Esquadrão JAGUAR completa 41 anos

No sábado p.p. (11/04/2020), o 1o GDA, sediado na ALA 2 (SBAN) celebrou os 41 anos de sua criação. Uma história que remonta aos idos de 1972, quando 8 pilotos realizaram o curso no primeiro caça supersônico adquirido pela FAB, o Mirage IIIE/D, na cidade de Dijon, na França.

Sempre a postos para o cumprimento de sua missão, assegurando a soberania do espaço aéreo brasileiro, o Esquadrão Jaguar, que opera atualmente com as aeronaves F-5E(M), aguarda o recebimento do novo caça F-39 Gripen, em fase final de produção, que certamente dará início a uma nova era na aviação de caça de nosso país.

Devido à atual crise do coronavírus e às restrições decorrentes impostas, não foi possível para a Unidade realizar a tradicional cerimônia militar para celebrar a data, mas o registro foi feito, e no mais alto nível, como disse o Cmt do 1o GDA, Ten.-Cel. Av. Vinícius:

"Impossibilitados de fazer a tradicional cerimônia militar, fizemos uma “live” com nossos 3 Dijon Boys. Tempos modernos..."

A Associação Brasileira de Pilotos de Caça formula aos integrantes do 1o GDA os melhores votos de um brilhante futuro no cumprimento de sua missão !!!

 

A ABRA-PC

 

* Na foto abaixo, que registra a "live" realizada, estão presentes: o Cmt do Esquadrão Jaguar (liderando a foto), os três "Dijon Boys" (TB Jaeckel, Cel. Villaça e Cel. Blower) e os pilotos do 1o GDA.