OLDEGARD OLSEN SAPUCAIA - 2o Ten. Av.
* 04 de junho de 1923 - † 07 de novembro 1944


 Tenente Sapucaia
Oldegard era o caçula da Turma de Aspirantes de 1942 da Escola de Aeronáutica do Campo dos Afonsos. Não havia atingido ainda os 20 anos.

Ao ganhar sua estrela de Aspirante a Oficial Aviador, foi selecionado para instrutor na Escola de Aeronáutica de Aeronáutica, onde fora aluno aplicado. Muitos de seus alunos tinham mais idade do que ele.

Veio a 2o Grande Guerra. Como não podia deixar de acontecer, Oldegard foi um dos voluntários. Antes de seguir para Aguadulce, Panamá, fez rápido estágio em aviões P-40 na Base Aérea do Recife.

Em Aguadulce, marcou posição por vários motivos sendo o principal, sua habilidade como piloto. Era magrinho, porém rijo. Fazia toda sorte de exercícios e jogos.

A adaptação de Oldegard ao ao avião P-47 foi outro sucesso. Apesar de seu tamanho e peso, o avião parecia uma pluma nas mãos daquele piloto extraordinário.

Vou narrar aqui um caso havido como um dos nossos instrutores que tem relação direta com a perda do Oldegard na Itália, utilizando o tipo mais novo da família "Thunderbolt", o P-47 modelo D-30.

Essa aeronave sofreu modificações na capota e na quilha que ligava o leme de direção à nacele do piloto. A capota foi substituída por uma bolha de plástico, como se fosse a metade de um ovo de Páscoa e a quilha foi retirada definitivamente. Tal alteração produziu um defeito na aerodinâmica do avião, tornando-o perigoso em manobras onde houvesse necessidade de "cruzar os comandos".P-47 Modelo D-30

Chegado a Tarquínia, Itália em 7 de Outubro de 1944., cada piloto recebeu seu avião, com ordens de voar por 5 horas tendo como finalidade a adaptação ao novo modelo, e também para reconhecimento da zona do interior (espaço aéreo que tem como limite máximo a Linha de Frente). O avião saía a plena carga, como se fosse uma missão de combate.

Nesse dia, Oldegard decolou para cumprir esse tipo de missão. Até aquele dia o 1o Grupo de Caça não havia recebido a ordem de proibição de manobras da nova série.

Oldegard foi vitima indefesa da burocracia, pois ao recuperar após o tiro, em uma surtida(1) de adaptação, simulou manobra evasiva, comandando uma derrapagem. Os comandos do P-47 "trancaram" e o avião foi direto ao chão. Oldegard decidiu-se pelo abandono do avião. Ninguém sabe como, mas arranjou tempo para tentar um salto de para-quedas a qualquer risco.

O pára-quedas, sem a altura suficiente, não abriu indo nosso piloto chocar-se com o solo, perdendo a vida instantaneamente.

Dois dias após, a manutenção do Grupo recebia a modificação da ordem técnica, limitando as manobras.

O nome Oldegard Olsen Sapucaia já está na História. Dá nome a ruas, praças e escolas em diversas Cidades do Brasil.

  

ADELPHI!

Extraído do livro SENTA a PÚA!
do Maj. Brig. Ref. Rui Barboza Moreira Lima


NOTA DO GERENTE DO SÍTIO:
  
surtida = decolagem de aeronave com a finalidade executar missão contra o inimigo.

 

Temos 66 visitantes e Nenhum membro online