2elop1-4gavp

 

 

 ATA DA 256a REUNIÃO DA DIRETORIA DA ABRA-PC

 

 Às 09:30 horas do dia 8 de novembro de 2017, nas dependências do INCAER, na Praça Marechal Âncora, 15, Rio de Janeiro/RJ, foi realizada a Ducentésima Quinquagésima Sexta Reunião de Diretoria da ABRA-PC.

Compareceram os seguintes membros (listados por senioridade):

- Brig. Nero Moura (in memoriam);
- Cel. Odilon Holmitives Pereira (Vice-Diretor Financeiro);
- Cel. Av. Sérgio Ribeiro (Conselho Fiscal);
- Cel. Av. Silvio Potengy (Diretor Financeiro);
- Cel. Av. Reinaldo Peixe Lima (Conselho Deliberativo);
- Brig. Teomar Fonseca Quírico (Presidente);
- Ten. Cel. Av. Gilberto Pedrosa Schittini (Diretor Cultural);
- Maj. Brig. Paulo Hortênsio Albuquerque Silva (Conselho Fiscal);
- Ten. Brig. Marco Aurélio Gonçalves Mendes (Conselho Deliberativo);
- Maj. Brig. Álvaro Luiz Pinheiro da Costa (Vice-Presidente); e
- Cel. Av. Ricardo Domingues de Mattos (Diretor Administrativo).
 
O Presidente agradeceu a presença dos Diretores e deu início à leitura da Ata 255.

O Cel Ribeiro informou que a Ata da AGO não foi aprovada no Cartório devido a algumas pendências. Foi, então, refeita e assinada pelo Presidente e o Secretário.

O Ten Brig Mendes informou que a sala pleiteada pela Associação no prédio do antigo Ministério ainda não foi conseguida por indefinição quanto ao destino do prédio.

O Brig Quírico informou que foi aberta a “temporada de caça” ao quadro da Maria Boa das arábias, referindo-se ao quadro mantido pelos caçadores que residem em Dubai. O MB Pinheiro ressaltou que o assunto já consta em nossa home page e que será incluído no boletim.

Dando prosseguimento à reunião, passou-se aos assuntos previstos na pauta para a 256ª reunião, conforme se segue:

1) Reintegração do seguinte associado após cumprir o previsto na Ata 213/238:

NSI 0131 – Cel MARCELO URBAN DE VILELA SILVA (2 X R$246,00) – 1ª paga em 18/09/2017.
Torna-se sem efeito o desligamento do associado, constante da Ata 237 e ratificado pela Ata 249, em virtude desse caçador ter concordado em cumprir com as exigências previstas nas Atas 213 e 238.

2) Picadinho Nero Moura – 30/SET/2017

Todos concordaram que o evento foi coroado de sucesso e que o espírito de corpo do caçador contribuiu para um ambiente bastante amistoso.
O Cel Peixe Lima informou que, ao tentar reservar o salão para o ano que vem, surpreendeu-se com a notícia de que já havia uma reserva na data de nosso interesse.

3) Palestra na EPCAR: A Caça no Passado – A Caça no Presente – A Caça no Futuro

O Ten Cel Schittini comentou sobre os problemas relativos à aeronave de apoio (Caravan), sobretudo quanto à disponibilização de assentos.
Comentou-se que a percepção dos temas por parte dos alunos foi bastante positiva e que estes demonstraram um grande interesse pelo assunto, como ficou nítido através das inúmeras perguntas direcionadas tanto formalmente quanto por ocasião do congraçamento.
Ressaltou-se, ainda, a importância que ganhou o evento com a presença de um Tenente Brigadeiro da ativa, Ten Brig Bermudes, representando o DEPENS.
O Brig Quírico salientou que o Ten Cel Pestana levou um Tenente do Curso de Caça que tinha um irmão na EPCAR (aluno) e que soube transmitir com maestria a verdadeira essência daquele evento, valendo-se de uma linguagem bastante amistosa à audiência.
Finalizou dizendo que há de se pensar em uma reformulação para o próximo ano com vistas a inovar a apresentação, haja vista que todos os cadetes e alunos já a assistiram.
O Ten Brig Mendes sugeriu que a apresentação aos cadetes seja feita aos moldes de um painel.

4) Seminário no Clube da Aeronáutica

O Brig Quírico salientou que sua apresentação foi enviada aos Diretores e que solicitou uma crítica por parte de todos, haja vista que o assunto deve refletir uma mensagem da ABRA-PC como um todo e não apenas a visão do Presidente.

5) Associados civis

O senhor Adriano S. Baumgartner (escritor do livro do Ás da 1ª GG, Gordon Fox Rule) propõe que civis (historiadores, pesquisadores, apaixonados pela Aviação de Caça, filhos de ex-membros, por exemplo) possam se tornar “membros” da ABRA-PC. Teceu vários comentários no e-mail enviado ao Brig Quírico, Cel Luiz Paulo e Ten Cel Schittini em 23 de outubro de 2017, e-mail este que foi replicado a todos os membros da Diretoria.
O Brig Quírico leu o e-mail na íntegra para nivelar conhecimento.
Inicialmente, devido ao fato de não haver previsão desse “membro” em nosso Estatuto, o assunto apresentou-se um pouco difícil de tratar. Após o amadurecimento por parte da Diretoria, ficou definido que o MB Pinheiro fará uma minuta de um texto, propondo o devido ajuste no Estatuto que venha a permitir o acesso desses civis à ABRA-PC.
O Ten Brig Mendes aproveitou a oportunidade para transmitir aos presentes que a Associação está passando por uma fase de renovação e que esse e-mail do Sr Adriano marca um novo ciclo em sua história. Finalizou dizendo que a resposta a essa demanda externa deve ocorrer o mais rápido possível.

6) Plano de Trabalho – biênio 2018/2019

O Cel Peixe Lima propôs incluir um voo em um avião de caça antigo para o sorteado da viagem a uma das feiras já previstas (Farnborough ou Le Bourget) ou outras que venhamos a definir (Sun and Fun, Oshkosh, etc).
O Cel Ribeiro sugeriu o lançamento de um livro sobre “História da Aviação de Caça no Brasil”. O Cel Potengy sugeriu iniciar as primeiras tratativas sobre o assunto, entrando em contato com o Sr. Carlos Lorch ou ainda o Sr. Adriano S. Baumgartner para levantamento dos esforços necessários e custos.
O Cel Ribeiro sugeriu ainda que a ABRA-PC envie representantes aos Esquadrões de Caça com vistas a uma maior divulgação dos trabalhos realizados pela Associação.

7) Indenização, pela ABRA-PC, de despesas com viagens de diretores

O Cel Domingues apresentou a enquete realizada pelo Cel Fleury, por meio da qual se questionou os associados de todos os Esquadrões sobre a opinião deles quanto ao custeio, por parte da Associação, de passagens aéreas para viagens de representação da Diretoria. Dos 8 Esquadrões de Caça que responderam a enquete, 7 deles foram contrários ao uso do dinheiro da ABRA-PC para custear passagens para os Diretores e 1 foi a favor.
O Brig Quírico solicitou que se levantassem os gastos com passagens aéreas para eventos dessa natureza nos últimos dez anos. O Cel Domingues ficou de coordenar com a Ana Paula para o devido levantamento.
Comentou que a participação de dois representantes no Costelão do Caçador, em Brasília, foi motivada, sobretudo, após o recebimento de um e-mail do Ten Brig Burnier, pelo qual mostrava preocupação com o secionamento dos caçadores e com a necessidade de “intervenção” da ABRA-PC com vistas a reverter esse cenário. Algumas vezes, a ABRA-PC é percebida como uma Associação dos caçadores da área Rio e a participação de seus representantes em eventos da Caça pode reverter essa equivocada percepção.
O Cel Peixe Lima quis registrar que não concordou com a realização da enquete, sem antes ter havido o consentimento por parte da Presidência.
O Cel Pereira foi da mesma opinião do Cel Peixe Lima.
Quanto à questão, ficou decidido que as viagens de representação da ABRA-PC (Diretoria) serão custeadas pela Associação.
Fica o registro de que o Cel Fleury, por telefone, posicionou-se contrário a essa decisão.

8) Participação da ABRA-PC na formatura dos novos Pilotos de Caça em SBNT

Será coordenado com o Ten Cel Pestana a distribuição dos formulários de adesão à ABRA-PC com vistas à afiliação dos novos caçadores. (Resp: Cel Domingues)
O Cel Fleury conversou com o Ten Cel Pestana, Cmt do 2º/5º GAv, e ele informou que será solicitado um C-99 com ida para o dia 06/12 na madruga (GL-BR-NT), com regresso no dia 07/12 (NT-BR-GL), sendo reservadas, à princípio, 5 vagas para a ABRA-PC, podendo ser aumentadas. Disse, ainda, que existe a possibilidade do deslocamento de ida ser antecipado para o dia 05/12.
Sendo assim, os representantes da Associação, até o momento, serão: QUI, PER, PIN e DOM.
O Sgt Mesquita irá preparar uma caixa com 23 envelopes com o livro “Um vôo na estória”, de autoria do Brig Nero Moura e 23 adesivos da ABRA-PC para serem distribuídos aos novos Pilotos de Caça (21 da FAB, 1 da MB e 1 da Bolívia).
A ABRA-PC custeará uma passagem de ida e volta para um representante, em classe econômica, no caso de não haver aeronave da FAB.

9) Deliberações da Diretoria. Foi franqueada a palavra aos Diretores presentes que se manifestaram conforme abaixo:

O Cel Ribeiro anunciou os sorteados para a Feira de Farnborough:
Titular: Cel Quintiliano
1º reserva: Cel Pereira Pinto
2º reserva: Ten Brig Machado (MD)
Na sequência, o Cel Ribeiro propôs um rodízio entre as diretorias. Por unanimidade, ficou decidido que algumas funções mais técnicas não poderão ser transferidas, como o boletim ou a própria home page.
Ficou definido, no entanto, que esse rodízio não ocorrerá de imediato, mas para o próximo ano.

O Ten Brig Mendes informou que o Cmt da EPCAR comentou que a palestra promovida pela ABRA-PC foi eleita, pelos alunos, como a melhor do ano, sobretudo a do Tenente do 2º/5º GAv.
Comentou que a pesquisa do Cel Fleury deveria ter sido colocada, antes, em uma reunião da ABRA-PC para deliberações dos diretores.
Disse que também é favorável à indicação de mais representantes da Associação, como foi sugerido para a região amazônica.
Com relação ao gasto com a edição do livro do Gordon Fox Rule, ressalta que ainda existe a possibilidade de negociação junto ao Maj Brig Damasceno e Maj Brig Heraldo para aplicação do saldo financeiro do CFIAER na recomposição dos recursos pagos pela ABRA-PC.

O Ten Cel Schittini fez uma apresentação do que seria uma Atividade Intelectual, sob o título “Uma Estratégia Operacional para a FAB”, a qual não seria desenvolvida pela Associação, mas apenas patrocinada e coordenada.
Sugeriu, por fim, que se criasse uma biblioteca de interesse dos caçadores, assunto a ser melhor estudado e discutido.

 

Nada mais havendo a se tratar, após o “Adelphi” comandado pelo Cel Pereira, foi encerrada a Reunião, sendo confirmada a próxima Reunião (257ª) para o dia 13 dezembro de 2017 no INCAER.

 

Rio de Janeiro, 8 de novembro de 2017.
 

 

 Ricardo Domingues de Mattos – Cel. Av. R1
Secretário na Reunião

 

 Teomar Fonseca Quírico – Brig.-do-Ar R1
Presidente

 

Senta a Pua, Brasil!

 

A data programada para a próxima reuniões da Diretoria em 2017 é:

13 de dezembro


 

 

Temos 15 visitantes e Nenhum membro online