Esquadrão Flecha - 6k Esquadrão Pif-Paf 7k

 ABRA-PC NOTÍCIAS

(Número 91 - Ano XVI - mar/abr de 2012) 




  

   

MENSAGEM DA DIRETORIA

Prezados caçadores

Dia 22 de abril comemoraremos mais um Dia da Aviação de Caça, dia do esforço máximo do 1o Grupo de Aviação de Caça nos céus da Itália durante a IIa Guerra Mundial.Temos um encontro marcado na Base Aérea de Santa Cruz, TODOS, de corpo presente, alma ou em espírito, para homenagearmos aqueles que um dia honraram seus juramentos de defender a Pátria com o sacrifício da própria vida. Eles hoje, infelizmente, já não são tão numerosos – restam apenas três pilotos vivos – que, graças aos seus esforços e à sua dedicação, multiplicaram-se em mais de 1.000 pilotos de caça formados ao longo dos anos. Reverenciemos, pois, esses nossos heróis.

Lembremo-nos que eles não são apenas heróis do 1o Grupo de Aviação de Caça; eles são heróis da Aviação de Caça brasileira, heróis da FAB e verdadeiros heróis da Pátria.

E numa terra em que, diz uma canção, heróis morrem de overdose, é bom exaltarmos aqueles heróis verdadeiros que um dia disseram presente ao chamamento da Pátria.

Senta a Púa, Brasil !


ENDEREÇO

Praça Marechal Âncora 15-A (Prédio do INCAER)
Castelo - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20021-200
Tel (21) 8182-6924 (Celular do Secretário Mesquita)
E-mail:
popopo#abra-pc.com.br

(Nota do gerente do Sítio: não colocamos o símbolo "arroba" para evitar que "robôs eletrônicos" descubram o endereço para enviar "spams")

Nosso expediente de secretaria é nas segundas e quartas-feiras das 9:00h às 12:00h.
Nos demais horários deixe o seu recado "na eletrônica", ou transmita um fax pelo telefone 21-2262-4304.


ZÉ GALINHA 01

AREINHA apresenta o ZÉ GALINHA nº 01


AGENDA

18 de março

Aniversário do Comando de Defesa Aérea Brasileiro (COMDABRA - DF)

5 de abril

Aniversário da Base Aérea de Anápolis ( AN - GO)

11 de abril

Aniversário do 1o Grupo de Defesa Aérea (GDA - AN - GO)

22 de abril

Dia da Aviação de Caça (BASC - RJ)

20 de maio

Aniversário do Comando de Operações Aéreas (COMGAR - DF)


Às Unidades aniversariantes os votos de ventos sempre favoráveis na realização de todas as missões.

Senta a Púa !



PAPO-RÁDIO

 1 - ASSOCIADOS PARA VIAGEM A FARNBOROUGH :

 Conforme extração da Loteria Federal de janeiro, os seguintes associados foram sorteados para viajarem à Inglaterra para participarem da Feira Aeronáutica de Farnborough:
- Efetivo: Ten. Augusto Feldberg Martins;
- 1o Reserva: Maj R1 Gustavo Henrique Albretch;
- 2o Reserva: Ten Eduardo Stagi.

O associado sorteado como efetivo, ou um dos reservas, se juntará ao 2o Ten Av Vitor Luís MARTINS Faria, estagiário padrão da turma de caçadores de 2011, agraciado pela ABRA-PC com a viagem como prêmio pelo seu desempenho durante o Curso de Caça.



2 - PRÊMIO PACAU MAGALHÃES-MOTTA 2012:

Temos a grata satisfação de informar que recebemos este ano 16 trabalhos para concorrer ao PPMM de 2011. Tal fato é extremamente auspicioso tendo em vista o fato de no ano de 2010 não termos recebido qualquer contribuição, o que muito nos entristeceu. Agradecemos a todos aqueles que nos enviaram seus trabalhos, excelentes por sinal, mas agradecemos, também, a todos os comandantes de unidades de caça, comandantes da Terceira Força Aérea e o próprio Comandante Geral de Operações Aéreas que se envolveram diretamente no assunto e incentivaram e orientaram a elaboração de trabalhos que engrandecem toda a aviação de caça brasileira. A todos o nosso muito obrigado e um forte e vibrante Adelphi !

O resultado do trabalho vencedor será, como de praxe, divulgado durante as festividades do Dia da Aviação de Caça, na Base Aérea de Santa Cruz.  



3 - RELANÇAMENTO DO LIVRO "SENTA A PÚA" (avestruzes na itália):

 Livro Senta Pua lançado na ItáliaRecebemos do Adido Aeronáutico na Itália o cartão abaixo por ocasião da remessa à ABRA-PC de cópias do livro Senta a Pua. Conforme consta do prefácio escrito pelo próprio Cel Almeida, “o livro retrata, de forma autêntica e inspirada, os preparativos, a mobilização e as ações de combate do 1o Grupo de Aviação de Caça no teatro europeu da Segunda Grande Guerra Mundial”.

“Originalmente publicada em 1945, logo após o encerramento da Campanha, esta preciosa obra, organizada e redigida pelo então 1o Tenente Aviador Luiz Felipe Perdigão, reúne fatos e descreve de forma fidedigna cenas do cotidiano e da árdua e heróica atuação dos nossos pilotos e mecânicos”. “Foi concebida pelo Tenente-Coronel Nero Moura, líder e comandante do 1o Grupo de Aviação de Caça, que cumpriu 62 missões de guerra, como forma de eternizar os fatos, os detalhes, as impressões e os sentimentos vividos pelos combatentes brasileiros, em um momento no qual suas lembranças ainda estavam extremamente claras em suas mentes”.

Graças ao esforço do incansável pesquisador Giovanni Sulla, “Jambock Honorário no 234”, o “italiano mais brasileiro que conheço”, surgiu a oportunidade de relembrar as histórias vividas por esses heróis brasileiros, que vieram de muito longe para defender a autodeterminação dos povos”. Cabe-me também ressaltar o brilhante trabalho de tradução das Senhoras Lídia Mattioli e Marta Santanchè, que através de uma rara sensibilidade, souberam expressar no idioma italiano tão belas linhas que fortalecem o intercâmbio cultural e os laços de amizade que unem Brasil e Itália.”

Sergio Roberto de Almeida – Coronel Aviador
Adido de Defesa e Aeronáutico na Itália

Ao Coronel Almeida os nossos mais profundos agradecimentos e nossos cumprimentos pelo excepcional trabalho realizado. Aos nossos associados informamos que estamos envidando esforços no sentido de obter exemplares que possam ser remetidos a todos. Até conseguirmos isso, quem quiser tomar conhecimento do livro, ele estará na biblioteca da ABRA-PC para consultas.

 

4 - PALESTRA COMEMORATIVA DO DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA:

Como acontece todo ano o Instituto Histórico e Cultural da Aeronáutica (INCAER) reserva seu encontro mensal de abril para prestigiar as festividades da semana da aviação de caça, cobrindo um tema de interesse dos pilotos de caça. Este ano não será diferente e o INCAER, em coordenação com a ABRA-PC, fará realizar no dia 25 de abril (14:00h) uma palestra com o comandante da Terceira Força Aérea sobre o tema: “A Defesa Aérea na Amazônia: O Esquadrão Pacau em Manaus e a Implantação e Operação do F-5 em Ponta Pelada”.

Assim sendo, convidamos todos os pilotos de caça da ativa e da reserva residentes na cidade do Rio de Janeiro a assistirem à citada palestra com o objetivo de se atualizarem com uma das mais recentes alterações na estrutura operacional da FAB; quem já voou na Amazônia tem a perfeita noção que operar uma aeronave supersônica em Ponta Pelada não é coisa simples nem trivial. Ao INCAER nossos agradecimentos antecipados por prestigiar nossa aviação de caça.



5 - LIVRO "NORTHROP F-5 NO BRASIL":

Livro F-5 no BrasilFoi lançado em fevereiro o Livro “Northrop F-5 no Brasil” de Leandro Casella & Rudnei Dias da Cunha ( Editora dos Autores). O livro, em dimensões de revista, tem 176 páginas uma enorme quantidade de fotos e gravuras e conta em detalhes toda a história dos F-5 no Brasil, seus armamentos, pinturas, melhorias e dá o “status” de avião por avião até o ano de 2011. Cada página tem ao lado a sua versão em inglês e o livro pode ser adquirido pela Internet em:

www.cavokstore.com.br,
www.hobbycraft.com.br
www.hobbyonline.com.br.



6 - LIVRO "TEMPOS DE GLOSTER E CATALINA":


Livro nos Tempos de Gloster e CatalinaSerá lançado pelo INCAER o livro “Tempo de Gloster e Catalina”, de autoria do caçador Brigadeiro Ref MARION de Oliveira Peixoto (Piloto de Caça – Turma 1946, em P-40, no 3o Regimento de Aviação ).

O livro de 280 páginas conta suas “aventuras” na FAB, desde 1953, como um dos precursores do Gloster Meteor, haja vista que o Brig Marion foi um dos pilotos que realizou o curso do F-8 na Inglaterra e implantou a aeronave na FAB, bem como piloto de transporte na Amazônia. Importante documentário sobre a história da juventude da nossa Força.

  

7 - COSTELÃO DO CAÇADOR:

A Diretoria Regional de Brasília promoveu, em 04 de março último, o VIIIo Costelão do Caçador. O evento em apreço tem sido realizado em estreita coordenação cBurnier, Bukowitz e Saitoom a IIIa Força Aérea (FAE), visando aproveitar a presença de todos os Comandantes de Unidades Aéreas de Caça transitando em Brasília para reunião quadrimestral naquela FAE.

A Regional introduziu uma rotina que já se repete há três Costelões: a apresentação individual de todos os Comandantes de unidades de caça aos caçadores mais antigos, em atividade ou na reserva. No VIIIo Costelão tivemos mais um detalhe: todos os que já comandaram Unidades de Caça no passado se apresentaram aos pica-fumos, anunciando seu nome de guerra, qual Unidade Aérea e quando a comandou. O Caçador mais moderno não só foi o ecônomo do evento como foi também instado a puxar um “Carnaval em Veneza”, o que fez com maestria.

Entre outras presenças ilustres, estiveram conosco o Comandante da Aeronáutica, o Comandante do COMGAR, o Chefe do EMAER e o Diretor-Geral de Ensino (DIRENS). Quorum: 98, entre 75 Caçadores e 23 familiares. Ficou acertado com a IIIa FAE que o IXo Costelão será em julho.

   
Caçador Bukowitz
Piloto de Caça – Turma de 1968



8 - TEXTOS PUBLICADOS NA COLUNA "FORUM":

Em relação à seção “Fórum” do nosso boletim, considerando comentários recebidos de alguns associados sobre textos publicados, gostaríamos de ressaltar o objetivo dela conforme consta no nosso site: “Estimular e colaborar na difusão de ideias e pensamentos visando integrar a comunidade brasileira de pilotos de caça buscando preservar suas tradições e seu espírito de corpo, assim como promover a interação entre seus componentes e a Força Aérea Brasileira”.

Em adição, e conforme consta, também, do nosso site, “O material exibido será impresso em sua íntegra e sob a total responsabilidade do autor”.

Em resumo, e para melhor entendimento, a seção “Fórum” é uma tribuna livre dos pilotos de caça, com vistas a incentivar o debate de ideias, não significando, em absoluto, o endosso por parte da diretoria das opiniões ali colocadas.

  

9 - HiSTÓRIA FOTOGRÁFICA DA AVIAÇÃO DE CAÇA:

Certamente diversos de nossos associados possuem em seu acervo particular fotos que registram, além de momentos pessoais, passagens históricas acontecidas em nossos esquadrões ao longo de suas vidas operacionais.
Nesse sentido, e visando perpetuar esses momentos bem como permitir o acesso de toda a comunidade de pilotos de caça da FAB à história informal de nossas unidades, incentivamos a todos a nos remeterem em mídia eletrônica fotos de seus arquivo particulares, com um pequeno histórico do momento em que elas foram tiradas, para que possamos disponibilizar em nosso site www.abra-pc.com.br.

Antecipadamente nossos agradecimentos.

Senta a Púa !



10 - DEMONSTRATIVO FINANCEIRO RESUMIDO :

      SALDOS EM 29 DE FEVEREIRO DE 2011

 

Conta Corrente (Banco Real)

R$ 3.59179

Fundos ABRA-PC (DI-Supremo)

R$ 39.61290

Sub-total recursos ABRA-PC

R$ 43.20469

 

        FUNDOS ESPECIAIS (*)

 

Desenvolv. Cult. da Av. de Caça

R$ 5.20332

Prêmio Pacau

R$ 60.37160

 

        MÉDIAS DE RECEITAS DE 2012

 

Média anual

R$ 9.98995

 

        MÉDIAS DE DESPESAS DE 2012

 

Custeio

R$ 2.99806

Eventuais

R$ 4.83385

(*) A origem desses recursos deve-se à doação de cem mil reais, feita pelo Brig. Magalhães-Motta à Associação Brasileira de Pilotos de Caça.


PARA REFLETIR


"FALHAR NÃO É OPÇÃO"

Frase escrita em um mural no Centro de Comando da NASA, EUA.




 

Temos 88 visitantes e Nenhum membro online