Atualidades !!!

Atualidades !!!

Atualidades !!! Veja AQUI o ABRA-PC Notícias no125 na versão em PDF. Veja AQUI o ABRA-PC...

Agenda dos próximos eventos

Agenda dos próximos eventos

AGENDA DOS PRÓXIMOS EVENTOS:   Data / Hora Local Evento   25 jan...

GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR Em resposta ao artigo da Maria Boa das 1001 Noites...

XXIX Raduno dos Adelphis

XXIX Raduno dos Adelphis

XXIX Raduno dos Adelphis - 2017 Em uma confraternização que reuniu os integrantes do Esquadrão...

  • Atualidades !!!

    Atualidades !!!

  • Agenda dos próximos eventos

    Agenda dos próximos eventos

  • GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

    GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

  • XXIX Raduno dos Adelphis

    XXIX Raduno dos Adelphis

 

Esquadrão Poker - 10 k Esquadrão Pampa - 12k

ABRA-PC NOTÍCIAS
 

(Número 22 - Ano IV - Março de 2000)

 

 

  

MENSAGEM DA DIRETORIA - 22 DE ABRIL DE 2000

De cada um dos Membros do 1o Grupo de Caça - nossos Instrutores - aprendemos que a formação de Pilotos de Caça é uma eterna busca pela EXCELÊNCIA: estimular e exacerbar ao máximo as habilidades de cada indivíduo em treinamento, porém sob a regência de metodologia e doutrina tacitamente aceitas e respeitadas.
Nelas, entendemos não haver espaço para concessões, inércia, comodismo, mas sim, para o cultivo do valor do cumprimento da missão, do trabalho de grupo, da vontade e da constância, da perseverança, do respeito mútuo, auto-disciplina e da mística, do profissionalismo, criatividade, entusiasmo e espírito de corpo. E da "atitude de combate".

Esta é, na verdade, uma Mensagem-Tributo aos nossos Veteranos que, liderados pelo nosso eterno Comandante Brig. Nero Moura, se tornaram nossos inigualáveis paradigmas pelos exemplos dados.Nós PILOTOS DE CAÇA do Brasil, herdeiros dessa mágica e imitada DOUTRINA, e continuadores dessa comprovada METODOLOGIA lhes dizemos em uníssono:

Veneráveis Mestres: Missão (bem) cumprida!

Adelfi! - À la Chasse!


 

AGENDA

24 de março:

Aniversário do 1o/14o Grupo de Aviação

05 de abril:

Aniversário da Base Aérea de Anápolis (BAAN)

  22 de abril:

 Dia da Aviação de Caça  


CABO AREINHA - 017B

Cb. Areinha - ENGASGADO - 35k 


CAÇADORES PROMOVIDOS - OFICIAIS GENERAIS

Com imensa satisfação, comunicamos as promoções dos seguintes Pilotos de Caça:

A Tenente Brigadeiro,

Flávio de Oliveira LENCASTRE

A Major Brigadeiro,

 José Orlando BELLON

A Brigadeiro do Ar, 

Fernando Antônio Fernandes CIMA

SABINO Freire de Lima Filho

Paulo HORTÊNSIO Albuquerque e Silva

João Manuel SANDIM de Rezende

Congratulações, sucesso e

À la Chasse!

 


BATE-BOLA

1) 4a Mesa Redonda da ABRA-PC:

Conforme foi anunciado em nosso último ABRA-PC Notícias, nossa próxima Mesa Redonda ocorrerá no 26 de a Abril de 2000, como sempre nas instalações do Instituto Histórico e Cultural da Aeronáutica (INCAER), sobre o tema "A Aviação de Caça e o desenvolvimento da Força Aérea"
O palestrante será o nosso Presidente da Associação, Maj.Brig.R.R. Lauro Ney MENEZES.

Compareçam e continuem a prestigiar estas reuniões que tanto têm contribuído para o resgate de nossa história e a discussão dos problemas da Aviação de Caça.

  

2) Apresentação de Chapas para eleição de nova Diretoria da ABRA-PC :

Tendo em vista o atraso na distribuição do último ABRA-PC Notícias, a Diretoria informa que está aceitando a inscrição de chapas até o dia 14 de abril de 2000. Os associados receberão uma correspondência em abril contendo a composição das chapas inscritas, nas quais poderão votar (por fax, e-mail, telefone ou pessoalmente) até o dia 28 de abril.

  

3) Vôo do P-47: Revista Aeroplane - 19k

Foi publicada na Revista Aeroplane de março de 2000 uma reportagem sob o título "Noise from Brazil" (pag.42/47) onde são relatados os passos dados desde a aquisição da aeronave P-47D "Hun Hunter XVI" (ex FAB 4175, e USAAF sn 44-90460) até o seu triunfal vôo sobre a Califórnia no dia 3 de agosto de 1999.
Vale a pena dar uma lida.
E o nosso P-47, será que um dia vai voar?

  

4) Acidente Grave:

A nossa Associação está de luto pelo acidente ocorrido com a aeronave AT-26 Xavante em Salvador (BA), no último dia 3 de março, que tirou a vida do Caçador André Roberto de Oliveira NEVES (1o/4o G.Av.).

Os versos abaixo, do poeta Lima Rodrigues, tentam explicar a perda dos entes queridos:

Morte é mesmo o fim da vida,
contingência dolorida...
de que o vivente se espanta.
Mas da vida que se finda,
surgem mais vidas ainda...
que a própria morte levanta!

  5) Farnborough 2000:

De acordo com os resultados da Loteria Federal de 23 e 26 de fevereiro de 2000, e seguindo as regras já estipuladas anteriormente para o sorteio de nossos associados, a Diretoria da ABRA-PC divulga abaixo os nomes dos felizardos que estarão visitando a Feira Internacional de Farnborough no período de 24 a 30 de julho.

SÓCIO

CONDIÇÃO

Sebastião das NEVES MORAES

1o Efetivo

ERNANI Ferraz D'Almeida

2oEfetivo

GIL Cordeiro Damásio

3oEfetivo

Ernani Brisolla JORDÃO

1o Suplente

ZANDER Nogueira Martins

2o Suplente

Os associados deverão entrar em contato com a ABRA-PC para confirmar sua disponibilidade para a viagem. 


PARA REFLETIR...

"BLUE RIBBON Unit Presidential Citation - 5k PRESIDENTIAL UNIT CITATION"

"No uso dos poderes que me são conferidos como Presidente dos Estados Unidos da América, e em minha qualidade de Comandante-em-Chefe das Forças Armadas dos Estados Unidos, adjuquei no dia de hoje,

Citação Presidencial de Unidade por Extraordinário Heroísmo
ao 1o Esquadrão de Caça do Brasil

O Primeiro Esquadrão de Caça do Brasil, Forças Armadas do Brasil, distinguiu-se por seu extraordinário heroísmo em operações militares contra um inimigo do Brasil e dos Estados Unidos no teatro de Operações do Mediterrâneo, em 22 de abril de 1945.

Ao prestar heróicos serviços com suprema bravura e ao demonstrar consumada aptidão em matéria de reconhecimento armado e ataques com caças-bombardeiros, bem como ao mostrar excelente coordenação tática com o 5o Exército, a Unidade contribuiu diretamente para que os Aliados cruzassem o Rio Pó.

A Unidade destruiu grande quantidade de material e veículos do inimigo, assim evitando que se refugiasse no esquema de segurança preparado em sua defesa de retaguarda. Ao descobrir nas imediações de Mântua, Itália, um centro motorizado inimigo habilmente camuflado e fortemente defendido, a Unidade destruiu pelo menos 45 veículos e seguramente imobilizou muitos outros.

Ao hostilizar pontões do inimigo no Rio Pó, a Unidade ajudou a impedir sua retirada, frustando qualquer meio de evasão de muitos elementos germânicos. Por sua vigilante cobertura aérea de redes viárias e posições preparadas para a batalha, a Unidade destruiu numerosos outros veículos, inclusive peças blindadas, e hostilizou posições de trincheira.

Embora as baixas sofridas hajam reduzido sua disponibilidade de pilotos em cerca da metade da dos esquadrões da Força Aérea dos Estados Unidos em operação na mesma área, realizou idêntico número de surtidas, com desempenho incansável e superior ao normalmente esperado no cumprimento do dever.

A manutenção de suas aeronaves foi altamente eficiente. Sérias dificuldades meteorológicas foram enfrentadas com execelente planejamento e navegação. Com insuperável capacidade de manejo de câmaras, a Unidade fotografou os resultados dos ataques e contribuiu para o registro pictórico de uma memorável campanha.

De 44 surtidas, 11 missões aéreas destruiiram 9 transportes motorizados e danificaram outros 17. Ademais, a Unidade destruiu instalações de um grupo de transporte motorizado, imobilizou 35 veículos de tração animal, danificou uma ponte rodoviária e um cruzamento com pontões, destruiu 14 prédios ocupados pelo inimigo e danificou outros três, atacou 4 posições militares e infligiu muitos outros danos.

O profissionalismo, a dedicação ao dever e o extraordinário heroísmo demonstrados pelos integrantes do 1o Esquadrão de Caça do Brasil confirmam as mais finas tradições de serviço militar e refletem a mais alta reputação que conquistaram tanto para si como para as Forças Armadas do Brasil".

  

 Ronald Reagan - Presidente dos Estados Unidos da América