1-16gavp1-10gavp

 

 

 ATA DA 255a REUNIÃO DA DIRETORIA DA ABRA-PC

 

 

Às 09:45 horas do dia 11 de outubro de 2017, nas dependências do INCAER, na Praça Marechal Âncora, 15, Rio de Janeiro/RJ, foi realizada a Ducentésima Quinquagésima Quinta Reunião de Diretoria da ABRA-PC.

Compareceram os seguintes membros (listados por senioridade):

- Brig. Nero Moura (in memoriam);
- Cel. Odilon Holmitives Pereira (Vice-Diretor Financeiro);
- Cel. Av. Sérgio Ribeiro (Conselho Fiscal);
- Cel. Av. Silvio Potengy (Diretor Financeiro);
- Cel. Av. Reinaldo Peixe Lima (Conselho Deliberativo);
- Brig. Teomar Fonseca Quírico (Presidente);
- Ten. Cel. Av. Gilberto Pedrosa Schittini (Diretor Cultural);
- Ten. Brig. Marco Aurélio Gonçalves Mendes (Conselho Deliberativo);
- Maj. Brig. Jorge Cruz de Souza e Mello (Conselho Fiscal);
- Cel. Av. Ricardo Domingues de Mattos (Diretor Administrativo); e
- Cel. Av. Luiz Paulo da Silva Costa (Vice-Diretor Administrativo).

O Presidente agradeceu a presença dos Diretores e deu início à reunião com a leitura da Ata 254. Após a leitura, foi deliberado o seguinte:

Sobre o item 2 (Painel na EPCAR), o item 4 (eleição da nova diretoria), o item 2 da ata 251 (pertences do Maj Brig Meira), o item 9 da ata 248 (troca do Banco Santander para o Itaú), a Regularização da Coletânea de Atas da ABRA-PC (item 2 da Ata 248), o Serviço de Auxiliar da Associação (item 10 Ata 248), o Lançamento do livro do Brig. Salazar (item 2 da Ata 249), o "Tour" pela Ala 12 (hangar do zeppelin) durante a RAC 2018 (item 1 da Ata 250) e a Fusão dos recursos financeiros (item 4 da Ata 250), ficou acertado que todos esses assuntos já foram resolvidos e não mereciam ser mais citados em atas posteriores.

Na sequência, foi aberta a palavra a todos os Diretores, como se segue:

Cel Domingues – Lembrou da necessidade de enviar as propostas de sócios para o 2º/5º GAv com vistas à afiliação dos novos caçadores formados no final do ano. Informou sobre o evento de Aniversário do Museu Aeroespacial (MUSAL) no próximo dia 22 de outubro de 2017. Informou, ainda, que o evento relativo à Eleição da Diretoria da ABRA-PC, no último dia 30 de setembro de 2017, correu dentro dos conformes.

Cel Potengy – Informou que para a mudança de agência das contas bancárias da Associação deveria ser estabelecida uma ata de deliberação de diretoria outorgando autorização aos diretores financeiros para movimentação da conta, por solicitação da nova agência. Foi solicitado pelo Presidente a confecção de um extrato desta ata 255, com a respectiva deliberação de autorização, para assinatura, reconhecimento de firma e apresentação à nova Agência. O Cel Luiz Paulo ficou encarregado de confeccionar o extrato de ata com os nomes do Presidente (Brig Quírico) e dos Diretores Financeiros (Cel Pereira e Cel Potengy).

Cel Ribeiro – Informou que está em fase final o contrato do auxiliar administrativo. Apresentou o balanço financeiro da Associação do período de outubro de 2016 a setembro de 2017. Informou, ainda, sobre um incremento financeiro surgido no mês de março de 2017, no valor de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), ainda não identificado. Informou, também, sobre a necessidade de unificação dos valores dispersos em aplicações financeiras. Colocou que fará a encadernação das atas relativas aos períodos da Presidência do Brig Quírico (a partir da ata 190) para posterior coleta das assinaturas e arquivo. Trouxe o tema relativo a dúvidas sobre o Primeiro Piloto de Caça da FAB, levantado pelo Cel Av R1 Paulo Pinto. Foi deliberado pela Diretoria que seria mantida a atual relação existente na ABRA-PC e nos registros da formação de caça do 2º/5º GAv. Solicitou à Nova Diretoria a apresentação de um plano de trabalho para os próximos 2 anos de gestão a ser levado na próxima reunião de diretoria. Levantou a possibilidade de a ABRA-PC solicitar a cessão de um espaço para o funcionamento da Associação no prédio do Antigo Ministério da Aeronáutica (Av. Churchil), considerando a transferência de alguns setores da FAB.

Ten Brig Mendes – Comentou sobre a liberação de espaço no prédio do Antigo Ministério. Informou sobre a possibilidade de sobra de espaço para cessão à ABRA-PC. Colocou que caberia uma correspondência da Associação ao Comandante da Aeronáutica solicitando um espaço. Sugeriu as salas do SAGAB que, a princípio, deixará de existir. Sugeriu, também, que haja uma conversa com o Cel Int Marcus Vinícius, do GAP-RJ e responsável pelo Grupo de Trabalho da destinação das instalações após a reestruturação. Sugeriu, como alternativa, a consulta ao Exmo. Sr. Chefe de Gabinete do COMAER. O Presidente ficou de fazer os contatos necessários. Informou sobre a agenda dos eventos relativas à Condecoração do Piloto Gordon Fox Rule na antiga Base Aérea de São Paulo, a cargo do Cel Kennedy, Comandante da Ala 13, que se prontificou em fazer os banners da exposição com a necessidade de ressarcimento por parte da ABRA-PC. Foi deliberado que a Associação faria o ressarcimento, que o Cel Luiz Paulo encaminharia os arquivos contendo a foto da capa e do prefácio do livro para a confecção dos banners e um texto sobre o piloto para leitura durante a solenidade. Sugeriu uma representação da ABRA-PC no evento e foi deliberado que haveria a participação do Presidente e do Cel Luiz Paulo como representantes da Associação na solenidade de condecoração em São Paulo. Ficou acertado que a ABRA-PC faria a aquisição das passagens aéreas para os representantes.

Ten Cel Schittini – Solicitou a lista nominal dos participantes da Palestra na EPCAR no próximo dia 20 de outubro de 2017. Ficou acertado que, de aeronave da EPCAR, iriam estes pax: Ten Brig Mendes, Brig Quírico, os palestrantes (Cel Ribeiro, Cap Fórneas do Grupo Fox e Cap Paulo do 1º GAvCa) e Cel Pereira, com a saída a partir do pátio do COMAR III, por volta das 16 horas do dia 19 de outubro e retorno no dia 20 de outubro. De automóvel particular iriam o Maj Brig Souza e Mello, o Cel Potengy, Brig Soares Filho e Ten Cel Schittini. Solicitou que fossem cobrados dos palestrantes o pronto das palestras. O Brig Quírico ficou de fazer essa solicitação. Sobre o livro do Piloto Gordon Fox Rule, comentou que ficou de excelente qualidade e que a obra do Brig Nero Moura poderia ter sido feita no mesmo padrão.

Cel Luiz Paulo – Informou sobre a entrega da encomenda dos Livros do Piloto Gordon Fox Rule dentro do prazo estabelecido pela ABRA-PC junto à Editora (10 de outubro). Apresentou o Plano de Distribuição dos volumes do Livro para as Escolas da Aeronáutica e demais setores. Ficou acertado o seguinte:

Destinatário

Quantidade

Destinação

Total

AFA

10

Biblioteca

20

10

Brinde Institucional do Comandante

EPCAR

10

Biblioteca

30

10

Brinde Institucional do Comandante

10

Sorteio entre os alunos durante a Palestra da ABRA-PC em Out 17

UNIFA

10

Biblioteca

20

10

Brinde Institucional do Comandante

EEAR

10

Biblioteca

20

10

Brinde Institucional do Comandante

GABAER

50

50

Adriano Baumgartner

100

Autor do Livro

100

Família Fox Rule

100

Família do Piloto

100

ABRA-PC

800

Distribuição aos Associados

860

60

Brinde Institucional da Diretoria

 

Sobre o tema, o Presidente, Brig Quírico, levantou a necessidade de encaminhamento dos volumes para os sócios e que haveria uma deliberação posterior. Solicitou ao Cel Luiz Paulo a confecção de uma mensagem impressa para acompanhar o livro que, conforme deliberado pela Diretoria, será o brinde de final de ano da ABRA-PC para os sócios.

O Cel Luiz Paulo apresentou dois modelos de cartas que acompanhariam os volumes, a serem encaminhadas aos Comandantes das Escolas. As cartas foram aprovadas conforme descrição apresentada.Apresentou, também, o recibo de pagamento da primeira parcela do Livro do Piloto Gordon Fox Rule, emitido pela Editora Luzes.

Cel Peixe Lima – Elogiou a realização do Picadinho, apresentou o recibo de pagamento da secretária contratada para auxiliar o evento no valor de R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais) e enalteceu que a falta dos pilotos do extinto 1º/16º GAv fez a diferença em relação ao quórum do evento.

Cel Potengy – Informou que a transferência da conta corrente depende da deliberação da diretoria em ata, sendo necessária a apresentação dessa ata no Banco da nova conta. Colocou que as aplicações financeiras deverão ser resgatadas e transferidas com a sugestão de aguardar o melhor momento para não haver perdas. Foi definido pelo Brig Quírico que será feito um extrato de ata onde constem os diretores autorizados a assinar os documentos referentes às atividades financeiras da ABRA-PC. O Cel Luiz Paulo ficará responsável pela confecção desse extrato.

Brig Quírico – Informou sobre a participação de dois diretores como representantes da ABRA-PC no Costelão do Caçador em Brasília e consultou sobre a possibilidade de ressarcimento por parte da ABRA-PC. Houve deliberação dos diretores presentes na reunião e foi aceita a solicitação de ressarcimento. Apresentou o filme encaminhado pelos Caçadores que estão em Dubai (Arábia Saudita), intitulado “Ximboca do Midle East”, que apresentava uma fotografia identificada como “Maria Boa das Arábias”.

Foi colocado pelo Cel Peixe Lima que estaria aberta a “Temporada de Caça” da Maria Boa das Arábias, como mais uma tradição de roubo da Maria Boa pelos Esquadrões de Caça não detentores da famosa fotografia. Definiu que a ABRA-PC tem que manter o acento na frase “Senta a Púa” e que a discussão sobre o uso ou não uso do acento faz parte da tradição da Caça.

Sobre a Moeda da Caça (item 9 da Ata 252), o Presidente informou que a ABRA-PC recebeu do Comando de Preparo (COMPREP) uma carta autorizando a Associação assumir essa tradição quando da formação dos novos caçadores. Ficou definido que a ABRA-PC utilizará o modelo de moeda originalmente desenhado pelo Brig Burnier quando comandante da FAE III. Apresentou a possibilidade de mudança da arte no verso da moeda (Vale por dois), onde informou que o TCel Pestana, Cmte do 2º/5º GAv, estaria fazendo uma nova arte para esta face da moeda, onde entraria uma efígie do Brig Nero Moura e a frase “Senta a Púa!”. Ao ser deliberado pela Diretoria, ficou definido que a moeda deveria ficar como projetada pela Brig Burnier, ou seja, fica do jeito que está. Ficou definido que: deverá ser refeito o manual de instruções da moeda com as referências e alusões à ABRA-PC no lugar das referências à III FAE; será incluído o histórico de criação da moeda; e o lançamento dessa notícia no Boletim da ABRA-PC Notícias.

Nada mais havendo a se tratar, após o “Adelphi” comandado pelo Cel Pereira, foi encerrada a Reunião, sendo confirmada a próxima Reunião (255ª) para o dia 8 de novembro de 2017 na Sede Centro do Clube da Aeronáutica.

 

Rio de Janeiro, 11 de outubro de 2017.

 

Luiz Paulo da Silva Costa – Cel. Av.
Secretário na Reunião

 

 Teomar Fonseca Quírico – Brig.-do-Ar R1
Presidente

 

Senta a Pua, Brasil!

 

As datas programadas para as próximas reuniões da Diretoria em 2017 são:

08 de novembro

13 de dezembro


 

 
 
 
 
 
 

 

Temos 66 visitantes e Nenhum membro online