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ATA DA 238a REUNIÃO DA DIRETORIA DA ABRA-PC

 

 

  

Às 09:30 horas do dia 13 de abril de 2016, nas dependências do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica - INCAER, na Praça Marechal Âncora, 15, Rio de Janeiro, RJ, foi realizada a Ducentésima Trigésima Oitava Reunião de Diretoria da ABRA-PC.

Compareceram os seguintes membros (listados por senioridade):
Brig. Nero Moura (in memoriam);
Cel. Odilon Holmitives Pereira (Diretor Financeiro);
Cel. Ajax Augusto Mendes Correa (Conselho Deliberativo);
Cel. Sérgio Ribeiro (Conselho Fiscal);
Cel. Sílvio Potengy (Diretor Financeiro);
Brig. Américo Soares Filho (Conselho Deliberativo);
Cel. Reinaldo Peixe Lima (Conselho Deliberativo);
Brig. Teomar Fonseca Quírico (Presidente);
Maj. Brig. Paulo Hortênsio Albuquerque Silva (Conselho Fiscal);
Ten. Brig. Marco Aurélio Gonçalves Mendes (Conselho Deliberativo);
Maj. Brig. Jorge Cruz de Souza e Mello (Conselho Fiscal);
Maj. Brig. Álvaro Luiz Pinheiro da Costa (Vice-Presidente);
Cel. Roberto Cezar Salvado Fleury Curado (Diretor de Comunicação Social); e
Ten. Cel. Rubens Gonçalves (Comandante do 1º GAvCa - Convidado).
 
O Brig. Quírico deu início a reunião agradecendo a presença de todos e principalmente do Ten. Cel. Gonçalves e passou diretamente a palavra ao Cel Ribeiro para discorrer sobre o 1º tópico da pauta prevista.

1) Balanço financeiro 2015, previsão 2016:
O Cel. Ribeiro apresentou a análise do balanço financeiro de 2015, informando dentre outras coisas, que a média do custo para se fazer o boletim impresso é de R$ 8.000,00 (como o mesmo é bimestral, tem-se um gasto mensal de R$ 4.000,00 por conta do boletim impresso). Informou que, em média, cada viagem ao exterior custa para ABRA-PC R$ 13.000,00 com todos gastos aí incluídos. Os brindes confeccionados em 2015 (bonés e mouse pad, este 2º ainda não enviado aos associados) custaram R$ 14.000,00, mais R$ 2.000,00 de embalagem e outros R$ 14.000,00 de despesas de correio para envio aos associados (somente o boné). Durante a explanação o Maj Brig Souza e Mello fez um aparte explicando que existe um relatório detalhado de gastos de 2015 disponível para consulta, feito pela Diretoria Financeira.
O Ten Cel Gonçalves sugeriu que para os associados da ativa que estiverem servindo nas UAe de caça a distribuição de brindes poderia ser realizada durante a RAC. Isto minimizaria as despesas de correio. Também se disponibilizou para ajudar nesta distribuição durante a RAC.
O Cel. Ribeiro apresentou também a previsão de receita e despesas para 2016, já computado um aumento linear de 11% nas despesas.

2) Recebimento do boletim impresso:
Foi acordado que deverá constar no próximo boletim, assim como deverá ser informado na palestra da ABRA-PC durante a RAC no dia 21/04/2016 que aqueles associados que desejarem continuar recebendo o boletim impresso deverão informar a ABRA-PC por qualquer meio possível, mas preferencialmente pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , visto que é uma meta da ABRA-PC, até outubro de 2016 migrar na sua quase totalidade para o boletim digital, a ser enviado via email para os associados. Isto visando diminuir a despesa do envio por correio do boletim impresso.

3) Aumento da mensalidade em agosto/2016:
Foi deliberado e acordado por todos presentes que em agosto de 2016, juntamente com o aumento do soldo, será aumentada a mensalidade dos associados na mesma proporção, em porcentagem.

4) Mensalidades de Associados em missão no exterior:
A decisão da Ata 237 de permitir duas opções aos associados em missão no exterior foi estendida por unanimidade a TODOS que estão HOJE no exterior e consigamos contatar. Relembrando, as duas opções são: a) suspender temporariamente o pagamento e consequentemente as benesses, ou b) continuar pagando e tendo direito a todas benesses.
Ainda com relação a este assunto, o Cel. Potengy informou que fará contato preliminar com a SDPP com o intuito de tentar fazer com que o desconto em folha das mensalidades seja reativado automaticamente quando do retorno do associado ao Brasil.

5) Teto máximo de contribuição para reintegração ao quadro de associados:
Foi definido que o teto máximo de contribuição será de 24 meses da mensalidade vigente para que os associados inadimplentes possam retornar ao quadro de associados da ABRA-PC. Isto teve como objetivo não inviabilizar o retorno dos sócios, uma vez que não existe ABRA-PC sem os associados.
Como inúmeros associados já foram cobrados e pagaram mais de 24 meses conforme a Ata 213 vigente até esta reunião, o Cel. Fleury será o responsável por contatar estes que pagaram “a mais” para devolver o numerário pago a mais e/ou ratificar o desejo do associado em, voluntariamente, doar esta quantia para ABRA-PC.
 
6) Participação da ABRA-PC na RAC 2016 em SC:
Todos os diretores estão convidados a comparecer à palestra da ABRA-PC a ser realizada no cinema da BASC entre 9:00 e 9:40 do dia 21/04/2016. Foi acordado que durante a apresentação será projetado o símbolo da ABRA-PC e sua missão (responsável, Brig Quírico), e os seguintes tópicos deverão ser apresentados pelo Sr Presidente:
- Relatório sucinto das atividades da ABRA-PC;
- Entrega do PPMM aos 2 ganhadores. Neste momento deverá ser projetado o quadro que será entregue aos ganhadores (responsável Ten Brig Mendes);
- Informar sobre o boletim digital e que o impresso somente será enviado a quem solicitar;
- Informar sobre as duas opções que terão os militares em missão no exterior relativamente as mensalidades e suas consequências;
- Informar os sorteados das viagens a Farnborough: Cap Carlos Eduardo Azevedo Alvares – DECEA-MN; e Estagiário Padrão: 2º Ten Leonardo Tosto - 3º/3º GAv;
- Entrega dos bonés aos representantes de cada UAe de caça. Bonés esses que retornaram do correio. Este procedimento visa minimizar as despesas de correio, evitando o reenvio por este meio. O Brig Quírico se prontificou a levar todos os pacotes pessoalmente.

7) Participação da ABRA-PC em palestra na AFA em 2016:
Em resposta a solicitação do associado, Cap Duque, sobre a possibilidade de ainda este ano participarmos de palestra na AFA, foi informado pelo Maj Brig Souza e Mello que o Maj Brig Amaral já havia sido contatado sobre esta possibilidade (que já estava sendo maturada pela diretoria) e informou que o Comandante da Academia, Brig Valadares, aprovou a ideia, inclusive imaginando a participação de outras associações. O Ten Brig Mendes fará a coordenação relativamente a data a ser proferida tal palestra e se haverá apoio de aeronave para diretoria se deslocar para o evento.

8) Prêmio ao 01 de voo da AFA indicado para Aviação de Caça:
Foi discutida a sugestão do Cap Duque, instrutor na AFA, de se dar um prêmio ao 01 de voo do 4º ano que foi indicado para Caça. Tal sugestão foi descartada de modo a que todos os Cadetes indicados para o curso de seleção para Aviação de Caça fossem agraciados com a mesma distinção, que tem por finalidade motivá-los e ajudá-los a serem integrados ao ambiente da caça. Assim, foi definido pela diretoria que todos os Cadetes acima receberão um brinde da ABRA-PC que ainda será definido. Imagina-se que a entrega deverá ser feita no final do ano na AFA, quando os Cadetes terão conhecimento de quem foi indicado para a aviação de caça. Deverá ser discutido como, quando e quantos representantes da ABRA-PC irão a Pirassununga para entrega desses brindes.

9) Palestra do Sr Marcos Vinícius em 2016:
A coordenação prévia foi realizada pelo Brig Quírico, e a palestra, sugerida inicialmente pelo Sr. Carlos Lorch, Produtor da Revista Força Aérea, deverá abordar o que há de mais novo no sistema de controle do espaço aéreo israelense e a suas possibilidades de adaptação a aeronaves modernas.
Por orientação do Brig Quírico, passada ao palestrante, Cel.-Av. R1 Marcus Vinicius Pessôa, a palestra deverá ser apenas sobre a capacidade de tráfego aéreo militar dos israelenses e de como a tecnologia poderia trazer benefícios a um caça moderno no sistema, sem conotações de ordem comercial, tendo em vista os objetivos para os quais a Associação Brasileira de Pilotos de Caça foi criada.
A realização da palestra deverá ser coordenada pelo Maj Brig Pinheiro com o Cel Marcus Vinicius, da turma de 1984 de BQ, cujo currículo pode ser acessado em <https://br.linkedin.com/in/marcuspessoa>.
Originalmente a palestra estava tentativamente prevista para a segunda quinzena de novembro de 2015. Por dificuldades de agenda foi adiada e deverá ser marcada agora para a segunda quinzena de maio de 2016, com os seguintes fatores de planejamento:
1) Duração: 45 min de apresentação e 30 min de perguntas.
2a) Título: Balanceando aeronaves, sistemas de armas e sistema de gestão das operações para efetiva execução das Operações Aéreas Militares: uma visão do contexto israelense.
2b) Resumo: No moderno cenário das Operações Aéreas Militares é necessário que se tenha uma capacidade equilibrada, considerando aeronaves, sistemas de armas e sistema de gestão das operações. Isto é particularmente verdade quando consideramos uma doutrina militar que privilegia a defesa, e durante operações de Defesa Aérea.
Nesse contexto, o Sistema de Gestão das Operações atua como um fator multiplicador de força nos vários cenários de engajamento. Para ilustrar a apresentação serão citados exemplos dentro do contexto israelense.
3) Auxílios: os auxílios (computador com Power Point, um projetor e microfone) são suficientes.
4) A palestra é Ostensiva, mas não poderá ser gravada. O Cel Marcus Vinicius irá consultar sobre a possibilidade da disponibilização no site da ABRA-PC.
5) A princípio não será distribuído material para a assistência.

10) Palestra sobre o Wide Area Display (WAD) do painel do Gripen:
Será coordenada pelo Brig Quírico e foi acordada que seria em data posterior a da palestra do item 9.
    
11) Piloto da Marinha aceito como associado post-mortem:
Deverá constar no próximo boletim que o Capitão Tenente Bruno Rodrigues, piloto da Marinha do Brasil em curso de liderança que faleceu em acidente com A-29 em Campo Grande, foi aceito como associado post-mortem por solicitação do Ten Cel Cramer, seu Comandante à época no 3º/3º GAv.

12) Modificação do regulamento de viagem ao exterior:
Caso o sorteado para viagem ao exterior esteja em missão no exterior, ou indo para missão no exterior, com as mensalidades em dia, poderá escolher entre realizar a viagem no ano previsto do sorteio, ou aguardar seu retorno ao Brasil, mantendo seus direitos assegurados.

13) Reintegração de associados da ABRA-PC:
Foram reintegrados ao quadro de associados da ABRA-PC, após cumprir o previsto na Ata 213, os seguintes associados:

NSI 0485 - TC Bruno Pedra
NSI 0199 - CE Felipe Cruz Velasco
NSI 0067 - BG Luiz Carlos Lebeis Pires Filho
NSI 0329 - BG Carlos Eduardo Alves da Silva
NSI 0308 - CE João Campos Ferreira Filho (5 x 109,00) - 2ª paga em 12/04/2016
NSI 0113 - TC Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues
NSI 0826 - 1T Vinícius Marcel Holdorf (5 x 95,10) - 1ª paga em 07/04/2016
NSI 0734 - CP Franklin Resende Mattei (4 x 128,37) - 1ª paga em 04/04/2016
NSI 0809 - 1T Carlos Henrique de Almeida Gaspar
NSI 0205 - CE Mark Lima Santos
NSI 0095 - CE Sergio Barros de Oliveira
NSI 0617 - MJ Cássio de Souza Neto Gonçalves
NSI 0486 - TC Charles Henrique Ferreira
NSI 0097 - CE Alexandre Rocha Alves
NSI 0500 - TC Glauco dos Santos Candido
NSI 0856 - 1T Ivan Campos Braga Junior
NSI 0215 - CE Maurício Lima de Alcântara
NSI 0315 - TC Helmer Barbosa Gilberto

14) CV dos diretores da ABRA-PC:
O Cel. Ribeiro sugeriu que todos os diretores façam um CV e deixem arquivado na ABRA-PC. Ele entregou o seu, que será o padrão e será enviado pelo Cel. Fleury a todos, via email, para que preencham e retornem para arquivo na associação.

15) Regimento interno da ABRA-PC:
Será distribuído via email, pelo Cel. Ribeiro, o regimento interno da ABRA-PC para críticas e sugestões de todos diretores.

16) Cargo do Cel. Pereira na diretoria da ABRA-PC:
Foi definido que o Cel. Pereira será o adjunto do diretor financeiro, Cel. Potengy.

17) PPMM:
O Ten. Brig. Mendes informou que diferentemente dos anos anteriores, em que o prêmio era de R$ 3.000,00, será disponibilizado R$ 4.000,00 para premiar os 2 trabalhos vencedores com R$ 2.000,00 cada. Além disso, cada ganhador receberá um quadro com o histórico do PPMM, no qual constará o símbolo do prêmio e a foto do cheque simbólico de R$ 2.000,00. Os vencedores foram: 1º Ten André Vianna Vasconcelos Justo do 3º/3º GAv - "Implantação de coaching mental para o aprimoramento dos Pilotos de Caça"; e 1º Ten David Câmara Simões do 1º/10º GAv - "Considerações sobre o impacto da predição radar no planejamento de ataques aéreos a alvos defendidos".

18) Entrega das camisas tipo polo para diretoria da ABRA-PC:
Foi entregue pelo Cel. Fleury as camisas tipo polo a todos diretores presentes nesta reunião, à exceção do Cel. Ajax, que teve de se ausentar um pouco mais cedo. As camisas restantes ficaram sob a responsabilidade do Sgt Mesquita na sede da ABRA-PC. Ficou acordado que esta camisa será o “uniforme” da diretoria em eventos oficiais da ABRA-PC, iniciando-se pela RAC 2016.

19) Saldo das contas da ABRA-PC em 31 mar 16:
  • ABRA-PC C/C (saldo em 13 abr 16): R$ 17.968,20
  • ABRA-PC Aplicação: R$ 69.223,67
  • DOAÇÕES UAe: R$ 64.914,67
  • DESEMBARQUE ITÁLIA: R$ 9.035,51
  • PPMM: R$ 70.919,16
  • CULTURAL: R$ 2.913,23

20) Pautas para 239º reunião:
a) Devido a relevância do assunto, o Brig. Quírico decidiu por passar para a 239º reunião a proposta levantada pelo Cel Sakai, ex-comandante, sobre o tema: 2ª ELO - Unidade de Caça? O Ten. Brig. Mendes enviará a todos diretores, via email, o material que ele pesquisou sobre a UAe.
b) Reativação da palestra BVR proferida pelo Maj Procópio em Brasília.
c) Deverá ser feita a leitura das Atas das Reuniões 236, 237 e 238.
    
Nada mais havendo a se tratar, após o “Adelphi” comandado pelo Cel Pereira, foi encerrada a Reunião, sendo confirmada a próxima Reunião (239a) para o dia 11 de maio de 2016 no INCAER -RJ.
 

Rio de Janeiro, 13 de abril de 2016.
 

Roberto Cezar Fleury Curado – Cel.-Av. R1

Secretário na reunião

 

 Teomar Fonseca Quírico – Brig.-do-Ar R1

Presidente

 

Senta a Pua, Brasil !
  

As datas programadas para as próximas reuniões da Diretoria em 2016 são:

11 de maio
08 de junho
13 de julho 10 de agosto
14 de setembro
12 de outubro
09 de novembro 14 de dezembro

 

 

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