Atualidades !!!

Atualidades !!!

Atualidades !!! Veja AQUI o ABRA-PC Notícias no125 na versão em PDF. Veja AQUI o ABRA-PC...

Agenda dos próximos eventos

Agenda dos próximos eventos

AGENDA DOS PRÓXIMOS EVENTOS:   Data / Hora Local Evento   25 jan...

GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR Em resposta ao artigo da Maria Boa das 1001 Noites...

XXIX Raduno dos Adelphis

XXIX Raduno dos Adelphis

XXIX Raduno dos Adelphis - 2017 Em uma confraternização que reuniu os integrantes do Esquadrão...

  • Atualidades !!!

    Atualidades !!!

  • Agenda dos próximos eventos

    Agenda dos próximos eventos

  • GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

    GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

  • XXIX Raduno dos Adelphis

    XXIX Raduno dos Adelphis

Esquadrão Pacau - 11 kbytes Esquadrão Adelfi - 12kbytes

ABRA-PC NOTÍCIAS 
 

(Número 21 - Ano IV - Janeiro de 2000)

  

  

  

MENSAGEM DA DIRETORIA

A Associação Brasileira de Pilotos de Caça é uma organização não-governamental composta de Oficiais aviadores da Ativa e da Reserva da FAB, graduados no Curso de Pilotos de Caça.

Estatutariamente a ABRA-PC tem como propósito atuar com vistas a estimular todas as iniciativas que visem a preservação não só da História, como de todo o acervo material e imaterial que cercam o passado, o presente e que poderão intervir no futuro da Aviação de Caça Brasileira.

Inserida neste contexto, surgiu a nossa iniciativa, apoiada pelo Comandante da Aeronáutica, e com o parcial apoio financeiro dos Associados, de desenvolver em projeto com vistas à implantação de um MEMORIAL HISTÓRICO em homenagem à atuação e aos feitos do 1o Grupo de Aviação de Caça no Teatro Europeu na IIa Guerra Mundial. Este MEMORIAL, entre outros, conteria a relação nominal dos Veteranos partícipes da aguerrida Unidade, além do distintivo que a simboliza e da aeronave que compôs sua frota de combate.

O referido MEMORIAL terá projeto de autoria do arquiteto Oscar NIemayer, que já ofertou graciosamente sua participação na referida obra.

Tentando interpretar os sentimentos de toda a comunidade dos Pilotos de Caça, essa homenagem que já se faz tardia, uma vez posta em prática, poderá vir a representar um dos eventos aeronáuticos marcantes para a recepção do novo século, em que se comemoram so 500 anos do Descobrimento e os 55 anos do 22 de Abril, data em quie se pretende inaugurar o MEMORIAL.

Dessa forma, convocamos todos para mais uma ação benemérita em prol da nossa amada Aviação de Caça, contribuindo, com qualquer valor, para a conquista desse objetivo.

"CONTA MEMORIAL"

Banco Real

275

Agencia: Base Aérea de Santa Cruz

0668

Conta Corrente

5 710 776-2

 


AGENDA

20 de Janeiro:

Dia da Criação do Ministério da Aeronáutica (1941)

28 de Janeiro:

Passagem de Comando da Base Aérea de Canoas (BACO)
Passagem de Comando do 2o/ 5o G. Av. (Joker)

 

CABO AREINHA - 016B

Cb. Areinha - No desespero - 25 kbytes


FARNBOROUGH 2000

Como vem ocorrendo ultimamente, a ABRA-PC irá sortear entre seus associados 3 (três) Pilotos de Caça que irão visitar, durante o segundo semestre deste ano, na Inglaterra, o Salão Internacional de Farnborough, que vem a ser um dos maiores encontros mundias de aviaçao civil e militar.

O sorteio será realizado durante o mês de Março, e no próximo ABRA-PC Notícias divulgaremos as "regras do jogo".

BOA SORTE!


BATE-BOLA

  

1) 4a Mesa Redonda da ABRA-PC:

Como diria nosso saudoso Brig. Nero Moura: "Caçadores do Brasil atenção!"

No dia 26 de a Abril de 2000 a nossa Associação estará promovendo mais uma reunião para discutir e debater assuntos de interesse da Aviação de Caça. A ABRA-PC conta com a presença e o incentivo dos prezados Caçadores em mais esta Mesa Redonda, que como sempre, será realizada nas instalações do Instituto Histórico e Cultural da Aeronáutica (INCAER).

O tema dessa Mesa Redonda será informado em nosso próximo Boletim.

  

2) Apresentação de Chapas para eleição de nova Diretoria da ABRA-PC :

Tendo em vista que o término do mandato da atual Diretoria da ABRA-PC ocorrerá em Abril deste ano, convocamos nossos associados a apresentarem chapas para concorrer às eleições para o próximo biênio, considerando o seguinte cronograma:

  • 11 de Março - data limite para a apresentação da Chapa ( o que poderá ser feito via fax, correio ou e-mail);
  • 2a quinzena de Abril - eleição da chapa através de voto direto, correio ou meios eletrônicos, durante a Semana da Caça.

Para a composição das chapas, os interessados poderão entrar em contato com a ABRA-PC ou consultar nosso "Sítio" na Internet.

  

3) Substituição do Comandante da Aeronáutica:

A ABRA-PC presta sua solidadriedade ao seu associado e Conselheiro Ten.Brig. Walter Werner Bräuer, a quem parabeniza pela tenacidade, persistência e firmeza com que defendeu os interesses da Aeronáutica durante sua gestão com seu Comandante. A ABRA-PC deseja ainda, em nome de todos os Pilotos de Caça, muito sucesso ao estimado companheiro.

Como novo Comandante da Aeronáutica, assumiu o cargo o também nosso associado, conferencista e emérito Piloto de Caça. Ten.Brig. Carlos de Almeida Baptista. A comunidade dos Caçadores, representada pela ABRA-PC, saúda o novo lider, e voando em sua ala na proa do futuro, com o ideal constante de conseguir uma Força Aérea moderna e bem equipada.

- "em posição!"

À la chasse!


PARA REFLETIR...

Prezado Caçador:

Com o orgulho justificado dos vitoriosos, deixas a inesquecível e gloriosa Unidade que te plasmou: concretizaste uma parcela de teu ideal...

A partir de hoje um cometimento muito mais nobre, mais importante e mais difícil te espera: ser preparado para liderar homens. Receberás, como Piloto de Caça, a pesada tarefa de auto-aprimoramento e a sagrada missão de conduzir teus alas nas missões de combate. Lembra-te de que teus futuros liderados te tomarão como modelo. Esmera-te, pois, nos exemplos; aperfeiçoa-te permanentemente! Deves ser um paradigma de educação civil e militar e de correção de atitudes. Deves cultivar as virtudes militares e dedicar plena adesão à forma disciplinada que escolhestes com estilo de vida: a carreira das armas e a Caça...

Procura servir com entusiasmo e alegria. Sê um permanente cumpridor dos deveres...

Bem sabes que na alma do autêntico militar não prosperam a cobiça e o delírio de promover-se; nem a covardia, a omissão, a displicência ou a inação; sequer a maledicência, a inércia, o comodismo, a incerteza, a frustação e muito menos a ostentação, o arbítrio, a ambição, e a prepotência porque a Força Aérea à qual servimos é forte, principalmente pelas virtudes.

Teu compromisso é servir com o máximo de eficiência, na paz e na guerra, permanecendo inarredavelmente fiel à tua consciência.

Para que possas levar avante esse compromisso, teus Comandantes, teus Instrutores, e toda a Força Aérea de ti esperam valor, vontade e constância, para que prosperem e frutifiquem o espírito renovador e criador, o dinamismo e a ousadia sã, a firmeza e a tenacidade, a modéstia, o entusiasmo e a camaradagem.

Sê um profissional, ama a Caça, enobrece e engrandece a Força Aérea, fazes com que a Pátria se orgulhe de ti.

Foi um privilégio fazer a entrega deste troféu, representando a Comunidade dos Pilotos de Caça, verdadeiros Soldados do Ar e profissionais da Arma Aérea.

A Diretoria da ABRA-PC  

(carta entregue na formatura dos Pilotos de Caça do 2o/ 5o G. Av. em dezembro de 1999 ao 2o Ten. Av. MARCELO ZAMPIER BUSSMANN - 1o colocado)