Atualidades !!!

Atualidades !!!

Atualidades !!! Veja AQUI o ABRA-PC Notícias no125 na versão em PDF. Veja AQUI o ABRA-PC...

Agenda dos próximos eventos

Agenda dos próximos eventos

AGENDA DOS PRÓXIMOS EVENTOS:   Data / Hora Local Evento   25 jan...

GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR Em resposta ao artigo da Maria Boa das 1001 Noites...

XXIX Raduno dos Adelphis

XXIX Raduno dos Adelphis

XXIX Raduno dos Adelphis - 2017 Em uma confraternização que reuniu os integrantes do Esquadrão...

  • Atualidades !!!

    Atualidades !!!

  • Agenda dos próximos eventos

    Agenda dos próximos eventos

  • GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

    GLOSTER-METEOR vai se APOSENTAR

  • XXIX Raduno dos Adelphis

    XXIX Raduno dos Adelphis

Esquadrão Joker Esquadrão Jaguar

ABRA-PC NOTÍCIAS

(Número 15 - Ano III - março de 1999)

  

  

  

MENSAGEM DA DIRETORIA

22 de Abril de 1945 - 22 de Abril de 1999

Mais de meio século de celebrar o mais penoso e galante dia da refrega. Mas os nossos Veteranos não nos deixaram somente a lição de "missão de guerra cumprida".

Com o passar do tempo, e vivenciando todo o seu legado, percebemos que foram além.

Deixaram-nos a certeza do valor da disciplina consciente, da perseverança no cumprimento da missão e na conquista dos objetivos. Da lealdade inquestionável, do indispensável respeito aos semelhantes para sermos respeitados. E da imprescindível obrigação de honrar o passado, para termos direito ao futuro. Demonstraram, com rara firmeza, que o verdadeiro Soldado-do-Ar é aquele que nada teme: nem mesmo uma nova idéia.

Ensinaram, com exemplos pessoais, que não se envelhece por haver vivido mais, mas sim, por haver desertado dos ideais, pois o passar dos anos enruga a pele, mas a renúncia ao ideal encanece a alma.Nos provaram, sob a liderança de NERO MOURA, que na alma de um autêntico profissional de armas, não deve prosperar a cobiça e o delírio de promover-se, nem a omissão, a covardia, a maledicência; sequer a inércia, o comodismo. Muito menos a ostentação, a vaidade a prepotência e o compadrio.

Assim o fizeram porque acreditavam que a Força Aérea, a qual todos servimos, é forte pelas virtudes de magnanimidade, solidariedade e, principalmente, de pureza de princípios.

E, finalmente, demonstraram que de nada vale um combatente sofisticadamente armado se, em seu peito, não pulsar um coração de bravo.

Nesta data, queridos Veteranos, em nome de todos os seus pupilos, uníssonos lhes dizemos:

mensagem entendida, missão cumprida ! ADELFI!


AGENDA

31 de Março:

Promoção de Oficiais Generais

05 de Abril:

aniversário da BAAN

09 de Abril:

aniversário da DIRMAB

22 de Abril:

Dia da Aviação de Caça

 

 

... E NA DEMONSTRAÇÃO DO 22 DE ABRIL...

 

BOMBA

Bingo ! - desenho do Brig. Fortunato 1990

ALVO

 "- OS MENINOS NÃO SÃO RUINS NÃO... SE ELES TIVESSEM UM P-47, VOCÊ IA VER!..."

  

ATENÇÃO CAÇADOR

Não deixe de comparecer ao INCAER, no dia 28 de Abril de 1999, para assistir a mais uma Mesa Redonda promovida pela ABRA-PC.
O assunto desta vez será: A aviação de Caça - Emprego Operacional: processo histórico e futuro.
O evento terá início às 14:00 h.

  

ESTATÍSTICA DA COMUNIDADE DE PILOTOS DE CAÇA ( março de 99):

Pilotos formados nos E.U.A./Panamá

85

Pilotos formados no Brasil

1197

TOTAL DE PILOTOS FORMADOS

1282

Pilotos na Ativa

527

Pilotos na Reserva

488

Pilotos falecidos

267

Pilotos estrangeiros

15


BATE-BOLA

  

1) Brigadeiros Caçadores:

Temos o grande prazer de registrar a promoção a Brigadeiro do Ar dos seguintes Pilotos de Caça e associados da ABRA-PC:

  • Cel.Av. DELANO Teixeira Menezes
  • Cel.Av. Atheneu Terra de AZAMBUJA
  • Cel.Av. Teomar Fonseca QUÍRICO
  • Cel.Av. Walter CARROCINO Filho

  

2) Viagens para os associados da ABRA-PC no ano de 1999:

Conforme informamos no ABRA-PC Notícias de Fevereiro, segue-se o resultado do sorteio dos nossos associados que irão visitar o "Paris Air Show" ( a ser realizado na semana de 13 a 20 de Junho no Aeroporto de Le Bourget em Paris - França).
De acordo com as extrações 3341 e 3342 da Loteria Federal realizadas nos dias 20 e 24 de fevereiro de 1999, os escolhidos foram os seguintes:

Efetivos
  • 2o Ten.Av. ARTHUR Alexandre Toneli (1o /4o G.Av.)
  • 2o Ten.Av. NEWTON de Abreu Fonseca Filho (1o /4o G.Av)
  • Cap.Av. Maurício Lima de ALCÂNTARA (1o Gp.Av.Ca.)

Suplentes

  • Maj.Brig.R.R. José Carlos MIRANDACorrêa
  • Cel.Av.R.R. ANTONIO HENRIQUE Alves dos Santos
  • Cap.Av. WAGNER Eduardo Mello de Oliveira

  

3) Chez Cox:

O querido amigo e Veterano do 1o Grupo de Caça HÉLIO COX, gentilmente convidou a Diretoria da ABRA-PC e Veteranos para um almoço no Restaurante CHEZ COX, de sua propriedade e de seus filhos.
Situado em Corrêas, na região serrana próximo a Petrópolis, o restaurante é primoroso. Com localização privilegiada no centro de um imenso e bem cuidado jardim, muito bem decorado, o Chez Cox possui um cardápio variado com fantásticas opções. São "imperdíveis" o Hadock com Amêndoas e o Tournedor ao Funghi.
Registramos a presença dos Veteranos Rui Moreira Lima, Fortunato, Miranda Corrêa, Corrêa Neto, Renato Goulart, e o próprio Cox, além do Brig. Magalhães Motta, Brig. Murilo, Cel Póvoas, e T.Cel. Russo, atual Comandante do 1o Grupo de Caça. A ABRA-PC, através de seu Presidente Maj. Brig. Menezes, agradece ao Veterano Cox a gentileza, a fidalguia e a fraterna acolhida. Chez Cox

Nota: Oferece um desconto de 10% aos associados da ABRA-PC.
Rua Carvalho Júnior 113 - Corrêas - tel/fax (024) 221-1075

  

4) Liderança:

É a arte de influenciar e dirigir homens conquistando-lhes obediência, confiança, respeito, lealdade e cooperação na consecução de um objetivo comum.
São atributos de líderes: integridade de caráter, senso de responsabilidade, competência profissional, estabilidade emocional, senso de humanidade, autoconfiança e sinceridade.


PARA REFLETIR...

Eram jovens, corajosos, audazes.

Constituiam a garra ofensiva, o ariete mortífero dum grupo de centenas de outros jovens, também corajosos e entusiasmados, porém cuja arma mais efetiva eram paciência e persistência.

Diariamente saíam, uma, talvez duas vezes. Montavam seus cavalos alados, lançavam o rugido poderoso por sobre aldeias milenárias dos Apeninos e afrontavam as erupções de "flak" que enchiam o vale do rio histórico castigando implacavelmente a máquina de guerra nazista.

 Monstro Ferido Regressavam com seus monstros mecânicos feridos, chamuscados, às vezes claudicantes, despejando-se pelo caminho, mas sempre floreando a manobra de aterragem na assinatura orgulhosa e desafiante de cada esquadrilha. Talvez não voltassem também: uma explosão uma fumaça negra talvez a mensagem final gritada pelo rádio ou a cúpola branca do paraquedas flutuando plácida para um futuro incerto: o campos de prisioneiros, a acolhida cálida dos "partigiani", a morte, quem sabe?

Na base aguardavam os outros jovens, com sua armadura de paciência e persistência. Cuidavam dos monstros que iam partir: alimentavam de metralha as gargantas mortíferas, completavam as cargas explosivas, enchiam de gasolina os estômagos sedentos, experimentavam o rugir potente dos motores... Ou se lançavam sobre os recém-regressados para pensar-lhes os ferimentos das escamas metálicas estancar-lhes as hemorragias de óleo mitigar-lhes a sede de combustível e pólvora... Ou agasalhavam e alimentavam os ginetes que deviam cavalgar os monstros alados para além das montanhas... Ou coligiam informações, juntavam mapas, faziam relatórios, operavam todo o sistema nervoso que dava sentido aso lances isolados de audácia, que amalgamava tudo no esforço comum de milhões de homens em armas contra a tirania.

Sua bandeira gloriosa foi passada de geração em geração. Para transmití-la deram na paz o sangue e o entusiasmo que lhes sobrara da guerra.

Hoje envelhecem, morrem alguns, unidos na memória comum, separados pelos embates da vida. Ora labutam juntos, ora seguem caminhos próprios, em geral esquecidos, vilipendiados às vezes.

Cometeram o supremo erro de sobreviver à campanha dos dias gloriosos! São fantasmas de uma epopéia que os jovens pilotos invejam e os caciques temem.

A morte é a única postura adequada para valentes e os heróis!

Um a um se irão iluminando e brilhando no firmamento. Um dia seus nomes serão lembrados como estrelas da jornada épica em que, no limiar da maioridade, a Pátria brasileira assumiu seu posto na grande marcha dos povos livres. E eles, os jovens de ontem, os mortos de amanhã, estiveram à altura do desafio.

Por isso podem ainda juntar-se, e sorrir, e tornar a ser jovens uma vez em cada ano.

Aos companheiros do 1o Grupo de Caça com um abraço fraterno do

LUIZ FELIPE PERDIGÃO (Paris 22 de setembro de 1977)