Seta 8k Esquadrão Adelphi 12k

 

ABRA-PC NOTÍCIAS

(Número 82 - Ano XV - set/out de 2010)



  

  


MENSAGEM DA DIRETORIA

6 DE OUTUBRO DE 1944

Desembarque no Teatro Europeu

Na tarde do dia seguinte o Colombie zarpa rumo a Livorno, no Norte da Itália, sob a escolta vigilante de um destroier. Curioso sabermos que Livorno é o destino do Batalhão de Pretos mas ignoramos o nosso; seria mesmo a Itália ou voltaríamos para o Sul da França, Nice por exemplo? Noite escura como breu. Amanhecer à vista de Elba, a ilha que em outro século aprisionou um conquistador de povos.

Afinal Livorno: balões de barragem sobre a cidade, porto entulhado de destroços e cascos naufragados, o Colombie quase raspando as pedras do molhe que delimitava o estreito canal de entrada. Desembarcamos os pretos do Batalhão de Artilharia. Ainda não sabemos nosso destino.

Depois do almoço, uma ordem repentina, e lá vai o Grupo brasileiro metido em grande barcaça de desembarque britânica, tripulada por hindus. A união dos povos encontrávamos, pessoalmente, cada uma das nacionalidades irmanadas na grande luta.

A Força Aérea Braisileira ia para a Guerra.

Extraído do livro "MIssão de Guerra"
do Cap.Av. Luiz Felipe PERDIGÃO
Veterano com 85 missões de guerra


ENDEREÇO

Praça Marechal Âncora 15-A (Prédio do INCAER)
Castelo - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20021-200
Tel (21) 8182-6924 (Secretário Mesquita)
E-mail:
popopo#abra-pc.com.br

 

 (Nota do gerente do Sítio: não colocamos o símbolo "arroba" para evitar que "robôs eletrônicos" descubram o endereço para enviar "spams")

Nosso expediente de secretaria é nas segundas e quartas-feiras das 9:00h às 12:00h.
Nos demais horários deixe o seu recado "na eletrônica", ou transmita um fax pelo telefone 21-2262-4304.

 


CB. AREINHA - 70B

Compressão = confusão + pressão


AGENDA

  

06 de novembro

Aniversário do 2o/5o GAv (Joker)

07 de novembro

Aniversário do 1o/16o GAv (Adelphi)

10 de novembro

Aniversário do 1o/10o GAv (Poker)

18 de dezembro

Aniversário do 1o Grupo de Aviação de Caça (Jambock)


Às organizações militares aniversariantes os cumprimentos da ABRA-PC.


PAPO-RÁDIO

 

1 - COMEMORAÇÃO DO 15o ANIVERSÁRIO DA ABRA-PC :

No dia 7 de agosto comemoramos, em grande estilo, a passagem do 15o aniversário da nossa Associação, com um churrasco comemorativo realizado nas dependências do Clube de Aeronáutica, na Barra da Tijuca, Rio de janeiro.

'Novinhos'no churrasco de 15 anos da ABRA-PC

Na oportunidade tivemos a honra da participação do nosso Comandante da Aeronáutica e de diversos membros do Alto Comando, além de oficiais caçadores de diversas gerações, da ativa e da reserva. Fomos ao todo cerca de 150 pilotos de caça, irmanados em torno de um mesmo ideal, professado ao longo de toda a carreira, de amor à aviação de caça, à Força Aérea e ao Brasil.

'vista geral churrasco de 15 anos da ABRA-PC

A mágica que nos reúne não sabemos muito bem qual é, apenas a sentimos bater forte no peito, e todos saímos de lá revigorados, os mais novos por verem nos mais antigos o mesmo brilho no olhar quando o assunto é Força Aérea e Aviação de Caça, e os mais idosos, por perceberem nos pilotos de caça de agora a mesma vibração sentida há tantos anos.

Um vibrante ADELPHI a todos nós; NÓS MERECEMOS!!!!

  

2 - ANIVERSÁRIO DA ABRA-PC, MENSAGEM ENCAMINHADA:

Em atenção à presença do Comandante da Aeronáutica nas comemorações alusivas ao 15º aniversário da Abra-pc foi encaminhada ao COMAER a seguinte correspondência:  

Senhor Comandante.

Em nome da Presidência, Diretoria, Conselhos e Associados da ABRA-PC permita V.Exa agradecer o carinho e o desvelo demonstrado por V.Exa ao comparecer às comemorações do nosso décimo quinto aniversário de fundação.

Esse gesto, assim como outros já concedidos à nossa Associação deixam patente seu ESPÍRITO de PILOTO de CAÇA, já demonstrado em diversas ocasiões e que – mesmo com o passar dos anos – não esmorece.

Permita ainda V.Exa lhe assegurar que sua imagem de PILOTO de CAÇA PADRÃO, jamais será olvidada por nossa tropa de elite e servirá – sempre – de estímulo para seus Comandantes e Companheiros de fé!

Seja feliz e sempre conte conosco onde quer que venha estar.

Senta a Púa !



Maj. Brig. Lauro Ney Menezes
Presidente

  

3 - ANIVERSÁRIO DA ABRAPC, MENSAGEM RECEBIDA:  

A sua Excelência o Senhor
Major Brigadeiro Lauro Ney Menezes
Presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Caça

Ao dirigir-me a Vossa Excelência, tenho a honra de externar os mais elevados agradecimentos pela fraterna acolhida que me foi proporcionada durante as comemorações do Décimo Quinto Aniversário da Fundação dessa Associação.

O amistoso encontro com Vossa Excelência e os demais membros dessa valorosa e aguerrida Associação Brasileira de Pilotos de Caça conferiu especial brilho à visita. Evidencio, também, o empenho e a gentileza de V. Excia., cuja atuação foi essencial para o êxito deste evento.Desta forma, desejo que Vossa Excelência e todos os integrantes dessa Associação continuem esse excelente trabalho que unge no mesmo espírito os Caçadores de hoje e de ontem, mantendo acesa a chama que nos une desde o berço de nossa formação.

Em particular, auguro que Vossa Excelência encontre ao longo de sua jornada pessoal aquilo que realmente traz sentido a esta vida: paz, harmonia, amizades sinceras e muita saúde para desfrutar dessas verdadeiras bênçãos.

Cordialmente, com especial abraço,

Tenente Brigadeiro do Ar
Juniti Saito
Comandante da Aeronáutica

  

4 - CRIAÇÃO DO CAMPO MARECHAL MÁRCIO DE SOUZA E MELLO: 

A Alta Administração da FAB, por iniciativa da Associação Brasileira de Pilotos de Caça, decidiu adotar a denominação da área militar em torno da Base Aérea de Anápolis como sendo Campo Marechal Márcio de Souza e Mello.

Segue a correspondência da ABRA-PC encaminhada ao Senhor Comandante da Aeronáutica que propôs a medida recém adotada:

Senhor Comandante

Tomo a iniciativa de encaminhar esta correspondência à apreciação de VExa com o objetivo de colocar à disposição desse Comando um relato histórico relacionado com a escolha do sítio e a implantação da Base Aérea de Anápolis.

Nos idos de 1967, o então Min. da Aeronáutica Mal. Márcio de Souza e Mello assumiu a pasta definindo – de público – seus conceitos estratégicos basilares de administração. Entre eles, e prioritariamente, aquela autoridade fixou a implantação da um Sistema Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (SISDACTA) assim como a aquisição de uma aeronave supersônica de interceptação. Por decorrência criou a Comissão de Implantação do Sistema DACTA (CISDACTA) – que iria tornar operacional o Sistema mencionado – e obteve a aprovação do Governo Federal para a aquisição de 16 (dezesseis) aeronaves de Caça – interceptação do tipo Mirage IIIE.

Para abrigar a nova Unidade de Defesa Aérea (1a Ala de Defesa Aérea – ALADA) o Min. Aeronáutica fez criar a Comissão de Construção da Base Aérea, cuja localização – em concordância com a decisão daquela autoridade – foi a Cidade de Anápolis – GO. Isso após dirimir querelas entre o COMAR VI (que queria Formosa) e o Cel. Antônio Henrique, designado futuro Cmte da ALADA (que queria Planaltina). Marcando sua posição de Comandante, o Ministro Márcio jamais reconsiderou sua decisão. E surgiu a Base Aérea de Anápolis.

Por oportuno, permitimo-nos participar a VExa que fomos testemunhas oculares desses acontecimentos. A FAB tem homenageado diversas autoridades do passado que - de alguma forma – participaram de maneira decisiva na concretização de projetos de grandiosa representação. Entre elas destacamos a implantação do 1o Grupo de Caça na Base Aérea de Santa Cruz, a Academia da Força Aérea em Pirassununga, o Centro Técnico Aeroespacial em São José dos Campos, etc. Como forma de reverência, nossa FAB estabeleceu ainda, que as instalações acima passassem a ser nomeadas, respectivamente, Campo NERO MOURA (Base de Santa Cruz), Campo FONTENELLE (Pirassuninga) e Campo MONTENEGRO (São José dos Campos).

Nestas circunstâncias, e como parte da próxima comemoração do BRÓDIO dos JAGUARES de 2010, pedimos vênia para apresentar à consideração de VExa a proposta de – nessa mesma oportunidade – nominar a área da Base Aérea de Anápolis como CAMPO Mal. Márcio de Souza e Mello já que ali se aloja a primeira Unidade de Combate voltada para a Defesa Aérea e o resultado do sonho do Min. Márcio. Em assim agindo, da mesma forma que anteriormente, estaremos prestando um preito de gratidão e homenagem a esse grande Aviador, Empreendedor e Estratego. E amante do cumprimento da “missão-primeira da Aviação de Caça: a Defesa Aérea”.

À consideração de VExa.

Lauro Ney Menezes - Maj. Brig. Ref.
Presidente da ABRA-PC

  

 5 - OBITUÁRIO:

Recentemente, faleceu em São Paulo o Coronel Reformado Sérgio Camisão, piloto de caça da turma de 1954. Os mais antigos certamente se recordarão dele, caminhando sempre altivo apoiado numa elegante bengala. Os mais novos talvez nem se lembrem dele, mas seguramente já tiveram contato com a sua história, uma vez que o piloto de caça Camisão é o artista plástico autor das esculturas do busto do Brigadeiro Nero Moura presentes nos “Preitos aos Jamboks” das nossas unidades de caça.

Como o caçador transformou-se em artista plástico é uma história de sofrimento e dedicação, onde os exercícios de fisioterapia para a recuperação de paralisia sofrida num acidente com um Gloster Meteor acabaram ajudando um piloto de caça a recuperar seus movimentos e sua vontade de viver. A Saga desse Piloto é contada na história informal deste boletim. Vale à pena ler e saber como a vida nos fez perder um piloto de caça, mas ganhar um artista plástico que jamais perdeu o espírito de caçador. Sua história e suas obras estarão sempre conosco, além do que sua família gentilmente ofertou à ABRA-PC o molde da escultura do busto do Brigadeiro Nero Moura.

À família do Cel. Camisão os nossos sentimentos e nossos agradecimentos pela tão gentil e importante doação.

 

6 - MENSAGEM ELETRÔNICA RECEBIDA (9a XIMBOCA DA SAUDADE): 

Recebemos do Tenente PLÍNIO Nunes Marcos, oficial de comunicação social do 1º GAC , a seguinte mensagem eletrônica que convida os ex-integrantes da Unidade a participarem da 9ª Ximboca da Saudade e do Dia do Pif-Paf:

"Aos Ex-integrantes do Grupo de Caça – Comemoração do Dia do PIF-PAF e 9º Ximboca da Saudade, 15 de outubro de 2010 – Entrar em contato (21) 3078-0412 ou sentaapuabrasil[arroba]gmail.com"

PLÍNIO Nunes Marcos - 1o Tenente Aviador
Comunicação Social do 1o GAVCA
Tel: (21) 3078-0412/8740-7971

  

 7 - MENSAGEM ELETRÔNICA RECEBIDA (57a Aniversário do Esqd. Joker):

Recebemos do 2o/5o GAv a seguinte mensagem que trata das comemorações do 57o aniversário do esquadrão JOKER, realizadas no dia 17 de setembro pp.

“Encaminho a V. Ex.a (V.Sa.) o convite em anexo, referente à Cerimônia Militar alusiva ao 57a Aniversário de ativação do 2o/5o GAV, Esquadrão Joker.

Participo a V. Ex.a (V.Sa.) que se optou por enviar apenas convite eletrônico.
RSVP: Comunicação Social do 2o/5o GAV.
Tel: (84) 3644-7149 (Ten. Slavez / Ten. Magno)
Respeitosamente,

TEN MAGNO, M.S.O.
Oficial de Comunicação Social do 2o/5o GAv
FORÇA, RAÇA, DOUTRINA E TRADIÇÃO

  

8 - EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA DO CENTENÁRIO DO PATRONO DA AVIAÇÃO DE CAÇA:

Em comemoração ao Centenário de Nascimento do Brig Ar Nero Moura, o Comando da Aeronáutica abriu ao público uma exposição, sexta-feira, 27 de agosto, às 14h, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro.

Com produção executiva do Museu Aeroespacial e pesquisa do Centro de Documentação da Aeronáutica, a exposição “Nero Moura 100 Anos” é temporária e possui painéis iluminados, maquete de P-47 Thunderbolt, vitrines com réplicas, além da exibição de vídeo inédito sobre a trajetória de Nero Moura, o Patrono da Aviação de Caça Brasileira, com destaque em sua participação na Segunda Guerra Mundial.

A solenidade de abertura contou com a presença do Brig Ar Márcio Bhering Cardoso (Diretor do Museu Aeroespacial), Dr André Luis Marques de Barros (Superintendente do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro / Galeão – Antônio Carlos Jobim), Cel. Av. Valadares (Comandante da Base Aérea do Galeão), Ten. Cel. Av. Rodrigo (Comandante do Primeiro Grupo de Aviação de Caça).

A exposição permaneceu aberta no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (terminal 02, desembarque) até o dia 12 de setembro e, depois, seguiu para Recife.

 

9 - PRÊMIO PACAU MAGALHÃES-MOTTA 2010 (PPMM 2010):

Prezados Caçadores

Lembramos aos nobres componentes desta nossa esquadrilha que aguardamos com ansiedade a contribuição daqueles que quiserem participar do PPMM 2010. Entrem no site da Associação e vejam no link “Regras” a maneira de participar do evento. Contribuam, participem, sejam parte da solução e não, apenas, meros contempladores de uma realidade que, por vezes, precisa ser mudada. A caça agradece, a Força Aérea agradece!

  

10 - LANÇAMENTO DE LIVRO: 'capa do Livro 'Cadernetas de Voo'

No próximo dia 20 de outubro, ocorrerá o lançamento do livro “CADERNETAS DE VOO”, de autoria do Coronel R1 Ajax Augusto Mendes Correia, piloto de caça da turma de 1957, a partir das 18:00h, nas dependências do Iate Clube do Rio de Janeiro. O livro conta aventuras vividas durante o tempo como piloto da Força Aérea, hoje servindo como memória de um tempo maravilhoso que não volta mais. Convidamos todos os caçadores que por ventura estejam no Rio de Janeiro no dia aprazado, a participarem e prestigiarem o lançamento em questão.

  

11 - BRÓDIO DOS JAGUARES:

Foi realizado, no dia 14 de agosto, na Base Aérea de Anápolis, o tradicional "Bródio dos Jaguares". O evento promove o congraçamento anual de todos os pilotos do 1o Grupo de Defesa Aérea (GDA) e a "entronizacão” dos novos Jaguares, efetivada pelo Cel.Av. Bins, Jaguar 02. A cerimônia contou com a presença do Exmo. Senhor Comandante da Aeronáutica, Ten.Brig. do Ar Juniti Saito, também Jaguar e, na ocasião, foi homenageado por todos os presentes o Exmo. Sr. Maj.- Brig. do Ar José Rebelo Meira de Vasconcelos, veterano do 1o Gp de Av Caça, na Itália.

  

12 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Informamos aos nobres associados que no próximo mês de outubro será realizado em Brasília mais um "Costelão do Caçador" organizado pelo diretor-regional da ABRA-PC, Cel. Bukowitz. Àqueles caçadores do Rio de Janeiro que quiserem participar, mormente os da reserva, informamos que quase certamente haverá transporte de ida e volta para o evento, e que os que quiserem dele participar basta entrar em contato com a Associação que coordenaremos o assunto.

Da mesma forma, durante a Operção CRUZEX, que estará se realizando em Natal, durante o período de 28 de outubro a 19 de novembro, o Comandante Geral de Operações Aéreas (COMGAR) informa que haverá um dia reservado para as velhas águias da Aviação de Caça ("Old Eagle's Day") participarem do evento e se atualizarem com o que há de mais moderno na participação da aviação de caça brasileira em exercícios operacionais internacionais.

Também neste caso haverá transporte aéreo para o evento, e aqueles caçadores da reserva que quiserem participar basta entrarem em contato com a ABRA-PC para terem seus nomes incluídos na atividade.

Para saberem o que é a Operação CRUZEX, acessem "www.fab.mil.br" há um "link" que fornecem todas as informações a respeito.
Participem, não percam a aportunidade que a Força Aérea nos proporciona; os mais antigos certamente ganharão alguns anos de vida a mais e, os mais novos, inspiração para manterem=se fiéis ao lema "Voara, Combater e Vencer"!

NOTA DO GERENTE DO "SÍTIO": OS CONVIDADOS PELO COMGAR SE DESLOCARÃO PARA A CIDADE DE NATAL NO DIA 11 DE NOVEMBRO (QUINTA-FEIRA) E RETORNARÃO NO DIA 12 (SEXTA-FEIRA). OS INTERESSADOS POR FAVOR INFORMEM AO CAP.AV. DAVID CABRAL PELO ENDEREÇO ELETRÔNICO "davidcabral[arroba]comgar.aer.mil.br"

  

13 - DEMONSTRATIVO FINANCEIRO RESUMIDO :

      SALDOS EM 31 DE AGOSTO DE 2010

Conta Corrente (Banco Real)

R$ 5.72458

Fundos ABRA-PC (DI-Supremo)

R$ 31.26081

Sub-total recursos ABRA-PC

R$ 36.98539

 

      FUNDOS ESPECIAIS (*)

Desenvolv. Cult. da Av. de Caça

R$ 2.06329

Prêmio Pacau

R$ 50.65629

 

      MÉDIAS DE RECEITAS DE 2010

Média anual (jan/mar 10)

R$ 8.417,7104

 

      MÉDIAS DE DESPESAS DE 2010

Custeio

R$ 2.333,1832

Eventuais

R$ 18.53249

(*) A origem desses recursos deve-se à doação de cem mil reais, feita pelo Brig. Magalhães-Motta à Associação Brasileira de Pilotos de Caça.


 

 

Temos 29 visitantes e Nenhum membro online