Atualidades !!!

Atualidades !!!

Atualidades !!! Veja AQUI o ABRA-PC Notícias no125 na versão em PDF. Veja AQUI o ABRA-PC...

Agenda dos próximos eventos

Agenda dos próximos eventos

AGENDA DOS PRÓXIMOS EVENTOS:   Data / Hora Local Evento   25 jan...

GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR Em resposta ao artigo da Maria Boa das 1001 Noites...

XXIX Raduno dos Adelphis

XXIX Raduno dos Adelphis

XXIX Raduno dos Adelphis - 2017 Em uma confraternização que reuniu os integrantes do Esquadrão...

  • Atualidades !!!

    Atualidades !!!

  • Agenda dos próximos eventos

    Agenda dos próximos eventos

  • GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

    GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

  • XXIX Raduno dos Adelphis

    XXIX Raduno dos Adelphis

  

ATA DA 164a REUNIÃO DA DIRETORIA DA ABRA-PC
 

  

  

Às 09:30 horas do dia 28 de maio de 2009, na sala de reunião do Insituto Histórico e Cultural da Aeronáutica (INCAER) foi realizada a Centésima Sexagésima Quarta Reunião da ABRA-PC.

Compareceram os seguintes membros:

Brig. Nero Moura (in memoria);
Maj.Brig. Lauro Ney Menezes (Presidente);
Ten.Brig. Carlos de Almeida Baptista (Vice-Presidente);
Cel.Av. Ivan Von Trompowsky Douat Taulois (Diretor Financeiro);
Cel.Av. Euro Campos Duncan Rodrigues (Diretor de Comunicação Social);
Cel.Av. Sílvio Potengy(Diretor de Assuntos Históricos );
Maj. Brig. Paulo Hortênsio Albuquerque e Silva (Conselho Fiscal);
Brig. Marion Oliveira Peixoto (Conselho Fiscal);
Cel.Av. Ajax Augusto Mendes Correa (Conselho Deliberativo);
Cel.Av. João Luiz Moreira da Fonseca (Conselho Fiscal); e
T.Cel.Av. Gilberto Pedrosa Schittini (Conselho Deliberativo).


Dando início o Sr. Presidente leu a agenda prevista para a reunião, ou seja: eleição de membros da Diretoria e Conselhos; instituição do título de "pessoa detentora do Espírito de Piloto de Caça"; rotina para elaboração, edição e publicação do folheto bimensal ABRA-PC Notícias e confecção e distribuição do livreto sobre o ESPC.

1 – Brig. Menezes

Face à necessidade do Diretor de Assuntos Históricos ter que se retirar cedo, o Brig. Menezes passou diretamente ao assunto referente à rotina para elaboração do folheto ABRA-PC Notícias. Varios dos presentes teceram opiniões sobre o inaceitável atraso no envio das publicações, principalmente a do bimestre passado. Várias explicações foram dadas porém houve consenso geral de que a ABRA-PC deveria tomar questão de honra o envio das publicações menor espaço de tempo para que a mesma oferecesse maior confiabilidade perante os leitores. Sendo assim foram definidas fases a serem cumpridas em datas pré estabelecidas que em princípio serão:

1a - Rascunho (D-45 a D-35):
2a - Sugestões (D-35 a D-30):
3a - Correções (D-30 a D-25):
4a - Formatação e arte (D-25 a D-15):
5a - Revisão(ões) (D-15 a D-10):
6a - Impressão e encadernação (D-10 a D-5):
7a - Endereçamento (D-10 a D-5):
8a - Acondicionamento e remessa (D-5 a D):

Essas fases, bem como o estabelecimento dos "Dia D", serão melhor detalhados na próxima reunião do dia 10 de junho e após aprovadas deverão ser efetivadas por Resolução formal da Diretoria.

2 - Brig. Baptista:

Ressaltou o fato de que o Comando da Aeronáutica conseguiu obter excelente aprovação da Organização Aviação Civil Internacional (OACI) na auditoria que fez nos serviços prestados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e pelo Centro de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Essas unidades obtiveram graus de aprovação de 95% e de 96% respectivamente. Tais avaliações colocam o Brasil em posição acima dos Estados Unidos da América, Alemanha, Itália, Austrália, França e vários outros países, nestas áreas de atuação.

Ante ao expressivo acontecimento, a Diretoria fez questão que tal fato constasse da atual Ata.

3 – Cel. Duncan:

Na ausência do Diretor Administrativo, fez a leitura da ata da reunião anterior a qual foi por todos aprovada.

4 – Brig. Menezes:

Passou a discorrer sobre o tema relacionado com o possível oferecimento de títulos honoríficos pela Associação a pessoas extra-associados. Teceu comentários sobre experiências similares adotadas por outras organizações e entidades ressaltando as dificuldades para o estabelecimento de critérios bem como a tendência de degradação e politização das escolhas.
A par desses fatos ressaltou também que o estabelecimento de algo semelhante viria aumentar os trabalhos administrativos da ABRA-PC, o número de reuniões da Diretoria e os custos pecuniários.
Após várias trocas de idéias e intervenções dos presentes houve consenso de que a ABRA-PC não deveria criar título honorífico e sim homenagear, quando julgado necessário e sem rotina fixa, personalidades cuja Diretoria julgasse conveniente.
O tipo de homenagem seria estabelecido de acordo com as possibilidades que se apresentassem, em época apropriada e adequada a cada personalidade individualmente.

5 – Cel. Duncan :

Discorreu sobre o andamento dos trabalhos para a publicação do livreto sobre o Estágio de Seleção de Pilotos de Caça (ESPC). Ressaltou que em aproximadamente 3 (três) semanas a obra deverá estar pronta para revisão final e posterior impressão. Sendo assim poderemos remetê-la aos associados por ocasião das comemoração dos 14 (quatorze) anos da Associação em agosto ou no mês de outubro (desembarque do Grupo na Itália e/ou Semana da Asa).

6 – Brig. Baptista:

No que concerne à próxima eleição da Diretoria, o Brig. Baptista se comprometeu a elaborar um "calendário eleitoral" e apresentá-lo na próxima reunião do dia 10 de junho. Paralelamente deverá ser colocado um aviso ("pop-up") no "site" da Associação exaltando os associados a apresetarem "chapas" para votação.

7 – Brig. Menezes:

Passou a tratar da homenagem a ser feita ao Veterano Maj. Brig. Rui Moreira Lima por ocasião do seu aniversário. Ficou decidido por consenso que ofereceríamos um almoço no Clube de Aeronáutica da Barra da Tijuca (RJ) no dia 12 de junho ás 13:00h. O pagamento do almoço será "por adesão" das pessoas que comparecerem ficado-se de determinar o quantitativo para cada um. A ABRA-PC arcará com os gastos do homenageado e sua família.

Ficou estabelecido também que deverá ser colocado no "site" uma nota ("pop-up") fazendo o convite para o evento.

O Presidente informou que recebeu uma amável carta do sócio Ten. Brig. Nunes elogiando as edições do ABRA-PC Notícias. Destacou o Brig. Nunes que na edição na73 a interessante estória sobre um "Gloster operando em pista de grama" o relembrou que anteriormente o famoso avião de caça já tinha operado em pista de grama nos anos 50 em Santa Cruz. Naquela época houve um acidente num desse pousos e também uma impressionante arremetida, sem trem, em que o tanque ventral da aeronave raspou na grama!

8 – Cel. Trompowsky:

Informou que teve a oportunidade de ler o livro "Memórias de um veterano na Itália" escrito pelo Cap. Paiva um ex-mecânico do P-47 do Brig. Nero Moura. O livro, muito interessante, mostra a epopéia do 1o Grupo de Caça na visão de um sargento mecânico de aviões.

Nada mais havendo a se tratar, foi encerrada a Reunião, sendo confirmada a próxima Reunião (165a) para o dia 10 de junho de 2009 (4a feira).

"Adelphi!"
  

As próximas datas programadas para reuniões da Diretoria em 2009 são:

------------
------------
10 de junho
8 de julho
12 de agosto
9 de setembro
14 de outubro
11 de novembro
9 de dezembro