2-1gavp

2-5gavp

 

 

 ATA DA 249a REUNIÃO DA DIRETORIA DA ABRA-PC

 

 

 Às 09:30 horas do dia 12 de abril de 2017, nas dependências do Clube da Aeronáutica (Sala Brig Ar Nero Moura), na Praça Marechal Âncora, 15, Rio de Janeiro/RJ, foi realizada a 249a (Ducentésima Quadragésima Nona) Reunião de Diretoria da ABRA-PC.

Compareceram os seguintes membros (listados por senioridade):

- Brig. Nero Moura (in memoriam);
- Cel. Av. Odilon Holmitives Pereira (Diretor Financeiro);
- Cel. Av. Sérgio Ribeiro (Conselho Fiscal);
- Brig. Américo Soares Filho (Conselho Deliberativo);
- Cel. Av. Silvio Potengy (Diretor Financeiro);
- Cel. Av. Reinaldo Peixe Lima (Conselho Deliberativo);
- Brig. Teomar Fonseca Quírico (Presidente);
- Ten. Cel. Av. Gilberto Pedrosa Schittini (Diretor Cultural); e
- Maj. Brig. Álvaro Luiz Pinheiro da Costa (Vice-Presidente.
 

O Presidente agradeceu as presenças e deu início à discussão dos assuntos previstos na pauta para a 249ª reunião, como se segue:

1) Leitura da Ata anterior:

Foi dispensada por unanimidade a leitura da Ata 248.

2) Lançamento do livro do Brig. Salazar:

O Cel Peixe Lima irá coordenar com o MB Kersul, a realização de contato com o MB Ref Carlos Sérgio Santana César para entender o andamento do assunto (Livro do Zé) até a próxima reunião.

3) Procedimento de Produção do ABRA-PC Notícias:

Ficou acordado que o procedimento de produção, desde a elaboração da minuta até a remessa do link do Boletim para os Associados será o seguinte:

- O MB Pinheiro produzirá a primeira Minuta do Boletim e encaminhá-la-á para a crítica dos Diretores, que deverá ser encaminhada ao MB Pinheiro;

- O MB Pinheiro consolidará as críticas dos Diretores e encaminhará a Minuta Final do Boletim para o Cel Potengy, MB Souza e Mello e Sra. Dany, para revisão final;

- A Sra. Dany fará a edição da versão final do Boletim e encaminhá-lo-á para o MB Souza e Mello.

- O MB Souza e Mello incluirá o Boletim na página da Internet e encaminhará o link correspondente para a Sra. Ana Paula;

- A Sra. Ana Paula encaminhará o link para acesso ao Boletim para todos os Associados.

Nota 1: O MB Souza e Mello deverá ter cópia da mala direta dos Associados para o caso de a Sra. Ana Paula não estar disponível.

Nota 2: De acordo com o item 8 da Ata 241, item 14 da Ata 243 e itens 2 e 3 da Ata 245, a ABRA-PC manterá a impressão em papel de trinta exemplares, que serão distribuídos para diversas bibliotecas e alguns sócios e uma cópia será mantida nos arquivos da ABRA-PC para futura encadernação como histórico.

4) Palestra "Aviônica do Gripen Brasil (WAD)":

Foi relembrado que a palestra em tela será realizada no dia 18 de abril, às 09:00, na Sala Mal do Ar Márcio de Souza e Mello do CAer, Pça Mal Âncora 15, Centro, Rio de Janeiro.

Todos concordaram que a divulgação foi adequada, mas o Presidente solicitou que cada um lembrasse a palestra aos seus contatos, para evitar a falta de quorum que tem sido a tônica nesse tipo de evento.

5) Campanha para Sócios Beneméritos:

O MB Kersul, Representante Regional de Brasília da ABRA-PC, consultou se haveria interesse da Associação em realizar uma campanha para inclusão de Sócios Beneméritos.

Com base na leitura do Estatuto, ficou claro que este tipo de Sócio não deverá ser aprovado somente como uma homenagem, mas apenas para as pessoas que prestarem relevantes serviços para a Aviação de Caça ou para a ABRA-PC.

6) PPMM:

O vencedor do Prêmio PACAU Magalhães Motta 2016/17 foi o trabalho "O HMD e a consciência situacional do F-5M em cenários de combate visual, do Cap Cristiano Peixoto, NSI 0688, sócio da ABRA-PC desde 29 de novembro de 2005.

O Prêmio, no valor de R$ 3.000,00 (três mil Reais) será entregue pela ABRA-PC durante as comemorações da Semana da Caça, em Santa Cruz, na Ala 12.

O Brig. Quírico irá coordenar com o TB Mendes a impressão do "checão" simbólico, que deverá ser entregue durante a cerimônia do Dia da Caça.

7) Participação da ABRA-PC na RAC:

O Cel Ronconi, Cmt da Ala 12, enviou à ABRA-PC a programação da RAC, como se segue:

- 20 de abril, 08:30: palestras e Ópera do Danilo no auditório da Ala, e Almoço do Caçador; e

- 21 de abril, 09:30: cerimônia do P-47, formatura, demonstração operacional e coquetel.

Nota: No dia 20 de abril, a ABRA-PC será a primeira palestrante, às 08:30. O Brig Quírico fará a palestra e haverá a entrega dos kits de natal que retornaram pelo Correio e das gravatas para as UAe de Caça, para que distribuam aos Associados nas suas áreas. O Brig Quírico se encarregará de pegar as gravatas e levá-las para Santa Cruz.

8) Publicação do livro biográfico sobre o Cap Gordon Fox Rule:

Compareceram à Reunião da Diretoria o Sr. Adriano Silva Baumgartner e a Sra. Susan Rule, filha do Cap Gordon, para apresentar o histórico e o conceito do livro em tela.

O Cap Gordon Fox Rule foi o maior Ás Brasileiro na Primeira Guerra Mundial, tendo derrubado sete aeronaves alemães, todavia até hoje não foi reconhecido pelo Brasil.

Por unanimidade, a Diretoria concordou em financiar a publicação do livro do Sr. Baumgartner, que será editado e prefaciado pela UNIFA. A princípio, serão 350 páginas e 1.200 exemplares.

O Sr. Baumgartner deixou seus telefones para contato: (11) 2594-3531 e (11) 96738-6566; e entregou uma cópia digital do livro para gáudio da ABRA-PC.

O Cel Luiz Paulo, Vice-Diretor Administrativo, fará contato com o Sr. Baumgartner para dar prosseguimento ao assunto.

A Diretoria ira analisar como homenagear adequadamente o Cap Gordon (possibilidades: propor Medalha ao COMAER, elaborar artigo para o Boletim, aprová-lo como Sócio Honorário etc.)

9) Ratificação de desligamento conforme Ata 237/239:

Os seguintes associados ratificaram seus desligamentos conforme previsto nas Atas 237/239:

- Cap BERNARDO SCHUCH DE CASTRO (E565 - NSI 0725) - Servindo na Ala 3.

Histórico: data em que se associou: 01/01/2007. Informou não ter interesse, no momento, em continuar como sócio da ABRA-PC, ratificando, via email, datado de 14/03/2017, o seu desligamento realizado na Ata 237, constando como a última mensalidade paga: dezembro/2010.

- Cel FABIO VIRIATO DE FREITAS (E133 - NSI 0284) - Reserva da FAB.

Histórico: data em que se associou: 11/05/1996. Informou não ter interesse, no momento, em continuar como sócio da ABRA-PC, ratificando, via email, datado de 15/03/2017, o seu desligamento realizado na Ata 237, constando como a última mensalidade paga: janeiro/2007.

- Cel MARCELO URBAN DE VILELA SILVA (F082 - NSI 0131) - TTC na DIRMAB.

Histórico: data em que se associou: 10/08/1995. Informou não ter interesse em continuar como sócio da ABRA-PC, ratificando, via email, datado de 16/03/2017, o seu desligamento realizado na Ata 237, constando como a última mensalidade paga: janeiro/2007.

10) Solicitação de desligamento de Associado:

Os seguintes Associados pediram desligamento por não desejarem mais participar de nosso seleto grupo:

- Ten Cel ANDRÉ MAURICIO SCHNEIDER (E333 - NSI 0484) - Serve atualmente no CPBV.

Histórico: data em que se associou: 02/12/1998. Por não desejar mais participar da ABRA-PC, solicitou seu desligamento, via HP da ABRA-PC, datado de 12/01/2017, estando rigorosamente em dia com as mensalidades.

- Maj KILDARY SENA DO NASCIMENTO (E453 - NSI 0611) - Atualmente em licença para tratar de assunto particular.

Histórico: data em que se associou: 04/02/2003. Por não desejar mais participar da ABRA-PC, solicitou seu desligamento, via email, datado de 16/03/2017, constando como a última mensalidade paga: outubro/2016, ou seja, devedor de 6 mensalidades.

- Cap TULIO SALVIANO BRANDAO (E767 - NSI 0927) - Saiu da FAB como Capitão.

Histórico: data em que se associou: 22/04/2013. Por não desejar mais participar da ABRA-PC, solicitou seu desligamento, via mensagem de Whatsapp, datada de 04/04/2017, constando como a última mensalidade paga: dezembro/2016, ou seja, devedor de 4 mensalidades.

Após deliberação, a Diretoria decidiu que os Oficiais listados acima deverão ser afastados do quadro de Associados da ABRA-PC a partir da presente data

11) Deliberações da Diretoria

Foi franqueada a palavra aos Diretores presentes que se manifestaram como se segue:

- Brig Soares Filho:

Apresentou foto provando que, no TF-33, não só havia faca como também chave de fenda na bota. Será incluída em próximo Boletim, com chiste sobre as funções de cada item e sobre o modelo na foto.

Informou o significado de MANICACA: apelido do Cadete do 1o ano da EAer (Escola de Aeronáutica), porque andava com o Manual de Instrução do Cadete (MANICA) o tempo todo sob o braço.

- Cel Potengy:

Informou que a praça da entrada de Teresópolis, homenageando o 1o Grupo de Caça está em péssimas condições de conservação.

- Cel Schittini:

Informou que irá a Barbacena coordenar com o Cel Moura, Cmt da EPCAR, a possibilidade de uma palestra da ABRA-PC para os alunos da Escola.

- Cel Peixe Lima:

Informou que fará contato com a nova empresa do restaurante do CAer para o Picadinho 2017.

- Cel Ribeiro:

Informou que está elaborando o Histórico da ABRA-PC, já em fase de revisão.

Sugeriu incluir Nota no Boletim informando sobre a reunião toda a primeira 5afeira do mês, a partir das 18:00, no Astor (Caçacha), antigo Barril 1800, na divisa do Arpoador com Ipanema. O Cel Peixe Lima aparteou, informando que não sabia dessa reunião. O MB Pinheiro incluirá a respectiva Nota em todos os próximos Boletins.

- Cel Pereira:Consultou sobre a indumentária para as cerimônias da Festa da Caça. Ficou acordado que no dia 20 de abril os Diretores deverão utilizar a camisa polo da ABRA-PC e o boné, e que no dia 21 de abril deveremos utilizar a gravata da ABRA-PC, que foi distribuída durante a reunião.

- Brig Quírico:

Agradeceu a participação dos Diretores presentes e lembrou que o Cel Domingues deverá antecipar as providências para a eleição da Diretoria em 2017, dado que algumas atividades devem ocorrer com bastante antecedência.
 
Nada mais havendo a tratar, após o “Adelphi” comandado pelo Cel Pereira, foi encerrada a Reunião, sendo confirmada a próxima Reunião (250ª) para o dia 10 de maio de 2017 no INCAER.
 

 

Rio de Janeiro, 12 de abril de 2017.

 

Álvaro Luiz Pinheiro da Costa – Maj. Brig. Av. R1

Secretário na reunião

 

 Teomar Fonseca Quírico – Brig.-do-Ar R1

Presidente

 

Senta a Pua, Brasil!

As datas programadas para as próximas reuniões da Diretoria em 2017 são:

10 de maio

14 de junho

14 de julho

09 de agosto

13 de setembro

11 de outubro

08 de novembro

13 de dezembro


 

 

Temos 88 visitantes e Nenhum membro online