Atualidades !!!

Atualidades !!!

Atualidades !!! Veja AQUI o ABRA-PC Notícias no125 na versão em PDF. Veja AQUI o ABRA-PC...

Agenda dos próximos eventos

Agenda dos próximos eventos

AGENDA DOS PRÓXIMOS EVENTOS:   Data / Hora Local Evento   25 jan...

GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR Em resposta ao artigo da Maria Boa das 1001 Noites...

XXIX Raduno dos Adelphis

XXIX Raduno dos Adelphis

XXIX Raduno dos Adelphis - 2017 Em uma confraternização que reuniu os integrantes do Esquadrão...

  • Atualidades !!!

    Atualidades !!!

  • Agenda dos próximos eventos

    Agenda dos próximos eventos

  • GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

    GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

  • XXIX Raduno dos Adelphis

    XXIX Raduno dos Adelphis

Esquadrão Pampa - 12k Esquadrão Pif-Paf - 7k

ABRA-PC NOTÍCIAS

(Número 30 - Ano V - Julho de 2001)

 

 

  

MENSAGEM DA DIRETORIA

Companheiros Pilotos de Caça

As Forças do mundo vêm repetindo um comportamento que já lhes custou caro. Comportamento esse que pode ser nominado "fúria tecnológica", ao tratar dos assuntos de interesse de nossa profissão. Principalmente para com a Aviação de Caça e suas máquinas-de-guerra.

Estejamos alertas!

O Combatente de hoje é, cada vez mais, induzido a se tornar espacialista subordinado às conquistas tecnológicas e à mecanização da moderna Guerra Aérea. Mas a ciência não deve se tornar um fim, por si só. Somente um Piloto com espírito ofensivo, abrigado em um coração destemido, trará sucesso a qualquer avião de Combate do mundo, independentemente de quanto sofisticado seja...

Assim sendo, nosso irretoquível compromisso é formar HOMENS EM ARMAS com a MELHOR QUALIDADE, para tripular QUALQUER MÁQUINA e levá-la à VITÓRIA no combate...

À la Chasse!  

A Diretoria da ABRA-PC  


ENDEREÇO

Não esqueçam nosso endereço:

Praça Marechal Âncora 15-A (Prédio do INCAER)
Castelo - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20021-200
Tel: (Rio) 2262-4304

(para ajudar a memorizar: 262 era o jato Messerschmitt e 4304 era um Gloster biplace)

Nosso expediente de secretaria é nas terças e quintas-feiras das 9:00h às 12:00h.

Nos demais horários deixe o seu recado "na eletrônica", ou transmita um fax.


ILUSTRAÇÃO

Do livro "COMO VOVÔ VIROU AVESTRUZ" do veterano Brig. Fortunato Câmara de Oliveira.

O grito de guerra - 49k


BATE-BOLA

  

1 - Documentário "SENTA A PÚA

"A exibição do "Senta a Púa", em circuito nacional e em Nova York (EUA) vem causando grande quantidade de referências elogiosas da crítica.

A ABRA-PC recebeu vários "e-mails" de internautas, congratulando os Caçadores pela continuidade da herança de profissionalismo e honradez recebida de seus veteranos. Fica aqui, mais uma vez, o agradecimento ao diretor Erik de Castro e à sua equipe por relembrar a todos nós brasileiros, o quanto devemos aos heróis do 1º Grupo de Caça na Itália.

"HIT THEM HARD!"(1)

2 - Assembléia Geral

Foi realizada em Santa Cruz, durante a Semana da Caça, a 8º Assembléia Geral Ordinária da ABRA-PC.Na ocasião, foi apresentado o balanço de contas do ano fiscal de 2000, cujo resumo transcrevemos abaixo:

1) RECEITAS

  

Mensalidades

27.132,25

 

Receitas Financeiras

149,20

 
  

27.281,45

2) DESPESAS OPERACIONAIS

  

Contador

1.963,00

 

Secretária

1.200,00

 

Despesas de Escritório

4.779,60

 

Correio

4.363,00

 

Viagens

3.363,42

 

Outros

4.622,40

20.283,83

3) SALDO

 

6.997,62

Nota: Os associados que desejarem maiores detalhes sobre as contas do ano de 2000 poderão solicitar diretamente à ABRA-PC. 

  

3 - Semana da Caça 2001:

 Vários eventos abrilhantaram a reunião dos Caçadores este ano em Santa Cruz:

Simpósio

Patrocinado pela "Revista Força Aérea", várias palestras abordando temas operacionais foram proferidas por Pilotos de Caça brasileiros e estrangeiros, ocasião onde foram apresentados importantes assuntos, como:

- implantação de uma aeronave de Caça no acervo de uma Força Aérea;
- operações da Aviação de Caça Italiana na Guerra de Kosovo;
- utilização da Informática nos cálculos de tiro e bombardeio e capacidade operacional das aeronaves R-99 A/B do SIVAM.

Triatlon

Constando de provas de corrida, tiro e natação, o "Triatlon" deste ano foi vencido pelos representantes de Santa Maria, Ten. Rosseto e Ten. Grankow.

Nossos cumprimentos aos "Centauros"e "Pokers"!

Gincana da Maria Boa(2) (Popopózuda)

As tradicionais provas "4 por chopp"(3), "controle aéreo avançado"(4), "after-burner"(5) e "ding-dong"(6) foram realizadas com o entusiasmo de sempre.

No cômputo geral, o 1º Gp. Av. Ca. sagrou-se vencedor, e assim, irá arcar com a guarda do precioso Troféu durante este ano de 2001.

"Jambock in Rio"

Os "lances" da Caça são tradicionalmente eternizados através de paródias (vide ópera do Danilo).

Este ano, visando tirar da clandestinidade os grandes talentos da caça, foi realizado o 1º Concurso de Paródias "Jambock in Rio I". Neste evento cultural de grande importância e repercussão, a Comissão Julgadora classificou as seguintes obras:

1o - Avião Perneta (1o 1oGp.Av.Ca.)
2o - Venera da Caça (3o/10oG.Av.)
3o - Pacau Campeão (1o/4o G.Av.)
4o - Evidências (1o/16o G.Av.)

O retumbante sucesso ficou por conta do "Rap do Caçador" (Hors Concours), que relata as agruras familiares e profissionais de um pobre Tenente que vislumbra que seu F-X não terá mais do que 1000 cilindradas de "potência"...

Inauguração do Memorial

Memorial ao Grupo de Caça - 18 kO evento mais importante, como não podia deixar de ser, ocorreu no dia 22 de abril, com a inauguração do Memorial do 1º Grupo de Caça.

Esta iniciativa da Associação Brasileira de Pilotos de Caça foi concretizada graças a contribuições de seus associados, da EMBRAER e da Diretoria de Engenharia da Aeronáutica, o que permitiu a materialização de um sonho, tornado realidade através do projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer.

  

4 - Esclarecimento

Algumas "Velhas Águias" observaram que a almofada do apontador eletrônico (mouse-pad) enviada pelo correio aos caçadores, não trazia as ilustrações do Gloster, do P-40, do F-80 e etc.

Elogiamos os "olhos de lince", porém esclarecemos que o "projeto" inicial destas almofadas foi da antiga TELERJ (Companhia Telefônica do Rio de Janeiro), para ser ofertada como brinde na Festa da Caça de 1998. Nós, com a devida autorização, fizemos cópias. Contudo, existe uma explicação plausível: só foram desenhadas aeronaves de Caça em operação, à exceção do P-47 (cujo único exemplar está em "estado" de operar...).

  

DIRETORIA CULTURAL

Agradecemos as doações dos seguintes membros:

  • Ten.Brig. Murillo Santos - Livros
  • Brig. Delano Teixeira Menezes - Livros
  • Cel.Av. Gilberto P. Schittini - Livros, Fitas de vídeo e Equipamento de Vôo
  • Cel.Av. Fernando Ramos Pereira - Livros.

Aproveitamos a oportunidade para solicitar que os Caçadores continuem fazendo suas doações e que participem da nossa associação, enviando-nos seus artigos para o Fórum do ABRA-PC Notícias. Coloquem suas idéias, seu testemunho operacional. A sua opinião é muito importante.

Dando continuidade ao palpitante tema da última mesa redonda, "Defesa Aérea na Amazônia - Um ensaio teórico ou uma realidade" estamos pensando em programar uma outra atividade no mês de julho.

Mandem-nos sua sugestões e críticas, mas não deixem de prestigiar os eventos culturais, que são programados para você. Todos serão avisados com antecedência. Participe pelo e-mail da associação ou pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

et à la chasse... bordel!


PARA REFLETIR

O documentário "Senta a Púa", do cineasta Erik de Castro, continua em sua brilhante trajetória, resgatando a saga do 1º Grupo de Aviação de Caça durante a II Guerra Mundial. O jornalista Sebatião Nery, em sua coluna na Tribuna da Imprensa, classificou o filme como "surpreendente e inacreditável" e, entre outras afirmações emocionadas, deixa uma mensagem digna de reflexão:

"NESTES TEMPOS, É MUITO IMPORTANTE QUE UM FILME COMO ESTE MOSTRE AO PAÍS, SOBRETUDO À JUVENTUDE, QUANTO CUSTOU, A TANTOS QUE DERAM SUAS VIDAS, PARA QUE O BRASIL CONTINUASSE UMA NAÇÃO. A AERONÁUTICA BEM MERECE A HOMENAGEM DO FILME DE ERIK DE CASTRO, PELA GENEROSA LIÇÃO DE BRAVURA E BRASILIDADE QUE DEU."  


 (1) "Hit them hard!" = "Atinja-os duramente", o que seria a versão para o inglês do "Senta a Púa".

(2) Maria Boa = A "Musa da Aviação de Caça". Trata-se de um "poster" de uma mulher nua, em corpo inteiro e de costas. A foto foi tirada nos anos quarenta e supostamente representa a dona do mais famoso Bordel que existiu na Cidade de Natal (RN). Esta foto, é disputada na Gincana da Semana da Caça. O vencedor tem que guardá-la com o máximo de cuidado pois é muito comum ser roubada pelos perdedores!

(3) "4 por Chopp" = prova de revezamento de quatro pilotos por esquadrão. A partir de um ponto, um piloto de cada vez corre para uma mesa com tulipas cheias de chopp, bebe uma tulipa volta correndo e é revezado por outro. Derramar qualquer quantidade, do precioso líquido, desclassifica toda equipe!

(4) "Controlador Aéreo Avançado - CAA" = prova em que um piloto tem os olhos vendados e usa um cinto que na parte de trás tem uma caneta pendurada por um barbante. Outro componente da equipe tem que dar instruções faladas de maneira que o primeiro consiga colocar a caneta na "boquinha" de uma garrafa (somente com "jogo de cintura"). A prova é dificultada um pouco pois, antes de iniciar-se, cada elemento tem que dar dez voltas em torno de si mesmo!

(5) "After burner" = "Requeimador". Esta prova é feita com um concorrente por esquadrão. Cada um tem que tomar, na maior velocidade possível, um cálice de licor que está pegando fogo! Para dificultar um pouco, o "atleta" não pode usar as mãos!

(6)"ding-dong" = Uma impressionante prova de reflexos! Faz-se uma roda com um representante de cada esquadrão. Começa então uma contagem no sentido "horário"; o primeiro diz "um"; o segundo diz "dois" e assim por diante. Ao chegar em "cinco" ou múltiplo de "cinco", o "atleta" ao invés de falar o número diz "ding" e o sentido da contagem é invertido. A contagem continua, só que ao chegar em "sete", ou múltiplo de "sete", o concorrente tem que dizer "dong" e o sentido da contagem é invertido novamente! A coisa é feita com tanta velocidade que somente os juízes têm capacidade de detetar erros!