LETRA N

nacele = o mesmo que cabine, posto de comando dos aviões.

nacele traseira = instrução na nacele traseira. Nos aviões de assentos em tandem (um atrás do outro), ao ser realizado um voo de instrução, normalmente, o instrutor vai no assento de trás (nacele traseira). No Curso de Padronização de Instrutor (CPI) do avião é necessário que o futuro "mestre" aprenda os detalhes (e as dificuldades) de como pilotar da nacele de trás.

Napalm = bomba incendiária contendo gasolina gelatinosa (33% gasolina, 21% benzeno e 46% poliestireno). Foi inventada em 1942 e, até os anos 60, sua fórmula continha pó de alumínio, naftalina e palmitato de sódio. O nome vem do inglês: "Naphtalene Palmitate".

nariz = parte dianteira da fuselagem do avião.

nariz para cima = subir - levantar a parte dianteira (nariz) do avião.

Navy(1) = (ing.) Marinha dos Estados Unidos da América (U.S.Navy).

Navy(2) = Área na Base Aérea de Natal que, no tempo da 2a Guerra Mundial, abrigava as instalações da Marinha Americana. Após a Guerra, essa área passou a ser ocupada pela Vila Residencial dos Oficiais.

NBA = Navegação a Baixa Altura.

Nellis Air Force Base = base aérea americana, no Estado de Nevada, onde eram desenvolvidas as novas táticas de combate aéreo. Na realidade, as primeiras táticas de combate utlizadas pela FAB, nos F-5, foram aprendidas na Base Aérea de Williams no Arizona.

NJG = (alem.) "Nacht Jagd Geschwader", Esquadrão de Caça Noturno da Luftwaffe (Força Aérea Alemã).

nicho = "armadilha", abrigo, local para refúgio, ninho.

nível, nível de voo = altitude de voo medida em centenas de pés. Por exemplo: nível 200 equivale à altitude de 20.000 pés (vinte mil pés).

Nível de Segurança = altitude mínima para a aeronave se aproximar do alvo que vai atacar. Abaixo desse "nível" a aeronave corre o risco de ser atingida pelos estilhaços do alvo e/ou do armamento que vai utilizar.

= unidade de medida de velocidada usada em aviação e marinha. Equivale a 1,852 km/h.A sigla utilizada é "kt" que vem do inglês (knot).

noblesse oblige = (fra.) a "nobreza obriga", ou seja, tem que ser feito em função de princípios éticos.

nó de bequilha = situação que acontece porque a bequilha (roda dianteira) de algumas aeronaves é livre (louca) e não tem comando de direção próprio, ou seja, a bequilha vira para o lado que se aplica o freio de uma das rodas principais. Às vezes, quando ela fica de lado (passa dos 90o da linha longitudinal do avião) o seu movimento é irreversível e, mesmo que se queira, é impossível reposicioná-la na condição normal de operação. Nesses casos, só o pessoal de apoio de solo consegue resolver o problema.

nose down = (ing.) "nariz baixo". Tem o significado de desânimo ou desilusão. Em relação ao voo, deriva da atitude que o avião assume (nariz para baixo) quando realiza o enquadramento para o pouso.

notificação, notificação de voo = espécie de "plano de voo" bastante resumido com a finalidade de informar ao órgão de controle de tráfego aéreo sobre um voo de pequena duração a ser executado em sua área de jurisdição.

novinho = novato, recém chegado. Não importando o posto hierárquico, se é recém chegado é chamado de novinho.

novinha = curiosamente as esposas dos militares da FAB são, carinhosamente e por toda a vida, chamadas de novinhas. Exp: "a Novinha do Brigadeiro gostou muito da recepção..."

novinhal = coletivo de "novinho" ou "novinha".

NPA = Norma Padrão de Ação ou "regras vigentes".

número quatro, No4, = é o quarto membro da esquadrilha. Normalmente voa nesta posição o piloto que tem pouca qualificação operacional.

NVG = (ing.) "night vision googles", óculos para visão noturna.


 

Temos 26 visitantes e Nenhum membro online