Atualidades !!!

Atualidades !!!

Atualidades !!! Veja AQUI o ABRA-PC Notícias no125 na versão em PDF. Veja AQUI o ABRA-PC...

Agenda dos próximos eventos

Agenda dos próximos eventos

AGENDA DOS PRÓXIMOS EVENTOS:   Data / Hora Local Evento   25 jan...

GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR Em resposta ao artigo da Maria Boa das 1001 Noites...

XXIX Raduno dos Adelphis

XXIX Raduno dos Adelphis

XXIX Raduno dos Adelphis - 2017 Em uma confraternização que reuniu os integrantes do Esquadrão...

  • Atualidades !!!

    Atualidades !!!

  • Agenda dos próximos eventos

    Agenda dos próximos eventos

  • GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

    GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

  • XXIX Raduno dos Adelphis

    XXIX Raduno dos Adelphis

2-1gavp3-10gavp

ATA DA 194a REUNIÃO DA DIRETORIA DA ABRA-PC

  

  

  


Às 10:00 horas do dia 07 de março de 2012, em sua sede, nas dependências do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica – INCAER, na praça Marechal Âncora 15, Rio de Janeiro, RJ, foi realizada a Centésima Nonagésima Quarta reunião da Diretoria da ABRA-PC.

Compareceram os seguintes membros (listados por senioridade:

Brig. Nero Moura (in memoriam);
Cel.Av. Sérgio Ribeiro (Vice-Diretor Administrativo);
Cel.Av. Ajax Augusto Mendes Correa (Conselho Deliberativo);
Cel.Av. Euro Campos Duncan Rodrigues (Diretor de Comunicação Social);
Brig. Márcio Bhering Cardoso (sócio convidado);
Brig. Américo Soares Filho (Conselho Deliberativo);
Cel.Av. Sílvio Potengy (Diretor Financeiro );
Brig. Teomar Fonseca Quírico (Presidente);
Cel.Av. Alberto de Paiva Côrtes Filho (Vice-Diretor Financeiro);
T.Cel.Av. Gilberto Pedrosa Schittini (Diretor Cultural);
Maj.Brig. Jorge Cruz de Souza e Mello(Conselho Fiscal);
Maj.Brig. Álvaro Luiz Pinheiro da Costa (Vice-Presidente);

 Antes da abertura formal da reunião, o Brig. Bhering apresentou informações sobre troféus e lembranças de fornecedores utilizados pelo MUSAL, para consideração da ABRA-PC em relação à padronização e entrega de brindes relativos a 1.000, 2.000 e 3.000 horas de Caça para os Associados assim como brindes da própria Associação. Como referência, um prisma transparente com imagem interna gravada a laser, tamanho pequeno, custa em torno de R$ 120,00 e pode ter qualquer figura gravada (manche, piloto etc.).

 1 – Abertura - Brig Quírico – Após os agradecimentos ao Brig. Bhering, foi aberta a reunião, com as boas vindas aos membros da Diretoria e do Conselho, e leitura e aprovação da Ata da 193areunião da ABRA-PC.

 2 - O Brig. Quírico, informou que já realizou o contato com o Cmt da FAe 3, Brig. Paulo Érico, para coordenar a palestra do dia 25 de abril de 2012 no INCAER, sobre a implantação da UAe de F-5 na Amazônia, como parte do tradicional Encontro INCAER, alusivo à Semana da Caça.

 3 - O Brig. Quírico reapresentou o livro Avestruzes na Itália e submeteu à consideração da Diretoria a possibilidade de aquisição de 1.000 exemplares para distribuição pelos Associados em próxima oportunidade, para o que já foi feito contato preliminar com o Cel.Av. Almeida, Adido na Itália:
- foi ressaltado que o livro em tela, que é embasado no livro do Perdigão, apresenta com fidelidade e imagens históricas a campanha da FAB na Itália durante a Segunda Guerra Mundial e sua distribuição vem ao encontro da finalidade da ABRA-PC de cultuar a história da Caça e da FAB.
- após deliberações, a proposta de distribuição dos livros foi aprovada pela Diretoria.

 4 - O Brig. Quírico informou que alguns sócios da ABRA-PC sugeriram que a Associação padronizasse e assumisse a responsabilidade de premiar os pilotos de Caça que atingissem as marcas de 1.000, 2.000 e 3.000 horas de Caça:
- o assunto foi discutido e houve consenso em que a premiação relativa a horas de voo de Caça é um assunto pertinente ao pessoal da ativa, das UAe ou da própria FAe 3, e que não caberia à ABRA-PC padronizar o troféu correspondente;
- foi acordado que o Brig. Quírico faria contato com o Cmt da FAe 3, para informar da sugestão de padronização feita pelos Associados, para apreciação do assunto por aquele Comando;

 5- O Cel.-Av. Côrtes comentou sobre a dificuldade de transporte para representantes da ABRA-PC participarem em todos os eventos comemorativos da Caça:
- o Brig. Quírico informou que, como regra geral, a ABRA-PC pagaria a passagem do representante até Brasília, onde este se juntaria à comitiva da FAe 3. Todavia, a definição terá que ser feita caso a caso, dadas as inúmeras variáveis envolvidas nesses eventos;
- a Diretoria concordou que é intenção da ABRA-PC se fazer representar em todos os eventos comemorativos da Aviação de Caça no Brasil.

 6 - O TCel.Av. Schittini comentou que os eventos regionais (tipo Costelão do Caçador) têm que evitar uma frequência excessiva, para não perderem a significância;
- além disso, houve consenso de que Brasília é um caso especial, já que a região aglutina a maioria dos pilotos de Caça da ativa que não estão em UAe e boa parte dos pilotos de Caça da reserva, contando também com a proximidade da BAAN;
- ficou acordado que os representantes das Seções Regionais da ABRAPC: Cel.Av. Bukowitz em Brasília (DF); Cel.Av. Biasus em Porto Alegre (RS); e Cel.Av. Fontenelle em Natal (RN) serão convidados para a primeira reunião de Diretoria após a Semana da Caça (a princípio em 09 de maio de 2012):
- nessa reunião deverá ser elaborado conjuntamente um calendário preliminar para os eventos comemorativos significativos da ABRA-PC e da Aviação de Caça (a Associação irá custear as despesas correspondentes).

 7 - O T Cel.Av. Schittini sugeriu abrir uma nova seção no boletim, reservada à apresentação de fotos históricas da Caça:
- após deliberações, foi acordado que o Brig. Quírico fará uma Nota orientativa para inclusão no Boletim e que as fotos deverão ser acompanhadas de um texto que explique sua significância histórica;
- foi discutido ainda o recebimento e apresentação na página da ABRA-PC de fotos históricas recebidas dos Associados. O Cel Duncan apresentou as dificuldades técnicas e operacionais (seria necessário um administrador para o banco de dados, para catalogação, por exemplo) para implantação dessa atividade pela ABRA-PC;
- após as deliberações, a Diretoria concordou que o assunto Banco de Dados de Fotos deverá ser discutido em próxima reunião.

 8 - O Maj.Brig. Souza e Mello sugeriu incluir uma seção no boletim de fotos para serem identificadas pelos Associados (tipo: “O que é isso?”), com resposta no boletim seguinte. Após a discussão, a Diretoria concordou em incluir essa nova seção no Boletim.

 9 - O Cel.Av. Ribeiro informou que as propostas de brindes da ABRA-PC estarão disponíveis para apresentação à Diretoria na próxima reunião.

 10 - O Cel.Av. Ribeiro apresentou a inscrição dos 27 novos Pilotos de Caça formados em 2011 (relação em anexo) e a ficha de inscrição do Cel.Av. José Eduardo Ruppenthal para aprovação da Diretoria, de acordo com o previsto no Estatuto, como novos sócios da ABRA-PC:
- após a deliberação, a Diretoria aprovou por unanimidade a inclusão de todos os 28 novos sócios no quadro de associados da ABRA-PC.

 11 - O Cel.Av. Ribeiro apresentou o resultado da pesquisa entre os associados para definição da localidade do prêmio Viagem ao Exterior, com o qual a ABRA-PC premia anualmente o Estagiário Padrão e um associado sorteado:
- de acordo com os associados, ficaram selecionados Farnborough, Le Bourget e Oshkosh;
- após deliberação, a Diretoria decidiu que os associados contemplados com o prêmio poderão escolher para qual evento aeronáutico desejam ir;
- o Cel.Av. Ribeiro informou que o pessoal premiado deste ano já está informado e que os respectivos nomes já foram informados ao Cel.Av. Potengy, para recebimento dos recursos financeiros previstos.

 12 - O Cel.Av. Ribeiro informou que está elaborando sugestões de modificações na Resolução da ABRA-PC para viagens a exposições aeronáuticas de prêmio, para análise e discussão da Diretoria em próxima reunião.

 13 - O Cel.Av. Ribeiro perguntou se todos os artigos recebidos são automaticamente publicados:
- o Brig. Quírico informou que não, que ele mesmo faz a seleção, na ordem de chegada (FIFO), todavia considerando a oportunidade, pertinência e validade para a finalidade estatutária da ABRA-PC;
- o Brig. Quírico informou ainda, entretanto, que o resumo do boletim é encaminhado antecipadamente à Diretoria para crítica e se houver algum artigo questionável há tempo hábil para retirá-lo do boletim;
- a Diretoria concordou em manter essa sistemática.

 14 - O Cel.Av. Ribeiro informou que o Conselho Fiscal fez uma previsão orçamentária relativa à ABRA-PC para 2012 e que considerou as contas adequadas e que o saldo para o exercício será suficiente para custear as atividades da Associação sem problemas.

 15 - O Cel.Av. Duncan sugeriu mandar uma Carta da ABRA-PC com um Certificado de Participação, agradecendo o envio do trabalho para concorrer ao Prêmio Pacau Magalhães Motta (PPMM) a cada um dos concorrentes:
- após a deliberação a Diretoria concordou que deverá ser enviada a Carta e o Certificado a todos os participantes do PPMM, e que o nome de todos e do trabalho correspondente deverá ser publicado no Boletim da ABRA-PC.

 16 - O Cel.Av. Duncan questionou sobre qual seria o brinde a ser fornecido durante a Semana da Caça:
- após deliberações, a Diretoria decidiu que deverá ser entregue um “bottom” da ABRA-PC e um adesivo com dístico chistoso (tipo assim: “Todos na família são normais, só eu sou Caçador”) a combinar.

 17- O Cel.Av. Duncan informou que fez contato com o Produtor Arruda Botelho, que se mostrou disposto a produzir um filme sobre a participação da FAB na Segunda Guerra Mundial, saindo do lugar comum de filmes de guerra e procurando apresentar também as estórias humanas individuais.
- o Cel.Av. Potengy informou que o João Barone está sem tempo para se engajar neste projeto;
- após deliberações, a Diretoria designou o Cel.Av. Côrtes como ponto de contato da Associação para tratar desse assunto junto ao Produtor Arruda Botelho.

 18 - O Cel.Av. Potengy informou que o Estatuto já está com o endereço correto da ABRA-PC na sede do INCAER. Entretanto o CNPJ ainda está com o endereço desatualizado.
- após deliberações, a Diretoria decidiu que o Diretor Administrativo, Ten.Cel.Av Sabback deverá providenciar a troca de endereço da ABRA-PC no CNPJ.

 19 - O Cel.Av. Potengy apresentou a situação legal dos colaboradores da ABRA-PC, com as possibilidades de tipos de contratação. Após as deliberações, a Diretoria decidiu que o assunto deverá ser aprofundado pelo Cel.Av. Potengy, para ser discutido em próxima reunião.

 20 - O Cel.Av. Potengy relatou sua participação no “Costelão do Caçador”, promovido pelo Cel.Av. Bukowitz, representante regional da ABRA-PC em Brasília. O evento teve participação da quase totalidade dos Caçadores da ativa e da reserva em Brasília, tendo representado exemplarmente a ABRA-PC.

 21 - O Brig. Quírico informou que a Passagem de Comando do COMGAR, do Ten.Brig. Burnier para o Ten.Brig. Rossato será no dia 13 de abril de 2012, às 10:00, na BASC, e que o Ten.Brig. Burnier convidou a ABRA-PC para o evento.

 22 - O Brig. Quírico informou que a Passagem de Comando do COMGAP, do Ten.Brig. Machado para o Ten.-Brig. Paes de Barros será no dia 03 de abril de 2012, às 10:00, no COMGAP.

Nada mais havendo a se tratar, o Brig. Quírico encerrou os trabalhos, sendo confirmada a próxima reunião (195a) para as 09:30h do dia 11 de abril de 2012, nas dependências do INCAER. O tradicional “Adelphi” foi puxado pelo Cel. Ribeiro e foi lavrada por mim a presente Ata.

 

Rio de Janeiro, 07 de março de 2012,

Alvaro Luiz Pinheiro da Costa – Maj.Brig. R1
Secretário na reunião
 
Senta a Púa, Brasil !

As próximas datas programadas para reuniões da Diretoria em 2012 são:

11 de abril
9 de maio
13 de junho
11 de julho
8 de agosto
12 de setembro
10 de outubro
14 de novembro
12 de dezembro