Atualidades !!!

Atualidades !!!

Atualidades !!! Veja AQUI o ABRA-PC Notícias no125 na versão em PDF. Veja AQUI o ABRA-PC...

Agenda dos próximos eventos

Agenda dos próximos eventos

AGENDA DOS PRÓXIMOS EVENTOS:   Data / Hora Local Evento   25 jan...

GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR Em resposta ao artigo da Maria Boa das 1001 Noites...

XXIX Raduno dos Adelphis

XXIX Raduno dos Adelphis

XXIX Raduno dos Adelphis - 2017 Em uma confraternização que reuniu os integrantes do Esquadrão...

  • Atualidades !!!

    Atualidades !!!

  • Agenda dos próximos eventos

    Agenda dos próximos eventos

  • GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

    GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

  • XXIX Raduno dos Adelphis

    XXIX Raduno dos Adelphis

 

  

ATA DA 160a REUNIÃO DA DIRETORIA DA ABRA-PC
 

  

  

Às 09:30 horas do dia 11 de fevereiro de 2009, em sua sede, nas dependências do Instituto Histórico e Cultural da Aeronáutica, INCAER, Rio de Janeiro, RJ, foi realizada a Centésima Sexagésima Reunião da ABRA-PC.

Compareceram os seguintes membros:

Brig. Nero Moura (in memoriam);
Maj.Brig. Lauro Ney Menezes (Presidente);
Ten.Brig. Carlos de Almeida Baptista (Vice-Presidente);
Brig. Teomar Fonseca Quírico (Diretor Cultural);
Cel.Av. Sérgio Ribeiro(Diretor Administrativo);
Cel.Av. Euro Campos Duncan Rodrigues (Diretor de Comunicação Social);
Cel.Av. João Luiz Moreira da Fonseca (Conselho Fiscal); e
T.Cel.Av. Gilberto Pedrosa Schittini (Conselho Deliberativo).



Dando início a reunião, o Brig. Menezes solicitou ao Brig. Bhering, Diretor do Museu Aeroespacial (MUSAL), que fizesse uma apresentação sucinta da situação do projeto do vôo do P-47.

1 – Brig. Bhering:

Fez um histórico dos últimos acontecimentos e da atual situação do projeto relativo ao assunto. Salientou que o MUSAL não tem autorização para fazer nenhuma aeronave voar inclusive por não ter uma inspetoria técnica. Informou que o Brig. Zotti, Diretor do Parque do Afonsos já tomou conhecimento, verbalmente, que deverá fazer o delineamento da aeronave, mas que o MUSAL ainda não recebeu nenhuma orientação para entregar a aeronave ao Parque. Entretanto tal fato demonstra que o processo já está em andamento no Comando Geral de Apoio (COMGAP).

Com relação a aeronave especificamente, disse que o motor assim como a hélice, por falta de históricos, deverão ser trocados ou revisados de modo a se dar início a um “Log Book” com seus históricos.

Informou também que o MUSAL está no Sistema Logístico de Material (SILOM) e que será necessário se abrir um "case" para o P-47. Após discussão ficou acertado que se deverá dar um tempo para que o Sistema inicie suas ações, sem pressão da ABRA-PC, de modo a não causar possíveis reações contrárias.

O Brig. Menezes agradeceu a sua presença e as informações prestadas.

2 – Ata da 159a Reunião:

Dando prosseguimento à reunião foi lida e aprovada sem alterações a ata da 159a reunião.

3 - Brig Menezes – Após dar boas vindas aos membros da Diretoria e dos Conselhos presentes a primeira reunião do ano, informou ter recebido uma correspondência do Ten. Brig. Saito (Comandante da Aeronáutica) agradecendo o DVD da Ópera do Danilo e o Boletim Informativo da ABRA-PC.
Com relação ao pedido da 3a Força Aérea para que a ABRA-PC custeasse um busto do Brig. Nero Moura para sua sede, informou que respondeu que infelizmente a Associação não possui recursos que permitam atender ao pedido.
Entregou ao Cel. Ribeiro, para processamento, as fichas de inscrição na ABRA-PC do restante dos tenentes recém formados pilotos de caça em dezembro último. Todos se associaram.
Entregou também uma relação de antigos caçadores para verificação de endereços e de quem é ou não associado para posterior contato.

4 – História do Estágio de Seleção de Pilotos de Caça (ESPC):

O Brig. Menezes entregou ao Brig .Quírico trabalhos escritos pelo Brig. Magalhães Motta, Ten. Brig. Rosa Filho, Ten. Brig. Baptista, Cel. Janvrot e ele próprio sobre o ESPC para uma consolidação e edição. O Brig. Meira que é o único veterano vivo que participou do 1o ESPC, deverá fazer a introdução.

5 – Novos associados:

Foi aprovada por unanimidade a admissão como sócios efetivos, dos seguintes caçadores recém formados, os 2o tenentes:

  • Rafael Chevitaresi Geraldine de Oliveira
  • Raoni Avilez Fiedler
  • Peterson Flávio Lima de Souza
  • Guilherme Dias da Silva Moraes
  • Rodolfo de Meneses Oliveira
  • Gustavo Moreira Miggiorin
  • Augusto Feldberg Martins

6 – Brig Quírico:

Informou que foi publicado o último trabalho referente ao Prêmio Pacau Magalhães Motta de 2008. Para o Prêmio de 2009 só recebeu um trabalho que foi postado em 31 de dezembro. Após discussão ficou acertado que será mantido o regulamento. Foi definida a seguinte Comissão de Julgamento: Coordenador Cel. Schittini e como membros: Brig. Quírico, Cel. Duncan, Ten. Brig. Baptista e Cel. Ribeiro.
Comentou sobre o recebimento do "e-mail' do Cel. Zander salientando que serviu como um alerta de que deve ser dado mais atenção às informações para com os associados.

7 - Cel Duncan:

Informou que vai enviar o 3o volume de Histórias da Caça para às bibliotecas e revistas de aviação. Vai tentar resgatar a Ópera do Danilo encenada na UNIFA.
Encomendou novos adesivos e "pins". Outros brindes devem aguardar.

8 – Cel Ribeiro:

Confirmou a data de criação da Associação como 10 de agosto de 1995 e não no dia 11, como constava no cabeçalho das atas anteriores. O cabeçalho será corrigido a partir desta reunião.
Sugeriu que em próximas viagens que a Diretoria da ABRA-PC seja convidada, as vagas não utilizadas sejam colocadas à disposição dos associados.
Informou que a alteração do estatuto foi negada pelo Registro Civil de Pessoas Jurídicas (RCPJ) sob a alegação de que qualquer modificação só pode ser feita em Assembléia Geral. Entregou ao setor financeiro R$ 460,00 (quatrocentos e sessenta reais) referentes a restituição da taxa de serviço.
Com relação a lista de endereços desatualizados vai procurar atualizá-los junto a Diretoria de Intendência.

9 – Calendário Anual:

Solicitou a todos que informassem as atividades de seus setores para o ano de 2009 a fim de que a Diretoria de Administração pudesse consolidar todos os eventos programados e se possível com uma previsão de custos de modo a se montar uma Proposta Orçamentária e um Cronograma de Desembolso.
Solicitou também que cada setor enviasse uma relação das atividades realizadas no ano de 2008.

Nada mais havendo a se tratar, foi encerrada a Reunião, sendo confirmada a próxima Reunião (161a) para o dia 11 de março de 2009 (4a feira). 

"Senta a Púa... Brasil!"
  

As próximas datas programadas para reuniões da Diretoria em 2009 são:

--------------
--------------
11 de março
8 de abril
6 de maio
10 de junho
8 de julho
12 de agosto
9 de setembro
14 de outubro
11 de novembro
9 de dezembro