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 ATA DA 254a REUNIÃO DA DIRETORIA DA ABRA-PC

 

Às 09:30 horas do dia 12 de setembro de 2017, nas dependências do INCAER, na Praça Marechal Âncora, 15, Rio de Janeiro/RJ, foi realizada a Ducentésima Quinquagésima Quarta Reunião de Diretoria da ABRA-PC.

Compareceram os seguintes membros (listados por senioridade):

- Brig. Nero Moura (in memoriam);
- Cel. Odilon Holmitives Pereira (Vice-Diretor Financeiro);
- Brig. Américo Soares Filho (Conselho Deliberativo);
- Cel. Av. Reinaldo Peixe Lima (Conselho Deliberativo);
- Brig. Teomar Fonseca Quírico (Presidente);
- Ten. Cel. Av. Gilberto Pedrosa Schittini (Diretor Cultural);
- Ten. Brig. Marco Aurélio Gonçalves Mendes (Conselho Deliberativo);
- Maj. Brig. Jorge Cruz de Souza e Mello (Conselho Fiscal);
- Maj. Brig. Álvaro Luiz Pinheiro da Costa (Vice-Presidente); e
- Cel. Av. Luiz Paulo da Silva Costa (Vice-Diretor Administrativo).

 

O Presidente agradeceu a presença dos Diretores e deu início à reunião com a leitura da Ata 253. Após a leitura foi aberta a palavra a todos os Diretores, como se segue:

Sobre o item 2 (Painel na EPCAR), os diretores presentes rediscutiram o tema e foi decidido que a ABRA-PC deverá abrir convite para interessados em participar com os custos do transporte no trecho RJ/BQ/RJ por conta da Associação.

Sobre o item 4 (eleição da nova diretoria), foi corrigida a data de realização da Eleição e do Picadinho para o dia 30 de setembro de 2017, no Clube da Aeronáutica – Sede Centro. A eleição se iniciará às 10 h, com o início do Picadinho por volta das 11 h e 30 min. Conforme discutido, foi deliberado sobre o aviso de apresentação de novas chapas de candidatura pelos sócios ainda nesta próxima eleição. Ficou acertado que seria mandado um aviso.

Sobre o item 2 da ata 251, levantado pelo Maj Hortêncio na ata anterior, foi discutido que uma parte dos pertences do Maj Meira poderia compor a Sala de mesmo nome nas dependências do CCA-RJ, que foi estabelecida pelo Cel Rogers, Comandante daquela Organização. Ficou decidido que o Cel Luiz Paulo conversaria com o Cel Rogers para verificar o interesse. Ficou acertado também que o Brig Quírico faria o contato com o Brig Lebeis do MUSAL, nos termos do estabelecido na ata anterior.

Sobre o item 9 da ata 248 (troca do Banco Santander para o Itaú), levantado pelo Cel Potengy na ata anterior, foi deliberado o tema e ficou decidido que a data limite para a troca do banco será a reunião de diretoria do mês de novembro de 2017.

Tendo sido discutidos os temas da ata anterior, o Presidente passou a discutir os assuntos trazidos para a presente ata:

1) Regularização da Coletânea de Atas da ABRA-PC (item 2 da Ata 248): Maj Brig Souza e Mello informou que existem atas que apresentam discrepâncias como falta de assinaturas, diferenças de formatação, além das atas 212 e 214 que estariam sumidas ou se perderam. Foi informado que todas as atas estão disponíveis no site da Associação com as exceções relatadas e que algumas atas de eleição de diretoria também estão desaparecidas. Com isso, o Maj Brig Souza e Mello solicitou o apoio da Diretoria Administrativa para realizar a organização da sequência de atas anteriores ao número 190, no que foi atendido, além de solicitar sugestões para o estabelecimento da legalidade do processo de registro de reuniões de diretoria por meio de atas. Finalizou que as atas escritas serão reorganizadas e padronizadas, sendo posteriormente levadas à apreciação da Diretoria. Brig Quírico questionou sobre a necessidade de recuperação da legalidade das atas anteriores que não apresentam assinaturas e solicitou a reorganização da sequência das atas e seu arquivamento. Ficou acertado que o Cel Luiz Paulo ficará a cargo da impressão das atas dentro de formatação a ser aprovada pelo Presidente e a coletânea será apresentada na próxima reunião para assinaturas.

2) Serviço de Auxiliar da Associação (item 10 Ata 248):
Foi colocado pela Diretoria Administrativa que o serviço vem apresentando baixo desempenho para a continuidade das atividades de controle e execução administrativas. As deliberações verificaram a falta de uma rotina de trabalho estabelecida para direcionar as tarefas e atribuições. Foi verificado que a tarefa foi estabelecida desde o início da criação da ABRA-PC, porém limitações particulares e intelectuais dificultam a confiabilidade do serviço. As deliberações da Diretoria definiram que a Diretoria Administrativa deverá estabelecer uma rotina de trabalho e o estabelecimento de um período de observação. Buscar utilizar a legislação relativa ao Serviço de Diarista ou a legislação de Ressarcimento de Despesas. O Cel Pereira apresentou a preocupação sobre o serviço de Secretaria da ABRA-PC que atualmente concentra os serviços administrativos, causando certa vulnerabilidade quanto às atividades da ABRA-PC. Sugere a consulta para o estabelecimento de uma rotina de trabalho. Na Ata 248, o Cel Potengy colocou que a Secretária apresenta alto nível de desempenho com um pró-labore inferior ao do Auxiliar. Sugeriu a apresentação de novos nomes para uma possível substituição. Referente ao Item 4 da Ata 250, o Cel Domingues informou que encaminhou, via e-mail, uma minuta com as atribuições do auxiliar da Associação para as devidas sugestões por parte da Diretoria. O Cel Potengy sugeriu que se elaborasse um contrato de trabalho para o Auxiliar com vistas a dar o devido amparo legal à Associação. Disse, ainda, que o CAER utiliza esse instrumento, aprovado pelo setor jurídico, e que irá obter um para que sirva de modelo. Referente ao Item 11 da Ata 252, o Cel Ribeiro informou que na próxima reunião acertará os detalhes quanto ao Contrato do Auxiliar da ABRA-PC. Ficou acertado que o Cel Ribeiro deverá apresentar o contrato formalizado na próxima reunião da Diretoria.

3) Lançamento do livro do Brig. Salazar (item 2 da Ata 249):
O Cel Peixe Lima irá coordenar com o Maj Brig Kersul, a realização de contato com o Maj Brig Ref Carlos Sérgio Santana César para entender o andamento do assunto (Livro do Zé) até a próxima reunião. Ficou acertado que a Diretoria aguardará novos contatos por meio do Cel Peixe Lima.

4) "Tour" pela Ala 12 (hangar do zeppelin) durante a RAC 2018 (item 1 da Ata 250):
Ressaltou, lamentavelmente, que a grande maioria dos novos pilotos de caça, alcançando até nossos capitães caçadores, desconhece as histórias dos grandes ases da Aviação de Caça, como Adolf Galland e Pierre Henri Clostermann, bem como registros das assinaturas desses dois ases no hangar de nossa antiga BASC, hoje Ala 12. Visando minimizar esse desconhecimento entre nossos jovens caçadores, o Brig Quírico sugeriu que a ABRA-PC, na RAC de 2018 ou em data a ser acertada, realizasse um “tour” pela Ala 12 com esses pilotos, identificando os locais onde estão registrados momentos históricos de nossa Aviação de Caça. Ficou acertado que o Brig Quírico fará contato com a ALA 12 para o agendamento durante a Festa da Caça de 2018.

5) Fusão dos recursos financeiros (item 4 da Ata 250):
Referente ao Item 4 da Ata 250, o Cel Ribeiro sugeriu fundir contas financeiras da ABRA-PC, evitando dispersão dos recursos e otimizando a rentabilidade em aplicações de maior vulto. Referente ao Item 11 da Ata 252, o Cel Ribeiro informou que os recursos do Prêmio Pacau Magalhães Mota estão rendendo de forma limitada o que poderá comprometer à manutenção do valor do prêmio em edições futuras. Sugeriu a transferência dos recursos do Fundo Cultural (saldo remanescente) para o Prêmio Pacau. Com isso, os rendimentos permitirão a continuidade da premiação a longo prazo. Na reunião referente à Ata 253 a sugestão foi aceita por unanimidade e autorizada pelo Presidente. Sugeriu, também, o estabelecimento de um cronograma de desembolso para as despesas futuras a serem realizadas pela ABRA-PC. Ficou acertado que deverão ser apresentados os resultados da fusão na próxima reunião da Diretoria.

6) Moeda da Caça (item 9 da Ata 252):
O Presidente encaminhou um expediente ao COMPREP, nos termos do deliberado na reunião anterior, e o mesmo informou que a ABRA-PC aguardará a resposta do COMPREP, considerando que para este ano de 2017 o COMPREP fornecerá moedas restantes de encomenda anterior.

7) Agradecimento ao Adido da França (item 11 da Ata 252):
Ficou acertado que o Cel Peixe Lima rascunhará uma carta para ser apreciada e posteriormente encaminhada para o Adido da França nos termos do acertado anteriormente.

8) Uso do acento no "Senta a Púa!":
Foi decidido que o acento agudo será utilizado no grito de guerra "Senta a Púa!" em todos documentos, sítios e transcritos da ABRA-PC em homenagem as tradições e a 1ª bolacha do 1º Grupo de Aviação de Caça que utilizava tal acento durante a II Guerra Mundial, em que pese o mesmo contrariar a nova regra ortográfica brasileira. Tal decisão deverá constar do próximo boletim. Responsável: Maj Brig Pinheiro.

9) Proposta de confecção de brinde - guarda-chuva:
O Cel Fleury propôs a confecção de 800 unidades a serem distribuídas aos associados. Num gomo estaria gravado o símbolo da caça e em outro, diametralmente oposto, estaria gravada a palavra ABRA-PC. Considerando a falta do Cel Fleury na reunião, ficou acertado que o tema será deliberado quando da presença do mesmo na reunião da Diretoria.
O Cel Luiz Paulo enfatizou que esta época seria a ideal para deliberações sobre o brinde de Final de Ano da ABRA-PC para os associados. Ficou acertado que será deliberado na próxima reunião.

10) Seminário CAER no dia 14 de setembro:
Foi informado sobre a participação, como Palestrante do Brig Quírico, no Seminário do dia 14 de setembro no CAER, onde haverá a participação do Ministro da Defesa. Os membros da Diretoria presentes foram convidados para prestigiar o evento.

11) Palestra ABRA-PC na EPCAR:
Durante a reunião foi feito contato com o Cmte da EPCAR para pedido de apoio aéreo com saída a partir do CLUBAER no dia 19/10, por volta das 16 horas e retorno no dia 20/10, por volta das 15 horas. O Cmte da EPCAR se manifestou positivamente pelo apoio, ficando de confirmar a posteriori. Diante dessa possibilidade, o Brig Quírico ficou de estender convites para autoridades conforme a confirmação do apoio aéreo e informar ao Cmte da EPCAR. Durante as deliberações foi solicitado pelo Brig Quírico os possíveis participantes e apresentaram-se os voluntários: Brig Quírico, Cel Ribeiro (Palestrante), Brig Soares Filho, Ten. Brig Mendes, Maj Brig Sousa e Mello, Ten Cel Schitini, Cel Pereira e Cel Fleury.

12) Picadinho Jesus Tá Chamando:
Foi informado pelo Cel Peixe Lima que o Maj Kaufmann seria o mestre de cerimônia do evento e convidou os Diretores presentes a experimentar uma prova do picadinho que seria servido na Sala Brig Nero Moura, do CLUBAER, para verificação e avaliação do serviço de Buffet que iria servir no dia do evento. Ficou acertado que o início do evento seria por volta das 11 h e 30 min, após a Eleição da Nova Diretoria que se iniciaria às 10 h. Foi esclarecido que o término seria por volta das 16 h e 30 min, com refrigerante, água e cerveja incluídos. Foi esclarecido que o preço seria de R$ 100,00 (cem reais) para sócios e de R$ 110,00 (cento e dez reais) para não sócios. Foi esclarecido também que aqueles que desejarem levar bebidas extras (whisky ou vinho) seria permitido.

13) Eleições Gerais para Diretoria:
Ficou acertado que o Cel Ribeiro seria o encarregado da eleição e que deveria ser providenciada uma relação de presença para coleta de assinaturas dos presentes à eleição. Foi, ainda, discutido o ritual de posse da nova diretoria após a contagem dos votos. Ficou acertado que o Cel Domingues (Diretor Administrativo) deveria acertar os preparativos junto com o Cel Ribeiro e o Maj Brig Souza e Mello.

14) Livro Gordon Fox Rule:
Para a discussão do tema, a reunião contou com a presença do Cel Ubirajara, da Editora Luzes, que está auxiliando a ABRA-PC na publicação do livro. O mesmo apresentou uma “Boneca” do livro e detalhes de edição que foram feitas e acertadas como o autor, além das necessárias autorizações para a publicação. Foi repassado ao Cel Luiz Paulo a “Boneca” para verificação final e aprovação. A editora informou que os livros serão entregues até o dia 10 de outubro de 2017.

15) Deliberações da Diretoria. Foi franqueada a palavra aos Diretores presentes que se manifestaram conforme:
Ten Brig Mendes – informou que existe a possibilidade de apoio do GABAER em relação ao Livro do Piloto Gordon Fox Rule e que seria verificado a posteriori. Informou sobre a entrega da OMA à família do Piloto na ALA 13 (antiga Base Aérea de São Paulo). Foi discutida com a diretoria a possibilidade de um evento de lançamento do livro na data da entrega da OMA em São Paulo, junto com os familiares do homenageado. Ficou acertado que o Ten Brig Mendes fará os contatos com a ALA 13.

Nada mais havendo a se tratar, após o “Adelphi” comandado pelo Cel Pereira, foi encerrada a Reunião, sendo confirmada a próxima Reunião (255ª) para o dia 11 de outubro de 2017 na Sede Centro do Clube da Aeronáutica, após a Assembléia Geral de Eleição da Nova Diretoria, em 30 de setembro de 2017.

 

 Rio de Janeiro, 12 de setembro de 2017.

 

 

Luiz Paulo da Silva Costa – Cel. Av.
Secretário na Reunião

 

 Teomar Fonseca Quírico – Brig.-do-Ar R1
Presidente

 

Senta a Pua, Brasil!

 

As datas programadas para as próximas reuniões da Diretoria em 2017 são:

11 de outubro

08 de novembro

13 de dezembro


 

 

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