ANTHONY "TONY" HERMAN GERARD FOKKER
1890 - 1939

  Anthony Fokker

Anthony "Tony" Fokker, o "Holandês voador", nasceu em 1890, em Kediri, Java. (1)Quando seu pai, um cafeicultor holandês, voltou à terra natal, Tony prosseguiu na sua educação na Alemanha. Com 20 anos, fundou sua indústria de aviação em Wiesbaden.

Durante a 1a Grande Guerra, ganhou grande renome e fortuna com cerca de sessenta projetos aeronáuticos desenvolvidos sob sua batuta. Foi, também, responsável pelo desenvolvimento da metralhadora sincronizada com a hélice, o que permitiu aos alemães “varrer” os céus da Europa em 1915, durante a campanha aérea contra os Aliados..

Em 1916, os Triplanos SOPWITH voados pelos Aliados provaram ser melhores do que qualquer aeronave alemã da época: abateram 87 aeronaves da Luftwaffe(2) em cerca de dois meses de operação, despertando a atenção do Alto Comando Alemão. Principalmente quando um único Triplano SOPWITH abateu oito aeronaves alemãs em um só combate, impondo grande respeito aos Caçadores da época.

Correspondência oficial foi enviada a todos os fabricantes alemães de aeronaves em 1917, solicitando propostas de fornecimento para um Triplano de Caça.

Fokker havia visitado Manfred Von Richtofen e seu Esquadrão, e descobriu que apenas uma questão habitava as mentes dos Caçadores alemães: o impressionante desempenho e as maraBarão Vermelho - Manfred Richtofenvilhosas características do Triplano inglês SOPWITH. Para o  "Barão Vermelho", (3)essa aeronave, como sua antagonista, era melhor do que qualquer aeronave conhecida.

Fokker era um brilhante homem de negócios e piloto, porém apenas um engenheiro comum. Dessa forma, buscou apoio do seu projetista-chefe, Rheinhold Platz, para apresentar propostas. Como Fokker não tinha naturalidade germânica, os engenheiros e as indústrias locais não lhe asseguraram o necessário apoio.

Assim, para encontrar um motor adequado para seu novo Triplano, teve que buscá-lo na Suécia, de onde trouxe o excelente THULIN, cópia do motor rotativo(4) francês Le Rhône-110 HP.

Encomendado em quantidade industrial, os primeiros dois FOKKER Dr. 1 (Dreidecker) Triplano, equipados com metralhadoras Spandau duplas, vieram a se transformar nas "jóias aéreas" pilotadas por Werner Voss (líder da Jasta(5) 10  ) e pelo próprio "Barão Vermelho". Companheiros da Luftwaffe (e os próprios aviadores inimigos) consideravam Voss como um "matador voador" já que, em uma campanha de 21 dias, acumulou 21 vitórias confirmadas!

Manfred Von Richtofen, que voava o Triplano FOKKER tipificado com suas cores distintas, tornou-se o mais famoso Piloto de Caça alemão, com o maior número de vitórias, tendo abatido 80 aeronaves aliadas em 20 meses de combate.

Fokker DR-1 triplanoRichtofen, com 25 anos de idade, foi abatido pelo piloto canadense Capitão A R. Brown, voando um Camel F-1, em 21 de abril de 1918.

Somente 300 aeronaves FOKKER DR-1 Triplanos foram fabricadas (em comparação com 5.000 Camels Sopwith). Porém, devido à sua aparência distinta usada pelo Barão Vermelho, os Fokker Triplanos são mais celebrados e conhecidos do que qualquer outro avião da 1a Guerra Mundial.

É fundamental assinalar que o Triplano alemão era imbatível na sua manobrabilidade e razão de subida.

Em verdade, nunca foram encontrados os projetos e desenhos completos desse famoso avião. Após a Guerra, os Triplanos ainda existentes foram sucateados. Dois foram ressuscitados para uma filmagem, e infelizmente destruídos em acidentes pouco depois. Vários entusiastas construíram réplicas em tamanho natural e alguns estão em estado de vôo ainda hoje, nos E.U.A.

Anthony Fokker, após a 1a Guerra Mundial, fixou-se nos E.U.A. onde criou a FOKKER Aircraft Corporation.

  

Maj.Brig.R.R. Lauro Ney Menezes
Piloto de Caça - Turma de 1948


NOTAS DO GERENTE DO SÍTIO:

(1) Java = Ilha de Java fazia parte das "Indias Holandesas", hoje pertence à República da Indonésia. Está situada ao noroeste da Austrália.
(2) Luftwaffe = Força Aérea Alemã ("luft"= ar, aéreo "waffe" = arma ).
(3) Barão Vermelho = apelido dado ao piloto de caça e Barão Manfred Ritchtofen, o qual se tornou um grande ás voando o seu avião de cor vermelha.
(4) motores rotativos = nos primórdios da aviação existiam alguns motores cujo próprio "bloco" rodava de maneira a atuar como "volante de inércia" para melhorar o funcionamento.
(5) Jasta = equivale a uma grande Esquadrilha, quase um Esquadrão...

 

Temos 40 visitantes e Nenhum membro online