OED

 

OLD EAGLE DAY

  

Por especial gentileza do Comandante-Geral de Operações Aéreas, associados da ABRA-PC viajaram à Base Aérea de Natal (BANT) no dia 11 de novembro p.p. para participarem de um dia da operação CRUZEX Flight 2013, no que é denominado "Old Eagle Day".

Esse evento, que tem acontecido anualmente a cada CRUZEX, é uma homenagem e um preito de reconhecimento às nossas "velhas águias", caçadores de outrora, hoje na reserva e reformados, mas para sempre Pilotos de Caça. Honra aos que nos precederam!

Estiveram presentes nessa viagem quatro associados do Rio de Janeiro e nove de Brasília, onde tiveram a oportunidade de vivenciar o clima operacional reinante na BANT e ainda assistir a um brifim sobre a realização do exercício, visitar a sala de Comando e Controle e curtir a decolagem de aeronaves F-5EM e F-16 para a realização de uma missão.

Cumpre destacar a capacidade demonstrada pela FAB em realizar este exercício com validação em tempo real dos tiros-mísseis executados ("shot validation"), o que a coloca no restrito número de Forças Aéreas dotadas desse nível tecnológico em todo o mundo.

O debrifim da missão, por parte dos associados, não poderia ter sido mais positivo, certos de que organizar e gerir um exercício multinacional de tamanha envergadura e complexidade é resultado do contínuo e bem sucedido processo de aprimoramento profissional dos militares de nossa Força Aérea, capacitando-a a operar no ambiente requerido pela guerra aérea moderna.

Como diriam os americanos, "WELL DONE"!

 

Seguem-se algumas fotos do evento:

  

 

1  2 
 4  5
 9  10
   
 16  15
 14  20
   
 22  24
   
 26  28
 27  39
 30  32
 31  35
 33  34
 37  36
   
40 42