tanques

In case you were wondering what happened to all those fuel tanks our aircraft jettisoned over Southeast Asia……

 

Assunto bem interessante....

Aproveitando a troca de mensagens entre o Cel. Biasus e o Sr. Carlos Lorsch (Action editora - Revista Força Aérea) sobre uma matéria versando sobre a reutilização, pela população local, dos tanques externos de combustível de aeronaves de combate na Guerra do Vietnam.

Embora o título original do artigo (em inglês) indique que os mesmos teriam sido ejetados em vôo durante as missões realizadas (o que realmente ocorreu centenas de vezes), dificilmente seriam os apresentados nas fotos, e cumprindo essa finalidade, pelos danos que teriam sido certamente causados no impacto com o solo.

Tratam-se, provavelmente, de tanques de 450/600GL de aeronaves F-4 (Phantom) e/ou F-105 (Thunderchief ), abandonados nas diversas bases norte-americanas sediadas no Vietnam do Sul ou Tailândia, após o final da guerra.

Em um conflito onde todos os números foram superlativos, desde as perdas em combate até o número de aeronaves empregadas e missões realizadas, não é de se estranhar que a carência de meios da população conduzisse à "criatividade" no reuso da grande quantidade de material de guerra abandonado por toda aquela região.

* a última foto não faz parte do artigo original, mas tem tudo a ver com o assunto.

A ABRA-PC

 

tanques 2 tanques 3
tanques 4 tanques 5
tanques 6 tanques 7
tanques 8 tanques-1