ASPIRANTEX 2023: Navios da Marinha chegam a Itajaí/SC

SEXTA-FEIRA, 20 DE JANEIRO DE 2023

Mais uma excelente matéria produzida pelo Marcelo Lobo. - Editor - Aviação em Floripa

Segue no link matéria referente à chegada dos navios da Marinha do Brasil, participantes da ASPIRANTEX 2023, na cidade de Itajaí/SC.

Editor/Fotógrafo - Aviação em Floripa

https://www.aviacaoemfloripa.com.br/2023/01/aspirantex-2023-navios-da-marinha.html


A cidade de Itajaí, localizada no litoral norte de Santa Catarina, recebeu na manhã desta sexta-feira (20/01), dois dos principais meios navais da Marinha do Brasil (MB), o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico (Nau Capitânia da Esquadra) e a Fragata Independência (F44). A presença das embarcações em Itajaí está relacionada com a ASPIRANTEX 2023, um exercício naval, realizado anualmente e que tem por objetivo, contribuir para o incremento do adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra. Além disso o treinamento tem a finalidade de familiarizar os Aspirantes da Escola Naval (Instituição que forma os futuros Oficiais da Marinha), com a vida no mar. Durante a Operação, eles têm a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos aprendidos em sala de aula e podem identificar suas aptidões. Esse também é o momento em que os Aspirantes do segundo ano fazem a escolha de Corpo e Habilitação, que definirá suas carreiras.
A ASPIRANTEX deste ano acontece entre os dias 16 de Janeiro a 1º de Fevereiro, na área marítima compreendida entre os Estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina. No período, serão executados exercícios militares entre os navios e as aeronaves participantes, reforçando a presença da Marinha na nossa Amazônia Azul, tais como exercícios de navegação em baixa visibilidade e em canal varrido, trânsito sob ameaça aérea, trânsito com oposição de submarino, controle aéreo de interceptação, execução das fainas chamadas de “Leap Frog” em que é treinada a manobra de aproximação e manutenção do alinhamento entre navios e “Light-line” em que é exercitada a manutenção da distância entre dois navios, por intermédio do cabo de distância, demonstração anfíbia, exercícios de ações de guerra cibernética, resgate de náufrago em grande escala, ação de presença na Bacia de Santos (SP), entre outras ações.

(...)