LETRA O

OBA = consulte "ordem de batalha aérea".

OBOGS = (ing) "On Board Oxigen Generating System" ou Sistema de Geração de Oxigênio a Bordo. Dispositivo que fornece à tripulação o necessário oxigênio respirável, obtido com a filtragem do ar que é "sangrado" do estágio compressor do motor à jato.

O. Frag. = "Ordem Fragmentária". Ordem escrita para o cumprimento de uma missão que faz parte (fragmento) de uma "operação" maior.

oito cubano = acrobacia na qual o avião descreve um "oito" na vertical (dois "loopings" sobrepostos).

oito oitavos = expressão utilizada para designar que o céu está totalmente coberto por nuvens. Para efeito de meteorologia aeronáutica a área do céu acima de um aeródromo é dividida em oito partes, como se fosse uma pizza (tendo como centro a vertical no aeródromo, o Zenith). Dessa maneira a cobertura de nuvens é expressa em oitavos ou seja: 4/8 significa que metade do céu, na área do aeródromo, está coberto de nuvens.

oito preguiçoso = manobra em que a aeronave faz uma trajetória similar a um oito (ou sinal de infinito) sendo que nas curvas (extremos) está com maior altitude e no cruzamento (meio) com menor altitude. Consulte "reversement" para saber maiores detalhes de como são feitas essas curvas. Em inglês esta manobra é conhecida, literalmente, como "lazy eight".

okapa = OK.

okapa negão = óculos escuros modelo "Ray-Ban" cujas hastes laterais são retas permitindo sua colocação e retirada mesmo quando o piloto está usando o capacete de voo.

olhômetro = medida ou cálculo feito "por sentimento" (olhar) sem utilização de instrumento ou máquina. Navegação baseada na visualização do terreno.

"on the numbers" = (ing.) "sobre os números", pousar logo no início da pista onde estão pintados os números que a identificam.

ondas métricas = ondas eletromagnéticas com "metros" de comprimento ( entre 30 Mhz e 300 Mhz - banda "P").

Ontologia = parte da filosofia que trata do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e cada um dos seres.

OPCA = Objeto Personalizado para Concretização de Agradecimento. Sigla (acrograma) utilizada jocosamente para se referir a brindes ou diplomas que são entregues a alguém, geralmente a um palestrante ou visitante, como agradecimento e/ou recordação de um determinado evento.

Ópera do Danilo = consulte "Danilo" ( Danilo Moura).

operações = em um esquadrão, os oficiais aviadores, além das tarefas relativas ao seu voo ,têm também outras funções "no solo". As áreas destas funções são as de: administração da Unidade Aérea e gestão de pessoal (no1, “S-1”), de informações e inteligência (no2, “S-2”), de operações e navegação de voo (no3, “S-3”), de material e manutenção (no4, “S-4”), etc.

Operação Querari = normalmente uma missão militar, de treinamento ou real, recebe o nome de "operação..., seguida de um nome "código" ou, como neste caso, de uma localidade.

OPO = Oficial de serviço de Permanência Operacional. Oficial encarregado do controle das atividades operacionais da unidade (Grupo ou Esquadrão).

órbita = padrão de circuito de espera que uma aeronave faz ao sobrevoar um local (fixo aeronáutico) à espera de autorização para continuar o seu procedimento de descida ( ou de subida).

ordem fragmentária = consultar "O.Frag."

ordem da roseira = conjunto de pilotos que adquiriram hemorróidas provenientes dos excessos da acelerações (carga G) puxadas durantes as manobras nos aviões T-6, P-40, P-47, F-7 e F-8 (que não eram equipados para o uso de trajes anti-G).

ordem de batalha aérea (OBA) = conjunto das informações sobre o poderio, a organização e a disposição das Unidades Aéreas e de mísseis de um determinado país, em particular, do inimigo e das unidades que o apóiam.

Ordem Técnica (O.T.) = consulte T.O. ("Technical Order").

Orungan = código de chamada-rádio do 7o Grupo de Aviação (patrulha marítima). Segundo a cultura africana, ORUNGAN, filho de AGANJU (a terra firme) e YEMANJÁ (a água), é o último dos personagens míticos da árvore genealógica das divindades africanas e representa o AR.

OSCIP = Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

out of the blue = (ing.) expressão que significa um lindo dia de céu azul.

Outer Marker (OM) = (ing.) Marcador Externo, sistema de complementação à descida ILS que avisa ao piloto, por meio do piscar de luz azul de aviso no painel de instrumentos e sinal sonoro intermitente, o sobrevoo de um ponto no alinhamento da pista distanciado de 4 a 7 milhas náuticas da sua cabeceira. Existem também o "middle marker" (marcador médio - luz amarela) e o "inner marker" (marcador interno - luz branca).


 

 

Temos 25 visitantes e Nenhum membro online