar a Esquadrilha Verde após a transferência do Cap. Lagares do comando da 'Green' para o posto de Oficial de Operações. Em 23/04/1945 foi ferido em combate por estilhaços da antiaérea inimiga, o que lhe valeu a condecoração com a Cruz de Sangue. Foi um dos vinte pilotos que partiram de Pisa em 18/06/1945 com destino aos EUA para trazerem em vôo os novos P-47D-40 para o Brasil.

Citações de Condecorações Recebidas

Recomendação para a Cruz de Sangue
"O Capitão Aviador Roberto Pessoa Ramos, no dia 23 de abril de 1945, comandava uma esquadrilha cuja missão era executar um reconhecimento armado na região norte do Vale do Pó. Ao se aproximar de Ostiglia foi chamado por uma estação controladora que o mandou atacar veículos motorizados de uma divisão alemã em retirada. O ataque foi desencadeado e a esquadrilha foi recebida por intenso fogo antiaéreo que atingiu o avião do Capitão Pessoa na parte posterior da capota de vidro que, estilhaçando, produziu ferimentos indicados no atestado médico anexo. O Capitão Pessoa, apesar dos ferimentos e das avarias do avião, conseguiu trazê-lo de volta ao campo no comando de sua esquadrilha. "
Distinguished Flying Cross
General Order 69 de 18/06/1945

Por ação extraordinária quando participava de uma incursão aérea como piloto de um P-47 em 4 de abril de 1945. O Capitão Pessoa Ramos voava como elemento de uma esquadrilha de oito aviões com ordens para bombardear uma ponte de estrada de ferro fortemente defendida pela antiaérea. Um mergulho preciso foi executo através da intensa barragem de foto antiaéreo, inutilizando esta via férrea do inimigo em cinco diferentes lugares. Em continuação ao ataque, depósitos de munição foram atingidos e como resultado da precisão do Capitão pessoa Ramos cinco barracas de munições foram completamente destruídas. Estilhaços provenientes da explosão da última das barracas de munição atingiram seu avião, danificando seriamente ao ponto de ser quase necessário abandoná-lo, porém a habilidade de voo do Capitão Pessoa Ramos sobrepujou a séria dificuldade, conseguindo atravessar a difícil cadeia de montanhas e aterrar a salvo em sua base. Sua coragem e devição ao serviço refletem grande crédito para si mesmo bem como para as Forças Armadas das Nações Aliadas.
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A.
Air Medal
General Order 14 de 19/02/1945

"Por ação meritória enquanto participava de operação aérea contra o imimigo como piloto de uma aeronave do tipo P-47. Em 15/12/1944 o Tenente Ramos voou como líder de elemento de uma formação de quatro aeronaves designadas para bombardear uma importante ponte ferroviária inimiga em *****, Itália, Chegando ao alvo e identificando-o, um preciso bombardeio foi feito e que resultou em dois impactos diretos na ponte, cortando a linha férrea em dois pontos e outro em estrada rodoviária ao longo da linha férrea. Antes de retornar à base a esquadrilha buscou alvos de oportunidade na vizinhança. Uma locomotiva estacionária e seis vagões foram metralhados resultando em severos danos à locomotiva e aos vagões. Mais adiante, quinze outros vagões foram metralhados e danificados. O Tenente Ramos causou um dos impactos diretos na ponte e teve sua percela de participação no total de danos à locomotiva e aos vagões. A coragem e habilidade de voo do Tenente Ramos contribuíram grandemente para o sucesso da missão e refeletem grande crédito a si próprio e às Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, USA.
Air Medal - 1º Cluster
"Por merecedora ação heróics da qual participou como piloto de uma esquadrilha de aviões tipo P-47 em 27 de janeiro de 1945. O Capitão Pessoa Ramos voava como lider da segunda seção de uma formação de oito aviões designada para bombardear uma vital ponte de estrada de ferro do inimigo na Itália. A despeito do mau tempo e limitada visibilidade encontradas na roda, bem como contínuos ataques antiaéreos, a formaçãoi alcançou seu objetivo. A esquadrilha obteve oito impactos diretos sobre a pontem destruindo-a completamente e havendo o Capitão Pessoa Ramos pessoalmente contribuído com dois impactos diretos. Engajando em ataque de voos rasantes a alvos de oportunidade a caminho da base, a esquadrilha com sucesso causou consideráveis danos a inúmeros veículos inimigos em ousados ataques a baixa altitude a despeito do intenso fogo antiaéreo. A coragem profissional e perícia demonstradas pelo Capitão Pessoa Ramos nessa misssão refletem grande crédito a si próprio e às Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, USA.
Air Medal - 3º Cluster
"Por merecedora atuação meritória durante a participação em um voo como piloto de uma vião do tipo P-47 em 14 de abril de 1945. O Capitão Pessoa Ramos guiou uma esquadriilha de quatro caças-bombardeiros designada para bombardear em mergulho uma fábrica de muinição inimiga. Por uma nevegação precisa guiou sua foirmação diretamente para o alvo onde, como resultado de precisos mergulhos, numerosos edifícios foram completamente destruídos. sendo que o próprio Capitão Pessoa Ramos conseguiu dois dos impactos diretos. Antes de regressar à base, a formação desceu à baixa altitude onde audaciosos ataques rasantes com foguetes foram efetuados, à face de fogo de antiaérea leve, contra numerosos pontos no Rio Pó. Ainda prosseguindo, cinco vagões fechados de estrada de ferro foram atacados e danificados e o Capitão Pessoa Ramos participou nos danos gerais. Sua coragem, entusiasmo e perícia para o combate refletem grande crédito sobre sua pessoa e sobre as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, USA.
Air Medal - 4º Cluster
"Por atuação meritória durante a participação em um voo como piloto de um avião do tipo P-47 em 29 de abril de 1945. O Capitão Pessoal Ramos fazia parte de uma formação de quatro aviões cuja missão era atacar alvos de oportunidade no Vale do Pó, Itália. Apesar das condições atmosféricas desvantajosas a esquadrilha executou um reconhecimento a baixa altitude num ataque contra um grande comboio inimigo, destruindo trinta veículos e danificou pesadamente outros quinze. Mais adiante surpreendeu uma grande concentração de tropas inimigas que tentava desesperadamente atravessar o rio. Nos repetidos ataques efetuados que resultaram em destruição devastadora, o Capitão Pessoa Ramos teve a seu crédito grande número de veículos destruídos bem como ter evitado que o inimigo cruzasse o rio. Sua coragem, ousadia e habilidade refletem de modo bastante meritório não somente sobre ele como sobre as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, USA. 

No pós-guerra: 

Ao regressar ao Brasil, permaneceu na FAB. Durante dois anos foi Comandante do 1º Grupo de Caça. Em 1953, foi designado para ir a Inglaterra fazer o curso de adaptação ao Gloster Meteor, o primeiro jato da FAB. Mais tarde já no posto de Coronel, comandou a Base Aérea de Santa Cruz e também a Base aérea do Recife de 1958 a 1961. Entre 1962 e 1964 foi Adido Militar no Paraguai. Faleceu em fevereiro de 1967 em Vitória, ES, após pousar o C-47 que pilotava vindo de Salvador. Após o pouso reclamou que o braço esquerdo e uma das pernas estavam dormentes. Socorrido na emergência do Hospital da Marinha, não resistiu ao infarto que o acometera.

Promoções:  

12/12/1939 Aspirante Aviador
25/12/1940 2º Tenente Aviador
12/01/1943 1º Tenente Aviador
05/02/1945 Capitão Aviador
02/10/1950 Major Aviador
20/01/1956 Tenente Coronel Aviador
22/04/1961 Coronel Aviador

Condecorações: 

med ordem do merito aeronautico comendador Ordem do Mérito Aeronáutico - Comendador
med cruz sangue Cruz de Sangue
med cruz aviacao a Cruz de Aviação Fita 'A'
Cruz de Aviação Fita 'B'
med campanha italia Medalha da Campanha da Itália
Medalha da Campanha do Atlântico Sul
Medalha do Mérito Santos Dumont
med puc Presidential Unit Citation (EUA)
med dfc usa Distinguished Flying Cross (EUA)
med air medal usa Air Medal (EUA)
Croix de Guerre Avec Palme (França)
med orden merito militar paraguay  Orden del Merito Militar (Paraguai)
med eceme paraguay Medalla de la ECEME (Paraguai)