BOLACHAS DAS UNIDADES DE CAÇA

Nesta página são apresentadas as BOLACHAS1 das Unidades de Caça da Força Aérea Brasileira, através da heráldica e algumas histórias relacionadas à criação desses símbolos pelos respectivos esquadrões.

Segue-se, pela ordem:

- o distintivo de operacionalidade da Aviação de Caça, símbolo que traduz a competência, a experiência profissional e, em última análise, a liderança do caçador que o ostenta no seio da Caça.

- o símbolo da ABRA-PC, associação criada em 1995 com a finalidade de promover a integração entre os caçadores da FAB e preservar a história e as tradições da Aviação de Caça.

- o distintivo da III Força Aérea (nosso "Comando da Caça"), organização desativada em 2017, que por 28 anos comandou efetivamente todas as Unidades de Caça da FAB, e à qual tanto devemos pelo aprimoramento profissional e pela sólida base doutrinária desenvolvida na Caça.

- as BOLACHAS dos Esquadrões, na ordem cronológica de criação da Unidade de Caça ou, se já existente, de atribuição com a missão de Caça.

1 - O termo "Bolacha" tem sua origem nos primeiros símbolos criados, pela forma arredondada e dimensões similares às desse tipo de biscoito, tendo sido assim denominados pelos pilotos. As Unidades de Caça mais recentes passaram a adotar a forma heráldica do escudo francês em suas "bolachas". As bolachas são fator de motivação e de destaque, criando um forte vínculo entre as equipagens de combate da Unidade Aérea. São confeccionadas à parte, normalmente bordadas, e utilizadas nos uniformes de voo e de manutenção (para graduados e praças), costuradas ou fixadas com velcro.

 

Escolha na relação abaixo a bolacha a ser consultada.