Atualidades !!!

Atualidades !!!

Atualidades !!! Veja AQUI o ABRA-PC Notícias no125 na versão em PDF. Veja AQUI o ABRA-PC...

Agenda dos próximos eventos

Agenda dos próximos eventos

AGENDA DOS PRÓXIMOS EVENTOS:   Data / Hora Local Evento   25 jan...

GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR Em resposta ao artigo da Maria Boa das 1001 Noites...

XXIX Raduno dos Adelphis

XXIX Raduno dos Adelphis

XXIX Raduno dos Adelphis - 2017 Em uma confraternização que reuniu os integrantes do Esquadrão...

  • Atualidades !!!

    Atualidades !!!

  • Agenda dos próximos eventos

    Agenda dos próximos eventos

  • GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

    GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

  • XXIX Raduno dos Adelphis

    XXIX Raduno dos Adelphis

Esquadrão Joker Esquadrão Centauro

ABRA-PC NOTÍCIAS

(Número 18 - Ano III - agosto de 1999)

  

  

  

MENSAGEM DA DIRETORIA

Uma nova Seção está sendo criada no nosso ABRA-PC Notícias: por sugestão e solicitação de alguns associados, estamos iniciando, já a partir do próximo número, o "Painel do Leitor", cuja finalidade é:

"Permitir a participação do Associado através de exibição de artigos, colaborações, mensagens e textos. O material deverá ser coerente com o objeto social da ABRA-PC, que é estimular e colaborar na difusão de idéias e pensamentos que visem a interação da comunidade brasileira de Pilotos de Caça, buscando também a preservação de usa história, tradições e espírito de corpo" .

As normas para participação são seguintes:


- o material exibido será de total responsabilidade do autor, e será remetido à ABRA-PC via Internet, fax ou correio postal;
- não deverá ser excedido o total de 2 folhas padrão A4 ( fonte tamanho 12, espaçamento normal);
- quando recebido pela Internet, a ABRA-PC irá redirecionar ao autor para confirmação;
- o material será apreciado pelo Conselho Editorial da ABRA-PC, que decidirá sobre sua publicação ou não;
- o conteúdo será exibido em sua íntegra, sem quaisquer alterações;
- por solicitação do autor, o artigo poderá ser devolvido ou não exibido.

Participe!

À la Chasse!

 


AGENDA

05 de Agosto:

aniversário da 3a Força Aérea (III F.Ae.)

14 de Agosto:

Bródio dos Jaguares

21 de Agosto:

aniversário da Base Aérea de Canoas (BACO)

23 de Agosto:

Dia da Intendência da Aeronáutica

 

CABO AREINHA

Areinha número 14B - Dupla Repentista

 


MESA REDONDA III 

Dando continuidade às atividades culturais/históricas relacionadas com a Aviação der Caça Brasileira, a ABRA-PC, com a a quiescência do Instituto Histórico e Cultural da Aeronáutica (INCAER) fará realizar mais uma Mesa Redonda abordando tema sobre a Caça.

O assunto desta vez será A Aviação de Caça e seus aviões - 1975/2010.

A data prevista para a realização do evento é 27 de outubro de 1999 (quarta-feira "da Asa"), sendo que outras informações serão apresentadas no próximo número do ABRA-PC Notícias.

Anote e prepare-se para comparecer.

 


BATE-BOLA

  

1) Monumento - Memorial ao 1o Grupo de Caça:

A Comissão nomeada pela Portaria Ministerial 401/GM1 - 08 jun 99, reuniu-se na Base Aérea de Santa Cruz para dar início aos trabalhos propostos pela referida Portaria. Como primeiro ato, fixou os critérios e os conceitos básicos que devem nortear a elaboração do projeto arquitetônico/artístico. Por sugestão do Veterano Maj. Brig. Fortunato Câmara de Oliveira, buscou-se o aconselhamento do renomado artista Arquiteto Oscar Niemeyer, naquilo que se referia à formatação de um concurso nacional para a mencionada obra.

O Arquiteto Oscar Niemeyer invocando a benemerência e o valor histórico da iniciativa, prontificou-se a oferecer, sem ônus para a FAB, um projeto para o referido Memorial.

2) A Associação tem recebido algumas reclamações de seus associados quanto ao não recebimento do ABRA-PC Notícias e da Estória Informal. Se este é o seu caso, por favor entre em contato conosco para atualizar seu endereço. E não se esqueça de, ao ser transferido, informar à ABRA-PC seu novo destino...

3) Os bonés em tecido "tectel" azul, com bordado "PILOTO DE CAÇA", cores nacionais e emblema da Associação, estão a venda por R$ 8,50 a unidade, ou por R$ 6,00 no caso de encomendas superiores a 25 unidades. Use o nosso no de fax (0 XX 21 531-1515 ) para fazer o seu pedido.

4) Visita à Feira Internacional de Le Bourget - França:

A ABRA-PC recebeu o seguinte comunicado feito pelo 1o Ten.Av. NEWTON de Abreu Fonseca Filho, um dos nossos agraciados com o prêmio de visita à referida Feira:

" Recém-chegado da Feira Internacional venho por este e-mail comunicá-lo do grande êxito da nossa viagem, onde fomos muito bem recebidos, com acesso a praticamente toda a feira, todos os dias, e à oportunidade que tivemos de receber um banho de cultura na França. Pudemos perceber que estamos num atraso tecnológico sim, mas somos caçadores por ideal e acho que cabe a nós esperar pelo futuro com aviões novos e muito mais. Tenha certeza que colocaremos as histórias à sua disposição para divulgação a todos os caçadores. Um forte abraço

À la Chasse!"


PARA REFLETIR...

Há uma tremenda diferença, por exemplo, entre "Aviação" e "Voar". Uma diferença tão grande, que são, virtualmente, dois mundos separados com pouquíssima coisa em comum. A Aviação, de longe o maior dos dois, compreende os AVIÕES e os AVIADORES que têm interesses para além de si mesmos. A grande vantagem da aviação é óbvia: os aviões podem reduzir uma distância muito grande a uma muito pequena. Paris é logo ali...

Os entusiastas da Aviação descobrem que, após um modesto período de treinamento e de aprendizado da mecânica nada difícil do aviões e do elemento nada complicado do ar, podem alimentar constantemente o seu insaciável apetite de novas paisagens, novos sons, coisas novas. Na aviação, o avião é um aparelho de viagens rápidas. Adis-Abeba também é logo ali... Para o aviador portanto, quanto mais rápido, mais confortável e mais simples for seu avião melhor. O céu é o mesmo em todo o lado, e não passa de uma rua por onde o aviador se move para alcançar o seu destino...

Já o HOMEM QUE GOSTA DE VOAR é uma criatura completamente diferente do Aviador. Ele não se preocupa com lugares distantes além do horizonte, e sim com o próprio céu; não lhe interessa encurtar distâncias, interessa-se pela máquina incrível que é o avião em si. Não se movimenta através da distância, mas preocupa-se em manter-se no ar com completo e perfeito controle de sua aeronave, procurando tocar, à sua maneira especial e solitária, essa coisa chamada perfeição.

A aviação, com suas linhas aéreas e seus pilotos automáticos, é uma ciência. VOAR, com seus velhos biplanos e rápidos aviões de corrida, suas acrobacias e seus planadores, é uma arte. O Homem que Gosta de Voar sabe como pilotar o seu avião com o manche e os pedais, e resmunga se não executa um pouso onde a bequilha apenas levanta uma pequena nuvem de poeira ou um silvo na grama da pista.

Para VOAR, o homem e seu avião são submetidos a um teste de performance máxima: é o planador utilizando todas as partículas de ar em ascensão para manter-se em uma técnica; os grandes Mustang e Bearcat gemendo a quatrocentas milhas por hora ao longo das pistas de corrida roçando nos pilares para fazer as curvas; o solitário biplano lá em cima numa tarde de verão, girando um "tonneaux" perfeito... Isto é VOAR!

Já um Aviador não é capaz de se amarrar na carlinga de uma destas máquinas e de pilotá-las tão bem quanto o Homem que Gosta de Voar. Isso só será possível após um longo treinamento, que ironicamente, irá transformar o AVIADOR em um Homem que Gosta de Voar...

 Longe do processo relativamente simples de aprender a pilotar, VOAR apresenta uma gigantesca montanha de detalhes que faz com que os Homens de Gostam de Voar muitas vezes exclamem:

Puxa vida, nunca vou aprender a fazer tudo isso!

 (extraído de "O dom de voar..." de Richard Bach)