1-14gavp

1-10gavp

 

 

 ATA DA 247a REUNIÃO DA DIRETORIA DA ABRA-PC

 

 

Às 09:30 horas do dia 7 de fevereiro de 2017, nas dependências do Clube da Aeronáutica (Sala Brig Ar Nero Moura), na Praça Marechal Âncora, 15, Rio de Janeiro/RJ, foi realizada a Ducentésima Quadragésima Sétima Reunião de Diretoria da ABRA-PC.

Compareceram os seguintes membros (listados por senioridade):

- Brig. Nero Moura (in memoriam);
- Cel. Av. Odilon Holmitives Pereira (Diretor Financeiro);
- Cel. Av. Sérgio Ribeiro (Conselho Fiscal);
- Brig. Américo Soares Filho (Conselho Deliberativo);
- Cel. Av. Silvio Potengy (Diretor Financeiro);

- Brig. Teomar Fonseca Quírico (Presidente);
- Ten. Cel. Av. Gilberto Pedrosa Schittini (Diretor Cultural);
- Ten. Brig. Marco Aurélio Gonçalves Mendes (Conselho Deliberativo);
- Maj. Brig. Jorge Cruz de Souza e Mello (Conselho Fiscal);

- Maj. Brig. Álvaro Luiz Pinheiro da Costa (Vice-Presidente);
- Cel. Av. Roberto Cezar Salvado Fleury Curado (Diretor de Comunicação Social);
- Cel. Av. Ricardo Domingues de Mattos (Diretor Administrativo); e
- Cel. Av. Luiz Paulo da Silva Costa (Vice-Diretor Administrativo).

Feita a leitura da Ata 246.

O Presidente agradeceu a presença dos Diretores, enalteceu a recuperação e o retorno do Cel Potengi após o acidente automobilístico ocorrido, lembrou de ser esta a primeira reunião do ano de 2017, os desafios da ABRA-PC para este ano e em seguida, deu início à discussão dos assuntos previstos na pauta para a 247ª reunião, sendo aberta a palavra a todos os Diretores, como se segue:

1) Festividades de Comemoração do Dia da Aviação de Caça em 2017
Foi colocado pelo Presidente a notícia trazida pelo TCel Kauffman em relação à preocupação do Comandante da BASC quanto à falta de recursos para realização das atividades tradicionais da Caça neste ano de 2017, considerando também a desativação da Base Aérea de Santa Cruz, conforme informado pelo seu atual Comandante, Cel Av Ronconi. O Presidente passou a palavra ao TCel Kauffman que apresentou ideias para uma possível inovação das festividades da Aviação de Caça. Conforme ele, a ABRA-PC assumiria a coordenação das festividades que se realizariam de forma localizada dentro das Unidades Aéreas. Seriam encaminhados representantes da ABRA-PC como juízes de disputas/competições. Essas competições poderiam ser compostas por modalidades virtuais com simuladores de voo em computador, provas de tiro, natação e/ou corrida, prova aérea e numa solenidade local, um discurso do representante da ABRA-PC. Foi deliberado pelos diretores que a ideia do TCel Kauffman poderia ser implantada, porém em sua quase unanimidade a segmentação das comemorações não seria favorável para a continuidade das tradições da Aviação de Caça, que estão vinculadas à Base Aérea de Santa Cruz (nosso Vale do Pó), e às atribuições da ABRA-PC como bastião da conservação da cultura dessa Aviação no Brasil. Com isto, haverá ingerências por parte do Presidente e do TB Mendes com vistas à manutenção das comemorações nos termos do que ocorre todos os anos.

2) Leitura da Ata 246 e Deliberações
MB Souza e Mello informou que as atas estão disponíveis para consulta no site da ABRA-PC.
Brig Quírico solicitou ao MB Souza e Mello a impressão das atas que ainda não estariam assinadas, colhesse as assinaturas e efetuasse a respectiva encadernação para arquivo.
Brig Quírico solicitou ao MB Pinheiro a confecção de um artigo relativo ao Ofício sobre a elevação da Segunda Elo como Unidade de Caça nos anos de 2002 e 2003.
O Cel Fleury conversará com o Cel Ronconi sobre o espólio do Brig Meira. Foi informado que o Cel Silva Junior passará na casa do Brig Meira para levantar o espólio.
O Cel Domingues informou sobre a mudança da Missão da Força Aérea, com a inclusão do termo “e integrar o território nacional”.
O Brig Quírico elogiou o trabalho do Cel Fleury no resgate de ex-associados. Foi enaltecido o trabalho para sensibilizar cada um dos ex-associados para regularizarem a sua situação perante a Associação (afastamento, retorno, desligamento, inadimplência).
O Brig Quírico manifestou a preocupação em relação aos livros expedidos pela ABRA-PC para os associados que retornaram por falta de localização dos destinatários. Foi colocada a ideia de se encaminhar esse tipo de correspondência até o mês de dezembro, com vistas a se antecipar às movimentações dos associados.

3) Designação de representante Regional da ABRA-PC em Brasília
Em virtude do falecimento do Cel Bukowitz, Representante da regional de Brasília, foram levantados associados que pudessem fazer parte da Diretoria naquela localidade: foram discutidos e aceitos por unanimidade os seguintes nomes em ordem de prioridade: 1 - Maj Brig KERSUL; 2 - Ten Brig FRANCISCANGELES; e 3 - Ten Brig BURNIER para consulta e possibilidade de aceitação. Tal convite ficará a cargo do Sr Presidente, Brig Quírico.
4) Posse de novos diretores
Por solicitação, devido a compromissos profissionais, o Cel Fleury passará a compor o Conselho Deliberativo em substituição ao Cel Ajax.
Considerando as deliberações dos presentes na reunião, foram empossados para a diretoria de Comunicação Social o Cel GILSON DE BARROS CAPUTO JÚNIOR e, como Vice-Diretor Administrativo, o Cel LUIZ PAULO DA SILVA COSTA. O Maj Brig Souza e Mello fará as devidas inserções e modificações na nossa HP em http://www.abra-pc.com.br/index.php/administracao/diretoria.html.

5) Encadernamento dos boletins armazenados
Conforme o item 1 da Ata 246, foram encadernados os 118 boletins bimensais emitidos pela ABRA-PC. O trabalho foi capitaneado pelo Cel Ribeiro juntamente com a Sra Lúcia que é a responsável pela firma Encadernação RJ no Catete. (email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ).
Foram apresentadas as encadernações pelo Cel Ribeiro. Interessados em reproduções e consultas poderão solicitar por meio do site da Associação e deverão ser ressarcidas conforme despesas apontadas pela diretoria administrativa.
O Brig Quirico solicitou ao Cel Fleury, em coordenação com Maj Brig Souza e Mello, disponibilizar foto dos volumes encadernados do ABRA-PC Notícias na página da Associação.

6) Autorização da suspensão de pagamento do seguinte associado em missão no exterior, sem ônus para o associado nos períodos ao lado de seu nome (período em que está em missão no exterior), pois solicitou a suspensão do pagamento conforme previsto na Ata 238
• NSI 0567 – Maj MAURICIO JOSE DE OLIVEIRA CORTE REAL (Suécia de fev/2017 a abr/2019). Já autorizou novamente o desconto em folha a partir de abr/2019.
7) Pagamento de Associados em Missão no Exterior
O seguinte Associado em missão no exterior optou por fazer o pagamento integral de suas mensalidades conforme Ata 238:
• NSI 0840 – Maj TONY GLEYDSON BARBOSA COSTA (EUA de fev/2017 a mar/2019). Já autorizou novamente o desconto em folha a partir de abr/2019.
 
8) Ratificação de desligamento conforme Ata 237/239
Os seguintes associados ratificaram seus desligamentos conforme previsto nas Atas 237/239:
• Maj Brig PAULO ROBERTO PERTUSI (E307 - NSI 0458) - Atualmente na reserva da FAB.
Histórico: data em que se associou: 22/04/1998. Informou não ter interesse em continuar como sócio da ABRA-PC, ratificando, via email, datado de 25/12/2016, o seu desligamento realizado na Ata 239, não havendo registros de ter pago uma única mensalidade entre janeiro/2005 até a presente data.
• Cel ROGERS ASCEF (E553 - NSI 0597) - Serve atualmente no CCA-RJ.
Histórico: data em que se associou: 14/06/2002. Informou não ter interesse em continuar como sócio da ABRA-PC, ratificando, via email, datado de 18/12/2016, o seu desligamento realizado na Ata 239, constando como a última mensalidade paga: novembro/2005.
• Maj FERNANDO WILSON SILVA DO COUTO (E508 - NSI 0667) - Serve atualmente no EMAER.
Histórico: data em que se associou: 04/02/2005. Informou não ter interesse em continuar como sócio da ABRA-PC, ratificando, via email, datado de 18/12/2016, o seu desligamento realizado na Ata 237, constando como última mensalidade paga janeiro/2010.
Após deliberação, a Diretoria ratificou a decisão das Atas 237/239 de afastar os associados supramencionados.
 
9) Solicitação de desligamento de Associado
O seguinte Associado pediu desligamento por não desejar mais participar de nosso seleto grupo:
• Ten Cel RICARDO CABRAL DA SILVA (E293 - NSI 0444) - Serve atualmente na COPAC.
Histórico: data em que se associou: 12/11/1998. Por não desejar mais participar da ABRA-PC, solicitou seu desligamento, via HP da ABRA-PC, datado de 19/01/2017, estando rigorosamente em dia com as mensalidades.
Após deliberação, a Diretoria decidiu que o Oficial listado acima deverá ser afastado do quadro de Associados da ABRA-PC a partir da presente data.
 
10) CV dos diretores da ABRA-PC
Em cumprimento ao item 14 da Ata 238, o Cel Fleury enviou email a todos os diretores em 17/04/2016 e reenviou em 06/05/2016; 05/06/2016; 04/07/2016; 01/08/2016; 11/09/2016; 07/10/2016; 06/11/2016; 28/11/2016 e 02/02/2017. Deixa-se registrado que, além dos 14 que já entregaram seus CV (registrados nas Ata 239, 240, 242 e 246), entregou seu CV o seguinte diretor:
- Brig Quírico.
Foram solicitados os currículos dos novos Diretores: Cel Caputo e Cel Luiz Paulo. Estes e o Maj Brig Hortêncio encaminharão os respectivos CV por email ao Cel Fleury.
Os mesmos estão arquivados em mídia no computador da ABRA-PC, sito, na sala disponibilizada pelo INCAER, numa pasta eletrônica denominada "CV Diretoria".
 
11) Desligamento de associado falecido
Em cumprimento ao item I do artigo 14 do Estatuto, foram desligados os seguintes associados:
1- Brig SERGIO LUIZ MILLON - NSI 0470;
2- Cel ALEXANDRE BUKOWITZ - NSI 0058.
 
12) Edição do livro do Sr Adriano Silva Baumgartner
O Sr Baumgartner solicitou, via email da HP, que a ABRA-PC patrocinasse a edição de livro de sua autoria sobre história de aviação militar, na qual narra a trajetória de um piloto da RAF nascido no Brasil com 7 vitórias na I Guerra Mundial. O aludido livro terá 350 páginas e não sairá por menos de R$ 10.000,00 aos cofres da associação.
Foram discutidos os aspectos referentes à solicitação do autor. Segundo as deliberações, ficou a cargo do TCel Schittini (Diretor Cultural) entrar em contato com o Sr. Adriano com vistas a conseguir cópias do livro para avaliação de uma comissão composta por Diretores (MB Pinheiro, TB Mendes e MB Souza e Melo). Ficou acertado que caso haja pertinência com os interesses da ABRA-PC e apresente grau de qualidade literária aceitável para os padrões da Associação, serão deliberados nas próximas reuniões os custos e os meios de publicação do livro.
 
13) Deliberações da Diretoria
Foi franqueada a palavra aos Diretores presentes que se manifestaram conforme:
TB Mendes
    - Informou sobre a existência do Sistema Cultural Informatizado (SISCULT) do Comando da Aeronáutica que está disponível para uso e poderia ser prestigiado pela ABRA-PC e receber contribuições;
    - Enalteceu o trabalho do Sr. Baugartner e colocou que o pedido do autor mereceria ser considerado pelo valor histórico da participação brasileira na I Guerra Mundial por meio de um Piloto de Combate;
    - Colocou informações sobre a existência do livro “Brasil na I Guerra Mundial” em que apresenta um capítulo sobre Aviadores Brasileiros (Pilotos militares da Marinha e do Exército) voando na Europa em 1911;
    - Sobre as comemorações do dia 22 de Abril colocou que a ABRA-PC deveria influenciar os Oficiais Generais da FAB para a preservação das tradições e a manutenção da Festa da Caça nos moldes da tradição;
    - Sugeriu a inclusão da aeronave Boeing P-12 como aeronave histórica no próximo volume do periódico da ABRA-PC. Informou que passará ao Brig Pinheiro as informações e dados que possui para essa inclusão. Lembrou que dois exemplares desse tipo de aeronave deram início à atividade aérea na FAB a partir de 1941.
Cel Potengy:
    - Enalteceu a história dos pilotos brasileiros que voaram na Europa e combateram na I Guerra Mundial e sugeriu a publicação das estórias no periódico da ABRA-PC.
    - Enalteceu a inclusão das aeronaves de caça que já fizeram parte do acervo da FAB na página de internet da ABRA-PC; e
    - Elogiou a proposta do TCel Kauffman, porém enalteceu as considerações sobre não deixar com que morram as tradições da Festa da Caça.
TCel Schittini
    - Relembrou sobre a eleição do Vencedor do “Prêmio Pacau” na próxima reunião;
    - Apresentou sugestões de atividades culturais da Associação para este ano de 2017: Eventos (Simpósios ou Seminários) com temas de Aplicação da FAB no século XXI, com base em um Artigo lido: “ The End of the Begining: On the Application of Aerospace Power in an Age of Fractured Sovereinty.”
    - Lembrou sobre a solicitação de encaminhamento mensal de fotos de eventos das Unidades Aéreas (passagem de comando, aniversários etc.) e outros eventos históricos. Estas solicitações, infelizmente, não receberam a atenção por parte dos Oficiais de Relações Públicas. Foi informado pelo Cel Fleury que uma mensagem coletiva, via whatsApp, foi encaminhada para esses oficiais, relativa às recentes passagens de comando, porém não foi respondida até o presente momento.
Cel Ribeiro:
    - Informou que está fazendo o levantamento histórico da ABRA-PC;
    - Informou que vai ordenar a sequência histórica das aeronaves da I Guerra Mundial e passar para o Brig Pinheiro com vistas a encadeá-los na história e na publicação no periódico da Associação;
    - Solicitou a confecção de lista de Planejamento de Atividades da Diretoria com vistas ao estabelecimento de um cronograma de desembolso. Cada Diretoria deverá informar na próxima reunião suas necessidades de despesa ou sugestões de despesa (brindes, viagens, passeios, publicações de livros, prêmios etc.). Considerou, ainda, a necessidade de deliberação na próxima reunião dessas despesas; e
    - Sugeriu a escrituração de um artigo sobre a importância do 22 de Abril e a sua manutenção no calendário festivo das novas organizações da FAB após a reestruturação.
Cel Fleury:
    - Apresentou sua opinião de que o Prêmio Pacau deveria ser dado a apenas um ganhador e considerou prejudicial a diluição do prêmio para mais de um ganhador;
    - Sugeriu que os pilotos da diretoria que voaram Gloster fizessem considerações sobre as particularidades das aeronaves nas fotos que comporão o acervo da página de internet, com vistas a abrilhantar as curiosidades sobre essa aeronave.
Cel Domingues:
    - Lembrou sobre a necessidade do estabelecimento de um calendário de eventos da ABRA-PC para este ano de 2017; e
    - Sugeriu a retirada dos nomes dos ex-diretores da relação de aniversariantes da Diretoria, o que foi aceito.
Cel Luiz Paulo:
    - Agradeceu a aceitação da oportunidade de participar da Diretoria; e
    - Sugeriu que a ABRA-PC apoie a publicação anual de livros de historiadores cujos títulos estejam ligados à Aviação de Caça.
Brig Quírico:
    - Agradeceu a participação dos Diretores presentes e informou sobre a data da próxima reunião, no dia 8 de março.


Nada mais havendo a se tratar, após o “Adelphi” comandado pelo Cel Pereira, foi encerrada a Reunião, sendo confirmada a próxima Reunião (248ª) para o dia 08 de março de 2017 no INCAER.


Rio de Janeiro, 07 de fevereiro de 2017.
 

Luiz Paulo da Silva Costa – Cel.-Av. R1

Secretário na reunião

 

 Teomar Fonseca Quírico – Brig.-do-Ar R1

Presidente

 

Senta a Pua, Brasil!
  

As datas programadas para as próximas reuniões da Diretoria em 2017 são:

08 de março 12 de abril 10 de maio 14 de junho 14 de julho
09 de agosto 13 de setembro 11 de outubro 08 de novembro 13 de dezembro

 

 

Temos 56 visitantes e Nenhum membro online