Marcos Eduardo Coelho Magalhães - 2o Tenente Aviador. 


2º Ten Av Coelho

 

 Nasceu no Rio de Janeiro, no dia 2 de agosto de 1922, tendo realizado seu treinamento para a guerra no Panamá e em Suffolk, EUA.

Foi piloto de combate, sendo o mais novo piloto da esquadrilha Verde e voava sempre na posição de número 4.

Completou 85 missões de guerra, tendo sido alvejado 16 vezes.

Foi abatido pela artilharia antiaérea inimiga, tendo saltado de paraquedas sobre território inimigo, caindo sobre o telhado de uma casa, o que provocou a fratura dos seus dois tornozelos.

Com grande dificuldade conseguiu chegar ao solo, onde foi esbofeteado, cuspido e ameaçado de morte por simpatizantes fascistas.

Foi salvo e tornado prisioneiro por um cabo do exército alemão, que o levou para um hospital alemão, onde foi muito bem tratado.

Por ocasião do avanço aliado, os alemães, não tendo condições de evacuar os feridos, o médico-comandante, com receio de que pessoas inescrupulosas tentassem saquear o hospital, entregou uma arma ao Coelho e o deixou no comando do hospital até a chegada da tropa aliada.

Recebeu como condecorações a medalha da Cruz de Sangue, Cruz de Aviação fita A com duas estrelas, Cruz de Aviação fita B com 3 palmas, Campanha da Itália, Distinguished Flying Cross (USA), Air Medal com 2 palmas (USA) e Presidential Unit Citation (USA).

Após a guerra, ao regressar ao Brasil, serviu na Base Aérea de Santa Cruz até sua reforma como Tenente-Coronel.

Referindo-se a como a guerra marcou a sua vida comentou: “Depois de tanto estresse de combate, especialmente a parte em que fui abatido, cuspido, esbofeteado e ameaçado de morte com uma pistola .45 apontada em minha cabeça pelos camisas negras italianos, eu jamais esquecerei essa ocorrência.

 

Condecorações:
 
 
 med-cruzsangue

Cruz de Sangue

Cruz de Aviação  Fita A

Cruz de Aviação Fita A

Cruz de Aviação Fita B

Cruz de Aviação Fita B

Campanha da Itália

Campanha da Itália

Distinguished Flying Cross - USA

Distinguished Flying Cross" (EUA)

Air Medal - USA

"Air Medal" (EUA)

Presidential Unit Citation

"Presidential Unit Citation" (EUA)


   
   
Retirado do livro “A História do 1o Grupo de Caça 1943 / 1945” de John W. Buyers.   


 

Temos 18 visitantes e Nenhum membro online