1-16gavp

2-3gavp

 

 

 ATA DA 248a REUNIÃO DA DIRETORIA DA ABRA-PC

 

 

Às 09:30 horas do dia 8 de março de 2017, nas dependências do Clube da Aeronáutica (Sala Brig Ar Nero Moura), na Praça Marechal Âncora, 15, Rio de Janeiro/RJ, foi realizada a Ducentésima Quadragésima Oitava Reunião de Diretoria da ABRA-PC.

Compareceram os seguintes membros (listados por senioridade):

- Brig. Nero Moura (in memoriam);
- Cel. Av. Odilon Holmitives Pereira (Diretor Financeiro);
- Cel. Av. Sérgio Ribeiro (Conselho Fiscal);
- Brig. Américo Soares Filho (Conselho Deliberativo);
- Cel. Av. Silvio Potengy (Diretor Financeiro);
- Cel. Av. Reinaldo Peixe Lima (Conselho Deliberativo);
- Brig. Teomar Fonseca Quírico (Presidente);
- Maj. Brig. Paulo Hortênsio Albuquerque Silva (Conselho Fiscal);
- Ten. Cel. Av. Gilberto Pedrosa Schittini (Diretor Cultural);
- Ten. Brig. Marco Aurélio Gonçalves Mendes (Conselho Deliberativo);
- Maj. Brig. Jorge Cruz de Souza e Mello (Conselho Fiscal);

- Maj. Brig. Álvaro Luiz Pinheiro da Costa (Vice-Presidente);
- Cel. Av. Ricardo Domingues de Mattos (Diretor Administrativo); e
- Cel. Av. Luiz Paulo da Silva Costa (Vice-Diretor Administrativo).

 

Feita a leitura da Ata 247.

O Presidente agradeceu a presença dos Diretores e deu início à discussão dos assuntos previstos na pauta para a 248ª reunião, sendo aberta a palavra a todos os Diretores, como se segue:

1) Festividades de Comemoração do Dia da Aviação de Caça em 2017
O Brig Quírico e o TB Mendes conversaram com o TB Egito com vistas a apresentar a preocupação em relação ao esvaziamento das comemorações. O TB Egito informou que não haveria a reunião das Aviações este ano. Acrescentou, também, que o Cel Ronconi, Comandante da ALA 12, seria o responsável pelas festividades. Ficou claro que o TB Egito não fechou questão sobre a realização das comemorações e que o Cel Ronconi vislumbra a realização em dois dias. Dia 21 de abril, a programação constaria de uma palestra, da ópera do Danilo e do almoço do Caçador. No dia 22 de abril, seria realizada a formatura, com a participação da ABRA-PC na entrega dos prêmios.

O TB Mendes fez a gestão junto aos Oficiais Generais no evento da BASC para a manutenção das comemorações e informou que o TB Egito acabou concordando com a ideia de trazer os Esquadrões (até 4 aeronaves), sem a reunião dos comandantes.
O Brig Quírico informou que a entrega do brinde deste ano (gravata) será feita para os representantes das Unidades Aéreas para que estes repassem aos sócios que não puderem se deslocar para o Rio de Janeiro. Enalteceu o marco da entrega de brindes no 22 de Abril pela ABRA-PC. O Presidente solicitou que a mensagem da Diretoria em nossos boletins bimestrais seja feita em regime de rodízio entre os membros da Associação. A mensagem sobre o Dia da Aviação de Caça, para publicação no ABRA-PC Notícias de Abril, ficará a cargo do Cel Luiz Paulo, que deverá encaminhá-la ao Cel Potengy.
O Cel Peixe Lima se posicionou contra a realização de um Torneio de Aviação de Caça virtual.
O Cel Pereira colocou que, em 1963, devido a restrições orçamentárias, os caçadores de Natal se deslocaram de B-25 até Porto Alegre para participarem das competições esportivas, pelo fato de não terem disponibilizado aeronaves de caça. Considera que poderia ser repetida essa iniciativa para que mais caçadores participem da comemoração, mantendo o espírito de nossos pilotos.
O Cel Ribeiro colocou que as comemorações do 22 de Abril se referem à Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Sugere que deve haver a desvinculação do tema Festa da Caça.
O Cel Potengy considera que não se pode ceder e reforça a manutenção do Torneio da Aviação de Caça nos moldes da tradição.

2) Regularização da Coletânea de Atas da ABRA-PC
MB Souza e Mello informou que existem atas que apresentam discrepâncias como falta de assinaturas, diferenças de formatação, além das atas 212 e 214 que estariam sumidas ou se perderam. Foi informado que todas as atas estão disponíveis no site da Associação com as exceções relatadas e que algumas atas de eleição de diretoria também estão desaparecidas. Com isso, o MB Souza e Mello solicitou o apoio da Diretoria Administrativa para realizar a organização da sequência de atas anteriores ao número 190, no que foi atendido, além de solicitar sugestões para o estabelecimento da legalidade do processo de registro de reuniões de diretoria por meio de atas. Finalizou que as atas escritas serão reorganizadas e padronizadas, sendo posteriormente levadas à apreciação da Diretoria.
Brig Quírico questionou sobre a necessidade de recuperação da legalidade das atas anteriores que não apresentam assinaturas e solicitou a reorganização da sequência das atas e seu arquivamento.

3) Designação de representante Regional da ABRA-PC em Brasília
MB KERSUL aceitou o convite a cargo do Sr Presidente, Brig Quírico, e já está atuando em Brasília.

4) Posse de novos diretores
Foram empossados para as diretorias de Comunicação Social e Conselho Deliberativo, respectivamente os Cel GILSON DE BARROS CAPUTO JÚNIOR e Cel LUIZ PAULO DA SILVA COSTA, considerando as deliberações sobre o número de diretores previstos no regimento. Com isso, a função de Vice-Diretor Administrativo não será preenchida, porém, na prática, haverá o exercício da atividade. O MB Souza e Mello fará as devidas inserções e modificações na nossa HP em http://www.abra-pc.com.br/index.php/administracao/diretoria.html.

5) Autorização da suspensão de pagamento do seguinte associado em missão no exterior, sem ônus para o associado nos períodos ao lado de seu nome (período em que está em missão no exterior), pois solicitou a suspensão do pagamento conforme previsto na Ata 238
•.NSI 0545 – Ten Cel ALESSANDRO DA COSTA BORGES (Argentina de jan/2017 a jan/2019). Já autorizou previamente o desconto em folha a partir de fev/2019.

6) CV dos diretores da ABRA-PC
Todos os membros da Associação entregaram o CV e eles se encontram salvos em uma pasta no nosso computador. Assunto encerrado.

7) Edição do livro do Sr Adriano Silva Baumgartner
O Sr Baumgartner ficou sensibilizado com a atenção dispensada pela ABRA-PC em relação à edição do livro. Foi realizada a leitura do e-mail enviado pelo autor ao Cel Schitini. Ficou acertado que, na próxima reunião, o autor trará o arquivo referente ao livro e será acompanhado pela irmã do piloto biografado no livro.
Cel Luiz Paulo informou que as tratativas com a UNIFA sobre a publicação do livro na editora daquela Universidade foram bem sucedidas junto ao Vice-Reitor Acadêmico. A UNIFA aceitou participar da edição, compartilhando os custos. Foi dada a sugestão de um prefácio do livro ser realizado por um Professor-Doutor em História da UNIFA e um prefácio ser realizado pela Diretoria Cultural da ABRA-PC. Com isso, a participação do Programa de Pós-graduação da UNIFA aufere pontos na CAPES por produção acadêmica do Professor.
Foi colocada pelo Presidente a necessidade de discussões na próxima reunião quanto a direitos autorais, custos estimados, estabelecimento de comissão para a leitura e aprovação do livro etc.
O Cel Schittini informou que a edição do livro implicará em despesas para a ABRA-PC de ciência do autor. Colocou que deverá ser composta uma Comissão de Avaliação do livro na próxima reunião com diretores voluntários.

8) Palestra do Comando de Preparo (COMPREP)
O Presidente valorizou a importância dessa palestra no próximo dia 14 de março, a ser proferida pelo TB Egito, considerando a conjuntura de reestruturação da Força. Informou que a palestra foi estendida ao INCAER para uma maior participação de público, considerando o nível e a importância do palestrante. Solicitou ao Diretor Administrativo a renovação do convite para a palestra aos associados.
O TB Mendes colocou sobre a possível presença do Comandante da Aeronáutica na palestra.

9) Troca de Banco da Conta Bancária da ABRA-PC
Após as deliberações e as justificativas da Diretoria Financeira, o Presidente autorizou a troca de Banco por parte da diretoria, conforme a sua escolha, considerando as discrepâncias apresentadas pelo atual banco (Santander). Foi sugerido o Banco Itaú, agência do aeroporto Santos Dumont, como uma alternativa mais próxima ao Clube da Aeronáutica, o que facilitaria para os funcionários.
O Cel Potengy colocou que o banco Santander permite a realização de Contratos de Câmbio para as Unidades de Caça com certa facilidade.
O Cel Ribeiro colocou que o Banco Santander apresenta problemas recorrentes e sugere que sejam verificadas alternativas. Apontou que a ABRA-PC deve continuar com a atividade de apoio por meio de Contratos de Câmbio sem interferir nas atividades da Associação.
Foi sugerida uma rotina para o Auxiliar Administrativo composta por dois dias na semana em horário de 9 às 13:30h.
O Cel Domingues informou que conversará com o Cel Fleury sobre as discrepâncias nos serviços administrativos.

10) Serviço de Auxiliar da Associação
Foi colocado pela Diretoria Administrativa que o serviço vem apresentando baixo desempenho para a continuidade das atividades de controle e execução administrativas. As deliberações verificaram a falta de uma rotina de trabalho estabelecida para direcionar as tarefas e atribuições. Foi verificado que a tarefa foi estabelecida desde o início da criação da ABRA-PC, porém limitações particulares e intelectuais dificultam a confiabilidade do serviço. As deliberações da Diretoria definiram que a Diretoria Administrativa deverá estabelecer uma rotina de trabalho e o estabelecimento de um período de observação. Buscar utilizar a legislação relativa ao Serviço de Diarista ou a legislação de Ressarcimento de Despesas.
O Cel Pereira apresentou a preocupação sobre o serviço de Secretaria da ABRA-PC que atualmente concentra os serviços administrativos, causando certa vulnerabilidade quanto às atividades da ABRA-PC. Sugere a consulta para o estabelecimento de uma rotina de trabalho.
O Cel Potengy colocou que a Secretária apresenta alto nível de desempenho com um pró-labore inferior ao do Auxiliar. Sugeriu a apresentação de novos nomes para uma possível substituição.

11) Deliberações da Diretoria
Foi franqueada a palavra aos Diretores presentes que se manifestaram conforme:
Brig Quirico
    - Informou que no dia 21 de março haverá uma palestra na ECEMAR sobre a reestruturação do ensino na Escola e convida os Diretores para se fazerem presentes para prestigiar o evento;
    - Informou sobre as dúvidas surgidas na reunião anterior sobre as premiações múltiplas em algumas edições do Prêmio Pacau. Explicou que a multiplicidade se deveu à qualidade dos trabalhos. Colocou que o valor do prêmio é composto por uma proporção do dinheiro investido e foi dividido entre os ganhadores das edições múltiplas.
    - Informou sobre a realização de uma Palestra sobre a Aviônica da Aeronave Grippen por parte do Cel Av R1 Vilela, no dia 18 de abril de 2017 (terça-feira), na Sala Marechal Márcio Souza e Melo, às 9 h, no CLUBAER. Colocou que poderá haver um mock-up do painel para visualização dos participantes.
    - Com relação às gravatas com motivo da Caça, o MB Pinheiro deverá fazer uma nota, para publicação em nossa home page, comentando sobre sua entrega aos nossos associados, por ocasião da Festa da Caça, no dia 22 de abril.

Cel Peixe Lima:
    - Informou que a Revista Força Aérea apresenta nesta última edição uma reportagem do Alto Comando da Força sobre a reestruturação da FAB.

Cel Potengy:
    - Lembrou da existência de um piloto brasileiro que voou na Força Aérea Francesa cuja participação está simbolizada num museu na cidade de Chantilli.
    - Colocou que estará presente na palestra a ser proferida na ECEMAR no dia 21 de março.
    - Colocou que a situação financeira da ABRA-PC tenderá a melhorar considerando a disponibilidade na Home Page na Internet e a não necessidade de impressão dos boletins e a emissão pelos correios.
    - Sugeriu que a disponibilidade de recursos permitirá que a ABRA-PC faça-se representar nos eventos das Unidade de Caça.

Cel Ribeiro:
    - Informou que está fazendo o levantamento histórico das principais decisões da Diretoria da ABRA-PC, que já chegou ao ano de 2001 e entregará ao Diretor Administrativo;
    - Informou que estão faltando dados sobre as premiações do Prêmio Pacau (nomes dos ganhadores, títulos dos trabalhos e valores distribuídos aos premiados). Colocou que está efetuando o resgate de informações;
    - Reforçou a solicitação de confecção de lista de Planejamento de Atividades da Diretoria com vistas ao estabelecimento de um cronograma de desembolso. Cada Diretoria deverá informar na próxima reunião suas necessidades de despesa ou sugestões de despesa (brindes, viagens, passeios, publicações de livros, prêmios etc.). Considerou, ainda, a necessidade de deliberação na próxima reunião dessas despesas; e
    - Informou que irá no Museu Aeroespacial com vistas a melhorar as fotos dos Gloster na página de internet da ABRA-PC;
- Apresentou uma nova planilha de balanço com vistas a melhorar a visualização e facilitar o entendimento;
- Colocou que precisa ser confeccionado um novo Banner para o incentivo à participação de autores no Prêmio Pacau; e
- Informou que o cadastro das aeronaves da Primeira Guerra Mundial está organizado.

TB Mendes
    - Informou que no dia 29 de março haverá a apresentação do livro “O Brasil na 1ª Guerra Mundial” pelo autor no INCAER e estendeu o convite aos diretores;
    - Sobre a realização de palestras na EPCAR, informou que já recebeu um convite e pode juntar com as pretensões da ABRA-PC e abrir espaço para comparecer com uma comitiva.

Cel Schittini
    - Informou sobre o Prêmio Pacau. Colocou que o Presidente é o MB Pinheiro e que naquela reunião não poderia ser feita a escolha do ganhador por indisponibilidade do Presidente;
    - Informou que encaminhará por email os trabalhos que estão concorrendo para toda a diretoria conhecer. Colocou que ficará em aberto a agenda para uma reunião de julgamento dos trabalhos;
     - Sobre as visitas na AFA e EPCAR, colocou que deveriam ser retomados os contatos para apresentação de palestra aos cadetes e alunos. Colocou, também, que vale a pena o esforço no sentido de passar os “Valores da Caça” às novas gerações; e
    - Colocou que sugere uma troca de e-mails para escolha de tema a ser apresentado na palestra na EPCAR;
    - Sugeriu que os Diretores que forem da turma do Comandante da EPCAR façam o contato e apresentem o Cel Schittini como contato; e
    - Informou que vai proferir palestra em São José dos Campos sobre um Acidente de Aeronave Brasília nos Estados Unidos, no Novotel de SJC, no dia 29 de março de 2017, convidando os diretores.
    
Brig Quírico:
    - Sugeriu que os ganhadores do Prêmio Pacau de 2017 estejam presentes no dia 22 de Abril para receber o prêmio. Com isso, a escolha deve acontecer com a maior brevidade possível por parte da comissão.
- Agradeceu a participação dos Diretores presentes e informou sobre a data da próxima reunião (249ª). no dia 12 de abril de 2017 no INCAER.

Nada mais havendo a se tratar, após o “Adelphi” comandado pelo TB Mendes, foi encerrada a Reunião, sendo confirmada a próxima Reunião (249ª) para o dia 12 de abril de 2017 no INCAER.


Rio de Janeiro, 08 de março de 2017.
 

Luiz Paulo da Silva Costa – Cel.-Av. R1

Secretário na reunião

 

 Teomar Fonseca Quírico – Brig.-do-Ar R1

Presidente

 

Senta a Pua, Brasil!
  

As datas programadas para as próximas reuniões da Diretoria em 2017 são:

12 de abril 10 de maio 14 de junho 14 de julho 09 de agosto
13 de setembro 11 de outubro 08 de novembro 13 de dezembro -------

 

 

Temos 52 visitantes e Nenhum membro online