1-14gavp1-3gavp

 

 

 ATA DA 252a REUNIÃO DA DIRETORIA DA ABRA-PC

 

 Às 09:45 horas do dia 12 de julho de 2017, nas dependências do INCAER, na Praça Marechal Âncora, 15, Rio de Janeiro/RJ, foi realizada a Ducentésima Quinquagésima Segunda Reunião de Diretoria da ABRA-PC.

Compareceram os seguintes membros (listados por senioridade):

- Brig. Nero Moura (in memoriam);
- Cel. Av. Sérgio Ribeiro (Conselho Fiscal);
- Cel. Av. Silvio Potengy (Diretor Financeiro);
- Brig. Américo Soares Filho (Conselho Deliberativo);
- Cel. Av. Reinaldo Peixe Lima (Conselho Deliberativo);
- Brig. Teomar Fonseca Quírico (Presidente);
- Ten. Cel. Av. Gilberto Pedrosa Schittini (Diretor Cultural);
- Ten. Brig. Marco Aurélio Gonçalves Mendes (Conselho Deliberativo);
- Maj. Brig. Jorge Cruz de Souza e Mello (Conselho Fiscal); e
- Cel. Av. Luiz Paulo da Silva Costa (Vice-Diretor Administrativo).
 
O Presidente agradeceu a presença dos Diretores e deu início à reunião com a leitura da Ata 251. Após a leitura foi aberta a palavra a todos os Diretores, como se segue:

1) Aniversário ABRA-PC
Ficou definido que haverá um encontro com os associados para as comemorações do Aniversário da ABRA-PC no dia 12 de agosto de 2017, na Sede Barra do Clube da Aeronáutica. O presidente solicitou ao Cel Potengy para iniciar os contatos com o ecônomo do Clube para acertar os detalhes. Ficou decidido que será um almoço, iniciando por volta de 12 horas. Ainda não havia a previsão de custos, mas estima-se que sai por um valor em torno de R$ 60,00 (sessenta reais) por pessoa, para um público em torno de 50 a 60 pessoas.
Ficou acertado que a próxima reunião da Diretoria será realizada no mesmo dia do almoço de Aniversário (12 de agosto), no mesmo local, às 9 h 30 min.

2) Entrega de gravatas aos associados sem gastos de envio por correios:
Com o prestimoso auxílio do Cel Alfarone, foram distribuídas gravatas aos seguintes associados residentes em Brasília e região, sem gastos de envio por correios:

  • Ten Brig RONALD EDUARDO JAECKEL
  • Ten Brig JOSE CARLOS PEREIRA
  • Maj Brig MANOEL CARLOS PEREIRA
  • Maj Brig FREDERICO DE QUEIROZ VEIGA
  • Brig AFONSO FERDINANDO BARROS E SILVA
  • Brig GROMORI VASCONCELLOS DE ANDRADE
  • Cel THOMAS ANTONY BLOWER
  • Cel JULIO CEZAR ROZENBERG
  • Cel HUGO MARCELO GOULART VIEIRA
  • Cel RICARDO AUGUSTO RIBEIRO DE SOUZA
  • Cel EDSON AMORIM BEZERRA
  • Cap GUSTAVO DE OLIVEIRA PASCOTTO

3) Ratificação de desligamento conforme Ata 239:
O seguinte associado ratificou seu desligamento conforme previsto nas Atas 237/239:
- Maj NEWTON BOLIVAR GONÇALVES OLIVEIRA (E117 - NSI 0268) - R2 da FAB.
Histórico: data em que se associou: 14/03/1996. Informou não ter interesse em continuar como sócio da ABRA-PC, ratificando, via email, datado de 21/03/2017, o seu desligamento realizado na Ata 239, não havendo registros de ter pago uma única mensalidade entre janeiro/2005 até a presente data.
Após deliberação, a Diretoria ratificou a decisão da Ata 239 de afastar o associado supramencionado.

4) Associado em missão no exterior que optou por fazer o pagamento integral de suas mensalidades conforme Ata 238:
NSI 0501 - TCel JOÃO SPENCER FERREIRA DA COSTA JUNIOR (Canadá de jul/2017 a jul/2018). Já autorizou o retorno do desconto em folha a partir de ago/2018.

5) Autorização da suspensão de pagamento do seguinte associado em missão no exterior, sem ônus para o associado no período ao lado de seu nome (período em que está em missão no exterior), pois solicitou a suspensão do pagamento conforme previsto na Ata 238:
NSI 0651 - TCel RENATO ALVES DE OLIVEIRA (EUA de dez/2017 a fev/2020).

6) Troca da sede da ABRA-PC para o CAER (sede Barra):
Devido a dificuldades de contato com o Presidente do Clube da Aeronáutica por parte do nosso Presidente e a constatação pelo Cel Peixe Lima de dificuldades do Presidente do CAER devido a outros problemas maiores. O Brig Quirico sugeriu deixar o tema em suspenso o que foi aceito pelos presentes.

7) Acervo de livros do Ten Brig Murillo Santos para a doação à ABRA-PC:
Brig Quirico informou que o INCAER compareceu à residência do filho do Ten Brig Murillo e recolheu o material de interesse. Assunto encerrado.

8) Edição do livro do Sr Adriano Silva Baumgartner: O Sr. Presidente informou sobre a dificuldade de contato com o Maj Brig Damasceno, do GABAER, para estreitar os acertos sobre a publicação. Informou que, assim que conseguir, estabelecerá as definições. O Cel Luiz Paulo informou que a Editora aguarda a Ordem de Serviço para iniciar os trabalhos. Sugeriu que, como está decidida a edição, a ABRA-PC inicie o desembolso das parcelas para assegurar o serviço, considerando que a possibilidade de apoio por parte do GABAER poderá vir após as comemorações de lançamento no mês de outubro. Ficou acertado que a definição virá na próxima reunião.

9) Moeda da Caça: O Brig Quírico reapresentou a demanda do Comandante do 2º/5º GAv, TCel Pestana, no sentido de que a ABRA-PC fornecesse os recursos para a fabricação da Moeda da Caça que, tradicionalmente, é concedida para os novos Caçadores após a formatura no Curso de Ala Operacional de Caça daquele Esquadrão. Devido à presença de diretores que não estavam na reunião anterior, que deliberou sobre o tema, foi informado que os custos seriam em torno de R$ 7.000,00 (sete mil reais). Conforme colocado pelo Maj Brig Souza e Melo, a ABRA-PC, antes de se comprometer com o Esquadrão, deveria conversar com o Comando de Preparo do COMAER, para oferecer essa facilidade. Essa observação foi aceita pelos presentes, no que o Presidente se comprometeu a encaminhar um expediente ao COMPREP informando ser esse um projeto da ABRA-PC para os novos caçadores.

10) Mensagem da Diretoria no próximo boletim (outubro): O Presidente solicitou ao Cel Ribeiro os seus préstimos no sentido de escrever a próxima mensagem, o que foi aceito. Considera que as suas mensagens estavam com um estilo repetido e concitou à participação dos demais diretores para tornar as mensagens com visões e estilos diferentes.

11) Deliberações da Diretoria: Foi franqueada a palavra aos Diretores presentes que se manifestaram conforme:

Maj Brig Souza e Mello – informou sobre a dificuldade de manutenção e atualização do site da ABRA-PC. Devido às características de linguagem computacional, enfrentou problemas de hospedagem do site no CCA-RJ, depois no CCA-BR, devido ao sentido de hospedagem de “favor”, o que dificultava a designação de pessoal para manter e para inserir as mudanças necessárias que, na sua visão, não eram adequadas. Informou que atualmente a atividade tornou-se cansativa e complexa. Informou, também, que a impressão das atas, solicitadas em atas anteriores, está em andamento. O presidente sugeriu que o assunto permanecesse na situação de “em andamento” para ser mais discutido.
Esclareceu que a página se tornou um grande banco de dados onde, qualquer associado que precisar localizar algum fato relacionado a uma pessoa da Associação, poderá fazer o levantamento inserindo o nome do Sócio no link “pesquisar”.

Ten Brig Mendes – Comentou sobre os detalhes observados quanto a estilos de mensagens anteriores, tamanho e características de autores. Sugeriu incentivar os associados a inclusão de fatos e fotos históricas individuais na página da ABRA-PC com vistas a expandir as informações da página.

Ten Cel Schittini – informou que compareceu à EPCAR e conversou com o Brig Moura, Cmte da Escola. Ficou acertado que a participação da ABRA-PC estará ligada aos eventos da “Semana da Asa”, no próximo mês de outubro. Colocou que manterá o estilo de eventos anteriores realizados pela ABRA-PC: “Passado (Cel Ribeiro), Presente (Cmte do 2º/5º GAv e Cmte do 1º GAvCa) e Futuro (TCel Leite da COPAC com um Oficial que voou o GRIPEN) ”. Sugerido 3 horas de palestra seguidas pelo almoço com os Alunos. Sugeriu a locação de um ônibus para levar os participantes da ABRA-PC. Informou que a data ainda será confirmada pelo Brig Moura.

Cel Peixe Lima – Informou sobre o sucesso na participação da ABRA-PC na feira de Le Bourget, por meio da presença dos associados premiados. Elogiou a atuação do Adido na França, Cel Schwerz, e sugeriu que a ABRA-PC encaminhe um expediente de agradecimento pela recepção da equipe.

Cel Ribeiro – Alertou sobre as comemorações do Aniversário da ABRA-PC e sobre a Eleição da Nova Diretoria no mês de outubro. Ficou acertado que, na próxima reunião, será realizada a deliberação sobre a eleição. Informou que na próxima reunião acertará os detalhes quanto ao Contrato do Auxiliar da ABRA-PC. Informou que o balanço financeiro da ABRA-PC apresenta-se positivo, que os custos com Pessoal e despesas fixas (edição dos boletins) estão adequados e permitem uma economia para o saldo da Associação. Informou que os recursos do Prêmio Pacau Magalhães Mota estão rendendo de forma limitada o que poderá comprometer à manutenção do valor do prêmio em edições futuras. Sugeriu a transferência dos recursos do Fundo Cultural (saldo remanescente) para o Prêmio Pacau. Com isso, os rendimentos permitirão a continuidade da premiação a longo prazo. A sugestão foi aceita por unanimidade e autorizada pelo Presidente. Sugeriu, também, o estabelecimento de um cronograma de desembolso para as despesas futuras a serem realizadas pela ABRA-PC. Foi observado pelos demais diretores a possibilidade de desembolso da Edição do Livro do Piloto “Fox Rule”, da aquisição das moedas da caça, do Aniversário da ABRA-PC, do Picadinho de Outubro e de Brindes de Final do Ano para os Sócios.
 
Nada mais havendo a se tratar, após o “Adelphi” comandado pelo Cel Ribeiro, foi encerrada a Reunião, sendo confirmada a próxima Reunião (253ª) para o dia 12 de agosto de 2017 na Sede Barra do Clube da Aeronáutica.

 

Rio de Janeiro, 12 de julho de 2017.

 

Luiz Paulo da Silva Costa – Cel. Av
Secretário na Reunião

 

 Teomar Fonseca Quírico – Brig.-do-Ar R1
Presidente

 

Senta a Pua, Brasil!

 

As datas programadas para as próximas reuniões da Diretoria em 2017 são:

12 de agosto

13 de setembro

11 de outubro

08 de novembro

13 de dezembro

--------------


 

 

Temos 53 visitantes e Nenhum membro online