LETRA R

R1 = Reserva de 1a categoria (classe). Diz-se do militar que passou para a reserva como "aposentado" mas ainda poderá ser convocado para o serviço ativo.

R2 = Reserva de 2a categoria (classe). Diz-se do militar que passou para a reserva sem receber proventos de aposentadoria mas ainda poderá ser convocado para o serviço ativo. Normalmente aquele que pediu demissão do serviço ativo antes de cumprir o tempo mínimo para a aposentadoria.

RAC = Reunião da Aviação de Caça. Consulte também "TAC".

RACAER = Rede Alternada do Comando da AERonáutica. Rede de comunicações.

radial = uma das linhas imaginárias que tem como ponto inicial uma estação de rádionavegação tipo "VOR". Cada radial tem a direção de um grau geográfico (seu sentido é sempre a partir da estação).

rádio = mensagem tipo telegrama, enviada antigamente por meio de ondas de rádio e em código morse, depois via teletipo-radio, depois teletipo-telefone e agora pela intranet.

rádio-faixa = sistema de navegação rádio que utilizava sinais sonoros para definir quatro faixas de aproximação (pontos cardiais) para uma estação transmissora (fixo aeronáutico). Ao se aproximar da estação, em uma dessas faixas, o piloto ouvia em seu receptor um ruído (som similar a um apito) contínuo. Se desviasse da "faixa" para um lado, ouviria o som da letra "A" em Código Morse (ponto e traço). Se desviasse para o outro lado, ouviria o som da letra "N"( traço e ponto). As estações de terra transmitiam em frequências estabelecidas entre 200 e 400 kHz. O nome em inglês é "radio-range".

rádio farol = estação transmissora de sinais para orientação (navegação rádio) sintonizadas na faixa de frequências entre 200 e 400 kHz. Esses sinais compreendem as letras de identificação da estação em Código Morse.

rádio goniômetro = equipamento eletrônico que indica a direção de uma estação transmissora de rádio. Embora antiquado, ainda hoje é usado para auxiliar a navegação aérea. As"velhas águias" chamavam o "ADF" de "radio goniômetro".

radome = (ing.) parte da superfície (carenagem) do avião que cobre a antena do radar. Combinação das palavras inglesas "radar" e "dome".

RAF = "Royal Air Force", Força Aérea (Real) Inglesa.

ralando o bidãozinho = quase arrastando no chão o tanque de combustível (bidon), que vai debaixo do avião.

ramble = (ing.) viagem com a finalidade de prática de navegação e de aprimoramento de pilotagem. O destino não é prioritário.

rancho = local onde os militares fazem as refeições. Também pode se referir à refeição em si (o "rancho" estava muito bom!).

rasante = voos feitos a muita baixa altura e que dão muita satisfação aos pilotos pela emoção e pela adrenalina liberada, quando feito realmente baixo. Para ser bem feito, requer grande habilidade do piloto.

razão de afundamento = velocidade vertical quando a aeronave se aproxima do solo. Altas razões de afundamento diminuem proporcionalmente a eficiência de uma ejeção do piloto.

razão de giro sustentado = é a maior razão de curva que uma aeronave consegue manter sem perder energia, ou seja, é a curva constante e mais "fechada", durante a qual o avião não diminui nem a velocidade, nem a altitude de voo.

R.D.Aer = Regulamento Disciplinar da Aeronáutica.

reboque = avião que tem a missão de ficar "rebocando" o alvo (biruta) de tiro aéreo.

Red-Flag = (ing.) "Bandeira vermelha". Trata-se do nome dado a um exercício tipo "jogos de guerra" efetuado com a participação de unidades de Aviação de Caça, na área de exercícios da Base Aérea de Nellis no Estado de Nevada (EUA). Vários Esquadrões de Caça dos Estados Unidos e de países convidados participam dessa "manobra" que tem a duração aproximada de 6 (seis) semanas. Os combates aéreos são monitorados e analisados em tempo real por uma avançada rede de telemetria. Cerca de 20 países participam do evento inclusive, às vezes, o Brasil.

reditabundo = com a aparência de estar meditando, triste e pensativo.

red-out = (ing.) fato de se ter a visão avermelhada por motivo de excesso de pressão do sangue na vista, ocasionada pelo excesso de acelerações "G" negativas (de baixo para cima).

Ref. = Reformado. Diz-se do militar que não pode mais ser convocado para o serviço ativo; quer por incapacidade física; quer por ter atingido a idade limite para convocação dentro do seu posto ou graduação.

Regente = avião monomotor brasileiro de 4 lugares (asa alta), triciclo, fabricado nas décadas de 60 a 80 pela Companhia Neiva da Cidade de Botucatu (SP). Os modelos da FAB foram denominados de UC-42 (transporte utilitário).

rela = sinônimo de "relação", "lista" ou "escala de militares".

relight = (ing.) botão que aciona a centelha das velas de ignição do motor. É usado também para evitar um apagamento acidental do motor por ingestão de água ou falta de fluxo de ar.

reloginhos decresciam = significa que os instrumentos do motor e de voo começaram a indicar perda de potência e a conseqüente diminuição de altitude, de velocidade e de eficiência dos sistemas que dependem do motor.

remplis de soi même = (fran.) cheio de si mesmo, confiante.

remu = (fra.) "remúo" (oscilação), forte turbulência do ar após a passagem de uma aeronave, incluindo o danoso "vórtice de ponta de asa".

rendez-vous = (fra.) palavra que significa "encontro". Em aviação, tradicionalmente, significa o local em que os aviões de caça se reunem com outros aviões (não necessariamente de caça) para, a partir desse ponto, iniciarem uma missão em conjunto (escolta, reabastecimento, ataque etc).

requeimador = consultar pós-combustão.

retículo móvel = mal descrevendo, a "mira" do visor de tiro do avião se movia em função das informações de um computador mecânico (giroscópico). Este deslocamento ajudava o piloto a direcionar o avião (canhões) à frente do alvo de maneira suficiente para que as "balas" fossem atiradas para um ponto futuro, onde o inimigo deveria estar quando elas lá chegassem.

retournement = (fra.) manobra cuja utilidade principal é inverter rapidamente a direção do voo. Para tanto, o piloto coloca o avião no dorso, puxa o manche (vai em direção ao solo) e recupera da picada na direção oposta à que estava antes de iniciar a manobra. O procedimento é similar à parte final de um "looping".

reunião = ato de reunir os aviões em uma determinada formatura (reunião após a decolagem, reunião após o ataque etc.). É o contrário de "dispersão".

reverso = capacidade de alguns motores a jato, ou de algumas hélices, de inverter o sentido da tração com a finalidade primeira de reduzir a velocidade dos aviões durante a corrida de pouso.

reversement = (fra.) manobra em que o avião faz uma curva de 180o (lado oposto). No início a manobra é feita subindo e aumentando a inclinação da asa coordenadamente até atingir a metade da curva (90o), quando então volta a descer, também coordenadamente, nivelando gradativamente as asas e voltando à altitude anterior. O trajeto é similar ao feito pelos esportistas nas pistas de "skate".

reverter = fazer curva para o lado contrário, ou curvas de um lado para o outro e com isso diminuir a velocidade de aproximação para um alvo ou também para tentar fazer com que o inimigo que está atrás (nos “encaudando”) passe para a nossa frente.

revitalizado = avião que sofreu grandes modificações para torná-lo mais moderno e atual.

REVO = REabastecimento em VOo.

Ribeirão das Lajes = Grande lago artificial existente no Estado do Rio de Janeiro para represar água para o complexo hidroelétrico da "Light". A área de instrução do Grupo de Caça se sobrepunha a este local.

ricochete = quando um projétil bate em uma superfície e resvala mudando o sentido da trajetória original.

ripple = (ing.) "oscilação tipo onda". Modo de lançar (ou ejetar) várias bombas (ou foguetes), seguidamente, utilizando um determinado padrão seriado.

RJ = abreviatura normalmente usada para se referir ao Aeródromo Santos-Dumont no Município do Rio de Janeiro. O designativo rádio internacional deste aeródromo é SBRJ.

RMI = do inglês "Radio Magnetic Indicator", indicador da bússola eletrônica.

Rocha ou Rochinha = Fernando Corrêa ROCHA, consultar "Corrêa Rocha".

ROCO = Regulamento de Ordens e ContraOrdens. Regulamento imaginário em que se baseiam as ordens que são revogadas e logo depois revalidadas.

Rodolfo Valentino = famoso artista do cinema mudo americano dos anos 20 (na realidade era um imigrante argentino).

roger = (ing.) gíria que tem o significado de : ok, vou fazer...

Roland Rittmeister = (1 missão de guerra), faleceu em acidente aéreo em 16 de novembro de 1944 na Itália.

rolando o c... nas ostras = voando rasante e muito baixo.

rolar = andar com a aeronave no solo, o mesmo que "taxiar".

rolon, decoloff = "rolagem on, decolagem off". Maneira prática dos pilotos de P-47 (Thunderbolt) se lembrarem de como comandar os gases de escapamento do motor para o supercompressor. Na realidade "on" significa que o ar é desviado e não vai para o supercompressor, o qual só era acionado (desvio em "off") durante a decolagem.

rosca = pode significar “nada”, “zero”. Por exemplo: “acertei rosca no Tiro Aéreo”. No entanto, na gíria também significa o orifício anal.

RPM = rotações por minuto. Nos motores a jato modernos as RPM são medidas em percentual da rotação (potência) máxima permitida (100%).

Rui = refere ao Maj. Brig. do Ar Rui Barboza Moreira Lima, veterano da 2a Guerra que participou de 94 missões. Autor do livro "Senta a Púa" ( e também de diversas canções da Caça).

ruma = grande quantidade, palavra muito usada no nordeste.

RUMAER = Regulamento de Uniformes do Ministério da AERonáutica.

Rumba = Códido rádio do 1o/5o Grupo de Aviação (Treinamento de Bombardeio/Transporte).

RWR = (ing.) "Radar Warning Receiver"ou Alerta Radar. Receptor de ondas eletromagnéticas de radar que indica à tripulação a existência de ameaça iminente de armamento inimigo (inimigo está nos avistando com o seu radar). Dependendo da sofisticação do equipamento, nele são indicados à tripulação a quantidade, o rumo, a distância e o tipo de ameaça (míssil ar-ar, míssil terra-ar etc.).


 

 

Temos 14 visitantes e Nenhum membro online