Capitão Aviador HorácioHorácio Monteiro Machado - 1o Tenente Aviador.
(94 missões de guerra)
  
* 6 JANEIRO 1919 (Rio de Janeiro - RJ) - † 9 MARÇO 1981 (Rio de Janeiro - RJ)

  

Nasceu no dia 06 de janeiro de 1919, tendo realizado seu treinamento no Panamá e em Suffollk, vindo a realizar 94 missões de combate no teatro de operações europeu.

Com o decorrer da campanha, veio a ser comandante de esquadrilha. No dia 16 de abril de 1945, comandando uma esquadrilha que bombardeou um alvo previsto na cidade de Vergato, Itália, durante a procura de alvos de oportunidade, aproximadamente 7 minutos de vôo na direção Norte, encontrou vários tanques de guerra que identificou como sendo americanos, que haviam penetrado cerca de 60 km dentro do território inimigo.

Não havia nenhuma razão plausível para tanques americanos lá se encontrarem. Mas lá estavam.

Pelo rádio do avião, comunicou-se imediatamente com a torre de controle em Pisa, indicando a posição exata desses tanques. Houve um bate-papo intenso a respeito, ordenando-se que Horácio atacasse os tanques, o que ele se recusou a fazer, confirmando que os tanques eram americanos.

Finalmente, falando com o coronel do QG do 5o Exército americano, convenceu-o da veracidade das informações e, em poucas horas, foi dada a ordem de invasão a toque de caixa das forças aliadas no Vale do Pó. Essa informação foi a gota d´água para a derrocada dos exércitos inimigos e a vitória dos aliados nesse setor.

Ao fim da guerra, partiu de Pisa rumo aos Estados-Unidos para apanhar novos aviões P-47 que trasladou para o Brasil.

Foi promovido a capitão em 07 de março de 1945, tendo falecido no dia 09 de março de 1981.


  

 

Temos 76 visitantes e Nenhum membro online