Newton LAGARES Silva - Capitão Aviador
* 03/05/1916 (Rio de Janeiro, RJ) - † 10/08/1995 (Rio de Janeiro, RJ)

 

veteranos 45 santos

Família:

Filho de Victor Carvalho e Silva e Manuelita Lagares. Seu pai era Aviador da Marinha, tendo se formado a 1ª Turma de Aviadores da Marinha em 1916. Newton, casou-se em primeiras núpcias com Maria de Lourdes Figueiredo (falecida precocemente aos 50 anos de idade), com a qual teve três filhos: Murilo, Vilma e Reginaldo. Viúvo, casou-se em segundas núpcias, porém sem filhos. 

Antecedentes: 

Aspirante a Oficial da turma de 1937. Sentou praça em 24/04/1935 na Escola Militar do Realengo. Transferido para o Ministério da Aeronáutica em 20/10/1941. 

Na guerra:

Exerceu a função de Piloto de Combate da Esquadrilha Verde com o código D1. Realizou 79 missões de combate, a primeira em 31/10/1944 e a última em 29/04/1945. Em 13/03/1945, substituiu o Major Pamplona como Chefe de Operações de Vôo. Foi um dos vinte pilotos que partiram de Pisa em 18/06/1945 com destino aos EUA para trazerem em vôo os novos P-47D-40 para o Brasil.

Citações de Condecorações Recebidas

Distinguished Flying Cross
Por heroísmo quando liderava uma esquadrilha de quatro aviões do tipo P-47 desempenhando uma missão de reconhecimento armado sobre território inimigo pesadamente defendido no dia 25 de janeiro de 1945. Ao chegar à área onde se sencontrava seu objetivo foi atacado por intenso e acurado fogo antiaéreo, o qual severamente danificou ambas as asas de seu avião e deu origem a um incêndio no tanque de gasolina auxiliar. Dando mostra de rápido julgamento e sangue frio sob o fogo inimigo, ele imediatamente soltou o tanque auxiliar decidindo continuar o reconhecimento, apesar da precária condição em que se encontrava o seu avião. Ao observar um trem com tropas inimigas estacionado numa estação na área do objetivo, executou um bombardeio de precisão apesar de ter sido alvo novamente de acurado fogo antiaéreo. Seu avião foi novamente atingido e se bem que sua visão estivesse obscurecida devido ao fato do canopy estar quebrado, ele pode com sucesso completar o bombardeio, cortando as linhas da estrada de ferro naquele ponto estratégico. O Capitão Lagares formou, então, a sua esquadrilha e por inteligente navegação combinada com superior maneira ao controlar o seu avião fortemente avariado, com sucesso conduziu a esquadrilha até a base através de condições atmosféricas adversas. Sua coragem e grande eficiência em combate refletem grande honra para as Forças Armadas das Nações Aliadas, assim como justificam, para o referido oficial, um merecido orgulho.
(a) Charles T. Myers - Brigadier General, U.S.A.
Air Medal - 1º Cluster
General Order 70 de 26/06/1945

Por atuação meritória durante a participação em um voo como piloto de um avião do tipo P-47 em 30 de janeiro de 1945. O Capitão Lagares como líder de uma formação de oito aviões designados para bombardear uma ponte de estrada de ferro vital para o inimigo pela qual este estava evacuando suas tropos infligiu com toda a formação grandes danos, detruindo o conjunto de casas na cabeceira da ponte. O Capitão Lagares é responsável pessoalmente por um impacto direto. De regresso à base ele guiou sua formação em ataques rasantes contra alvos de oportunidade que redundaram na destruição de meios de transporte inimigos e que lançaram grande confusão nas tropas inimigas. O Capitão Lagares demonstrou grande coragem, habilidade profissional, perserverança em todas as suas missões de combate contra o inimigo. Suas ações refletem grande crédito sobre sua pessoal e sobre as Forças Armadas das Nações Aliadas.
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A.
Air Medal - 2º Cluster
Por honrosa atuação como piloto integrante de uma esquadrilha de aviões P-47 em 31 de janeiro de 1945. O Capitão Lagares voou como lider de uma formação de oito caças-bombardeiros destinados a bombardear um depósito inimigo de munições próximo a *****, Itália. A despeito de uma leve barragem de fogo antiaéreo, o Capitão Lagares contribuiu com impactos diretos sobre o importante objetivo, que ficou completamente destruido pelas explosões motivadas pelos ataques da formação. Empenhando-se em ataque rasantes feitos pela formação contra alvos de oportunidade, o Capitão Lagares atingiu severamente um avião inimigo no *****, apesar de intenso fogo antiaéreo. Seu espírito agressivo, habilidade como líder e capacidade profissional trazem grande merecimento a si e às Forças Armadas das Nações Aliadas.
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A.
Air Medal - 3º Cluster
Por ação meritória quando em ação contra o inimigo, pilotando um avião do tipo P-47 em 25 de abril de 1945. O Capitão Lagares comandava uma esquadrilha de quatro caças-bombardeiros com o objetivo de bombardear vários edifícios ocupados pelo inimigo. Por habilidosa navegação guiou sua esquadrilha diretamente para cima do alvo, onde a precisão de seus bombardeios destruiu completamente três dos edifícios e danificou vários outros. Depois deste ataque, em repetidos passes rasantes feitos para metralhar o objetivo destruiu 10 veículos motorizados e danificou mais cinco edifícios, tendo o Capitão Lagares participado ativamente nesta destruição em massa. Sua coragem, destreza e noção perfeita do cumprimento do dever refletem de modo bastante meritório não somente sobre ele como sobre as Forças Armadas das Nações Aliadas.
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A. 

No pós-guerra: 

Ao regressar ao Brasil, continuou na FAB. Serviu na Base Aérea de Santa Cruz, onde comandou o 1º Grupo de Caça entre 15/09/1947 e 01/04/1948. Por 10 anos foi Subcomandante e Comandante da Base Aérea do Recife, e serviu no Correio Aéreo Nacional - CAN. Reformou-se no Posto de Brigadeiro do Ar. Na vida civil exerceu funções no Loyde Aéreo Brasileiro, e na Viação Aérea São Paulo (VASP).

Promoções:  

22/11/1937 Aspirante Aviador
30/12/1938 2º Tenente Aviador
25/12/1940 1º Tenente Aviador
31/12/1943 Capitão Aviador
21/05/1948 Major Aviador
31/03/1952 Tenente Coronel Aviador

Condecorações: 

med ordem do merito aeronautico comendador Ordem do Mérito Aeronáutico - Comendador
med cruz aviacao a Cruz de Aviação Fita 'A'
Cruz de Aviação Fita 'B'
med campanha italia Medalha da Campanha da Itália
Medalha da Campanha do Atlântico Sul
med puc Presidential Unit Citation (EUA)
med dfc usa Distinguished Flying Cross (EUA)
med air medal usa Air Medal (EUA)
 med dfc uk Distinguished Flying Cross (Inglaterra)
Croix de Guerre Avec Palme (França)

 

Nota

Ainda sobre o Lagares e conforme pesquisa feita pelo Kauffmann (Piloto de Caça – Turma de 1978) pode ser acrescentado o seguinte: Em minha pesquisa sobre o Lagares descobri que ele foi um piloto diferenciado (mesmo no julgamento dos demais pilotos do GAC) e talvez o mais importante assessor do Brig Nero Moura durante a fase de montagem do Grupo. Era considerado o mais experiente piloto de P-40 em atividade no Brasil em 1943. Foi ele quem escolheu pessoalmente entre os voluntários a maior parte dos pilotos e, além disso, devido ao respeito que Eduardo Gomes (Comandante da 2ª Zona Aérea) tinha por ele, ficou encarregado de convencer o “Velho Brigadeiro” (inicialmente contra a ideia) a liberar os pilotos do Nordeste, que foram importantíssimos para o alto conceito da Unidade junto à USAAF durante o estágio de Aguadulce, pois já voavam P-40.