Lafayette Cantarino Rodrigues de Souza - Coronel Aviador


 
Cel. Av. LafayetteRealizou seu treinamento em Orlando, no Panamá, em Suffolk e na Itália.

Foi piloto de combate, comandante da esquadrilha vermelha, tendo completado 55 missões de guerra. Foi afastado do voo por motivo de saúde em 09 de março de 1945, tendo regressado ao Brasil em 24 de março de 1945.

Foi condecorado com as medalhas da Campanha da Itália, Campanha do Atlântico Sul, Cruz de Aviação Fita A com duas estrelas, Distinguished Flying Cross (USA), Air Medal com uma Palma (USA) e Presidential Unit Citation (USA).

Ao regressar ao Brasil,continuou na FAB e na Base Aérea de Santa Cruz. Foi designado comandante do 2º Grupo de Aviação de Caça, voando a aeronave P-40. Transferido para a Base Aérea de Canoas, comandou o 1º Grupo de Bombardeio Leve, voando a aeronave A-20. Foi depois transferido para a Base Aérea de Santa Cruz, chegando a exercer as funções de comandante da Base.

  

Exerceu diversas funções de Direção-Geral e, por questão pessoal, como Coronel Aviador, pediu transferência para a reserva remunerada, como Brigadeiro do Ar.

Recolheu-se a uma pequena propriedade rural em São Pedro da Aldeia, no estado do Rio de Janeiro, onde viveu até seu falecimento.

  

Condecorações:

 

 Cruz de Aviação  Fita A

Cruz de Aviação Fita A; 

 Campanha da Itália

Campanha da Itália;

 Campanha do Atlântico Sul

Campanha Atlântico Sul;

 Distinguished Flying Cross - USA

“Distinguished Flying Cross" (EUA);

 Air Medal - USA

"Air Medal" com 1 palmas (EUA); e

 Presidential Unit Citation

"Presidential Unit Citation" (EUA).

 

Retirado do livro “A História do 1o Grupo de Caça 1943 / 1945” de John W. Buyers.

 

Temos 67 visitantes e Nenhum membro online