Gastaldoni2o Tenente Aviador DANTE ISIDORO GASTALDONI
(1923-1944)
 


Nascido em 21 Nov 1923 em Porto Alegre e irmão de Ivo Gastaldoni, Brigadeiro do Ar da Reserva. Com mais de 1.80 m de altura, espadaúdo, louro, de olhos azuis, irradiando grande simpatia pessoal. Aparentemente sério e seco no trato, porém, no fundo alegre e brincalhão.

Adquiriu o cacoete de ser sempre o primeiro da turma. Veio para os Afonsos em princípio de 1942. Tomou a vanguarda da turma. Passou pelas mãos de vários instrutores de vôo, sendo sempre citado por sua fácil adaptação e excelente pilotagem. No posto de Aspirante, foi voluntário para servir no 1o Grupo de Caça.

Gastaldoni logo se tornou popular entre nós: juntou-se ao Lima Mendes instalando, com ele, a "Roda do Chimarrão", célebre durante nossa estada em Aguadulce.

Na instrução de vôo e teórica, o Dante (como sempre) era dos primeiros também. Levava tudo muito a sério. Foi classificado como "very good" na seleção de Pilotos de Caça. Imediatamente, passou a tomar parte efetiva na Defesa da Zona do Canal. Eram as famosas missões "stand by". Gastaldoni nunca perdeu uma decolagem. Calmo e técnico, conseguia sempre uma partida feliz. Tomou parte efetiva na 2a Grande Guerra, defendendo o espaço aéreo da Zona do Canal do Panamá.

Um dia, estávamos voando quando ouvimos pelo rádio o Ismar (Ferreira da Costa) procurando por um avião de sua esquadrilha que tinha entrado em vôo picado, sem que ninguém visse a recuperação. Silêncio, dúvida em todos nós.

Mais tarde ficou confirmada a perda de um P-40. Piloto, o Gastaldoni. Data: 18 Maio 44.

Dia de luto, dia de dor. Perdemos um amigo e o Grupo de Caça um de seus melhores pilotos.

Placa em seu túmulo em Corozal, Panamá.

Dante Isidoro Gastaldoni
2o Ten.-Av.
21 Nov 1923-18 Maio 1944
"Ele morreu pelo seu país"
 

  

Maj.- Brig.- Ref. Rui Barboza Moreira Lima
Extraído do Livro SENTA a PÚA


 

Temos 85 visitantes e Nenhum membro online