LETRA Z

Zarapa = Apelido do avião de treinamento T-23 Uirapuru utilizado no Estágio Primário logo no início da criação da Academia da Força Aérea, na Cidade de Pirassununga-SP. Este avião tinha motor convencional, assentos lado a lado e foi projetado e fabricado, nos anos 70, pela Empresa Aerotec de São José dos Campos-SP.

Zé Bironga = apelido amigável do Caçador José Salazar Primo. Nascido no Rio Grande do Sul (25 jul 1935), foi declarado Aspirante em 1958 (18 dez). Na ativa, foi comandante da “Sorbonne da Caça” e presidente da CISCEA, entre outras funções de relevo, atingiu o posto de Major Brigadeiro do Ar. Faleceu em setembro de 2006 já na reserva ( o seu obtuário está no "Notícias" do ABRA-PC no 58).

Zeppelin = "Graf Zeppelin II" matrícula D-LZ-127, um dos mais famosos "aerostatos dirigíveis rígidos". Fabricado na Alemanha em 1928 pela Companhia do Conde Ferdinand Von Zeppelin, tinha comprimento de 236 metros, capacidade para 61 pessoas, 105.000 metros cúbicos de volume e autonomia de 21 dias. Fez várias viagens ao Brasil.

zero um = primeiro colocado da turma.

zero zero = diz-se das cadeiras de ejeção que têm possibilidade de salvar os pilotos mesmo quando a aeronave está no solo e parada (zero de altitude e zero de velocidade. Outro exemplo: “ZERO CEM” significaria uma capacidade para ejetar a ZERO de altitude e 100 nós de velocidade).

Zona = normalmente é a posição no espaço, relativa à pista, na qual os aviões de caça "aguardam" autorização para a entrada na posição "Inicial" para realizar o pilofe ou prosseguir para o tráfego convencional de pouso. Pode significar também área urbana reservada para prostituição.

Zona Aérea = quando da criação do Ministério da Aeronáutica, as áreas "administrativas" da FAB eram denominadas de Zonas Aéreas. Hoje denominam-se Comandos Aéreos Regionais (COMAR).

zona de tráfego = área compreendida nas imediações de um aeródromo (teoricamente cerca de 5km de raio). Refere-se também, indiretamente, à parte urbana dessa área.

zoom(1) (ing.) = fase do voo de um avião a jato na qual o mesmo está embalando para ganhar velocidade para alguma finalidade específica.

Zoom(2) = revista sazonal editada pelo 1o/4o G.Av. e cujos artigos são eminentemente técnicos e relativos à aviação de combate.

zulú = "hora zulú", hora tomada com base no fuso horário da Cidade (Observatório) de Greenwich. Ver UTC.

ZW = código estabelecido pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) que identifica uma estação de rádio "aeronáutica". Estas duas letras são reservadas para as estações brasileiras. Comumente uma estação rádio aeronáutica é chamada pelo apelido de "ZW". Na realidade, uma ZW tem mais duas letras que identificam a localidade onde está situada. A Estação de MosSoró é ZWMS.


 

Temos 22 visitantes e Nenhum membro online