VIAGENS A EXPOSIÇÕES AERONÁUTICAS
(Critérios em vigor a partir de 08 de agosto de 2012 - Resolução no 2)
(Modifica critérios de 10 de dezembro de 2008)

 

I - FINALIDADE

A presente Resolução visa estabelecer procedimentos para a doação de facilidades para associados da ABRA-PC, escolhidos pela Diretoria, para participarem de eventos aeronáuticos no Brasil ou no exterior.

II - DEFINIÇÃO DE TERMOS

DOAÇÃO

 A Doação consiste na oferta de facilidades para que o(s) sócio(s), escolhido(s) pela Diretoria da ABRA-PC, possa(m) comparecer a um evento aeronáutico a se realizar no Brasil ou no exterior. A priori, as doações serão conforme critérios e normas pré-estabelecidas.

 FACILIDADES

As facilidades para o(s) escolhido(s) constituir-se-ão, única e exclusivamente, de uma ajuda de custo que será estabelecida pela Diretoria, a cada ano. O numerário necessário a fazer face às despesas será retirado do saldo de caixa da Associação a título de doação.

SÓCIO DONATÁRIO

É o sócio recebedor da ajuda de custo para comparecer a eventos aeronáuticos no Brasil ou no exterior.
Para cada Sócio Donatário previsto (Efetivo), seja por indicação ou por sorteio, deverá haver dois suplentes para o caso de desistência ou indisponibilidade. Os suplentes terão a finalidade única e exclusiva de substituir o(s) escolhido(s) no caso da(s) sua(s) justificada(s) indisponibilidade(s).

 DIA "D"

Data prevista para o início do evento.

EXTRAÇÃO BASE DA LOTERIA FEDERAL

No caso de sorteio para definir o sócio donatário às Exposições Aeronáuticas Internacionais (Le Bourget, Farnborough FIDAE ou outras) a Extração Base da Loteria Federal será a realizada no primeiro sábado do mês de novembro.



III - DOS EVENTOS

A Diretoria definirá a cada ano:

    • Em quais eventos aeronáuticos serão enviados associados;
    • O número de Associados Donatários a participarem de cada evento; e
    • Os critérios para doações.

A priori, os eventos aeronáuticos considerados são:

    • Exposição Internacional Aeronáutica de Le Bourget, Paris, França;
    • Exposição Internacional Aeronáutica de Farnborough, Londres, Inglaterra;
    • Feira Internacional del Aire y del Espacio (FIDAE), Santiago, Chile;
    • Sun'n Fun Fly In, Lakeland, Flórida, EUA;
    • Feira de Oshkosh, Wisconsin, EUA.



IV - DOS CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DE SÓCIO DONATÁRIO

Os critérios são:

    • Indicação; e
    • Sorteio pela Loteria Federal.

Um exemplo de Indicação é o do Estagiário Padrão do Curso de Caça do ano anterior que, a priori, é indicado para assistir a um dos eventos listados no item III. Para essa indicação, existe um regulamento próprio.Os Sócios escolhidos, qualquer que seja o critério, serão sempre ratificados pela Diretoria e terão seus nomes lançados em ata de reunião.

V - DA HABILITAÇÃO

Estarão aptos para o sorteio os associados:

    • Cujas fichas de inscrição tenham sido recebidas na sede da ABRA-PC até o 30º dia anterior a Extração Base da Loteria Federal; (tempo para o trâmite administrativo do cadastro e formalização do início da cobrança das mensalidades);
    • Que estejam com suas mensalidades pagas até 30 (trinta) dias antes da data da indicação ou da Extração Base da Loteria Federal;
    • Os que já tenham viajado como Donatários ou Suplentes em eventos anteriores seja por indicação ou por sorteio não concorrerão ao sorteio.
VI - DOS SORTEIOS
 

Os sorteios a serem considerados serão os da Loteria Federal.

O sócio sorteado será aquele cujo NSI (Número Seqüencial de Inscrição) coincida com o número formado pelos três últimos algarismos (centena) do sorteio da Extração Base da Loteria Federal.
Quando o número (NSI) dos associados ultrapassar 999 (novecentos e noventa e nove), serão considerados os quatro últimos algarismos (milhar) do referido sorteio, sendo que o primeiro desses algarismos será considerado como inexistente quando for igual a “zero” ou for “par” e considerado como “1” quando for “impar”.

Caso qualquer um dos números sorteados na extração da Loteria Federal não corresponda a um sócio habilitado, ou seja superior ao maior NSI existente, será considerado o número do prêmio imediatamente inferior até o 5º prêmio da extração.

O(s) sócio(s) suplente(s) será(ão) escolhido(s) a seguir considerando-se também o número do prêmio imediatamente inferior ao já utilizado.

Se a Extração Base da Loteria Federal não for suficiente para a escolha do(s) Sócio(s) Donatário(s), Efetivo(s) e Suplente(s), será considerada a extração seguinte e assim por diante até que se concretizem as escolhas.Se por qualquer que seja o motivo não houver extração da Loteria Federal na data prevista (2º sábado de janeiro) será considerada a extração do sábado seguinte, e se necessário as subseqüentes.No caso de desistência ou indisponibilidade de qualquer dos Donatários Efetivos e, havendo tempo hábil, os suplentes serão acionados na respectiva ordem.

EXEMPLO DA ESCOLHA POR SORTEIO

 

Se o número sorteado do 1º prêmio da Loteria Base for 56.989, a centena considerada para escolha será 989. Supondo-se que o NSI mais alto seja 778, esse 1º prêmio será desconsiderado e tomaremos por base o prêmio seguinte.Se o número sorteado do 2º prêmio for 12.345, a centena considerada para escolha será 345 e o associado de NSI 345 será o escolhido.



VII - DAS COMUNICAÇÕES

A ABRA-PC comunicará as respectivas escolhas ao(s) Donatário(s) Efetivo(s) e Suplente(s) com a maior brevidade possível, utilizando os meios de comunicação disponíveis e das informações existentes no cadastro do associado.

O resultado da escolha será comunicado também por correspondência circular, no sítio eletrônico (“home page”) da Associação e em data oportuna a todos os associados.

Se apesar de todos os esforços da Diretoria da ABRA-PC, algum escolhido não puder ser localizado pelos dados cadastrais existentes até 30 (trinta) dias após a reunião de escolha, serão acionados, pela ordem, os respectivos Suplentes.

O(s) Donatário(s) Efetivo(s) e o(s) Suplente(s) deverão confirmar à ABRA-PC suas disponibilidades para a viagem até 90 (noventa) dias antes do evento (dia “D”).

VIII - DA ENTREGA DA DOAÇÃO

Objetivando facilitar a aquisição das passagens e a reserva de hotéis, a doação será entregue, em princípio, logo após a confirmação dos donatários de sua disponibilidade para a realização da viagem.Cada Donatário deverá assinar recibo das doações recebidas, comprometendo-se a devolver as doações em caso de desistência ou cancelamento.



IX - DA DESISTÊNCIA

Considerando-se que o atual aumento do fluxo turístico trouxe dificuldades para as reservas de passagens aéreas e reserva de hotéis, especialmente nas épocas das feiras internacionais, o sócio Donatário Efetivo que desistir, qualquer que seja o motivo, deverá informar até 60 dias antes do evento, para que se possa acionar o Suplente.
Se por qualquer que seja o motivo, a desistência for com menos de 45 dias, a ABRA-PC avaliará se o tempo disponível é suficiente para se acionar o Suplente. Caso não seja possível, o Suplente viajará no ano seguinte como Efetivo.



X - DO CANCELAMENTO

O evento poderá ser cancelado pela Diretoria da ABRA-PC e comunicado aos associados:

    • Na impossibilidade de se preencher com os Suplentes a vaga aberta;
    • por motivo de força maior devidamente reconhecido e justificado.




XI - DAS RESPONSABILIDADES

A ABRA-PC, representada por sua Diretoria, se isenta de quaisquer outras responsabilidades que não a transparência das escolhas e da respectiva ajuda de custo.Embora a ABRA-PC se empenhe em conseguir outras facilidades para o(s) Donatário(s), este(s) deverá(ão) providenciar, por seus próprios meios, todas as demais necessidades para a concretização da viagem.



XII - DISPOSIÇÕES FINAIS

Os casos omissos e imprevistos que ocorram deverão ser comunicados imediatamente à Presidência/Diretoria de Administração para as devidas providências.

 




Secretário
Cel. Av. Sérgio Ribeiro

APROVO:
Brig. Teomar Fonseca Quírico
Presidente da ABRA-PC

 

Temos 7 visitantes e Nenhum membro online