JoomlaTemplates.me by HostMonster Reviews
  • Celebramos o aniversario do Brig. NERO MOURA - Patrono da Aviação de Caça do Brasil! -
  • * 1º Grupo de Aviação de Caça: 80 anos...Sentando a Púa! *
  • * Espada do Brig. Nero Moura tem lugar de destaque na formatura dos Aspirantes a Oficial da Academia da Força Aérea *
  • *Esquadrão ADELPHI - 35 anos!* *Haverá sempre um ADELPHI*

CANCIONEIRO DA CAÇA

 "DUPLO DE FORMATURA"

O ano de 1989 foi um ano atípico no Esquadrão JOKER. Em virtude das inúmeras reformas empreeendidas pelo então Comandante, Major Rossato, Instrutores e Estagiários tiveram inúmeras oportunidades de se confraternizar, além das tradicionais Ximbocas(1), é claro!

Não faltaram mutirões de limpeza, mudanças de seções e toda sorte de trabalho de grupo realizado, evidentemente, durante os feriados e fins-de-semana.

Foi nesse ambiente que os poetas surgiram com suas novas idéias à medida em que o curso se desenrolava.

Através da irreverência de suas letras, Instrutores e Estagiários mostravam a sua versão da história, como nessa música onde os compositores (Egito, Baptista Júnior e Gérson) reportam a agonia de um duplo(2) de formatura(3) (música do Wando).


"DUPLO DE FORMATURA"

Deus me proteja
Pela falta de juízo
E o pior é que eu preciso
Dar um duplo pra você

As nossas vidas
Vão ficar só por um fio
De pensar, eu me arrepio
No que pode acontecer

De madrugada
Dei um brifim(4) detalhado
E o pior é que o coitado
Nem consegue se amarrar

Na decolagem
Mesmo após um esculacho
Insistiu em ficar baixo
Já pensei em abortar(5)

Olha a inclinação e não "vassora"(6) esse motor
Você é louco, eu sou mais louco que você
Pensa, não dá pé e não esquece de puxar
Voando assim é que você vai aprender

Mantém a relativa(7) e dá mergulho(8) por favor
Se eu não pego com certeza ia bater
Tenho uma família e quatro filhos pra criar
F.D.P., você não vai me matar.


 

  Notas explicativas:

(1) ximboca = confraternização com cantoria, salgadinho e bebida.
(2) duplo = vôo em que o instrutor vai no mesmo avião do aluno (avião de "duplo" comando).
(3) formatura = o mesmo que vôo de esquadrilha (mais de um avião voando juntos).
(4) brifim = Reunião dos componentes do vôo, para "combinar" e planejar a missão. A reunião após, a missão, é o "debrifim".
(5) abortar = cancelar o vôo ou alguma fase do vôo.
(6) vassourar = mexer demasiadamente na aceleração do motor do avião. Ficar fazendo movimentos de vai-e-vem com a "manete" da potência (varrendo).
(7) relativa = manter a mesma posição do avião em "relação" ao avião do líder da esquadrilha.
(8) mergulho = se refere ao dispositivo que não deixa a velocidade aumentar muito quando o avião está descendo (flape de mergulho).
  

[powr-rss-feed id="0ef71f7a_1647609377898"]

[powr-image-slider id="a12910bf_1649424489649"]

[powr-media-gallery id="2b7f3533_1647614810031"]