LETRA M

macaco con navajas = macaco com navalhas, significa uma pessoa inexperiente e com uma perigosa arma na mão.

macacão anti-G = ver "anti-G".

MACAÇA = Manual da Aviação de CAÇA. Manual que contém a "doutrina" de emprego da Aviação de Caça da FAB.

mach = "número mach", relação entre a velocidade de um objeto (aeronave) e a velocidade do som no mesmo fluido (ar). Normalmente uma aeronave a "Mach 1" no nível do mar estará a ± 1.225 km/h. O "número mach" é muito utilizado na aviação a jato pois os limites de velocidades estruturais (Vs) dos aviões são relacionados a essa unidade de medida. O nome é adotado para homenagear o físico e filósofo austríaco Ernst Mach (* 1838 † 1916). Consulte o termo "maquímetro".

"machimetro" = consulte "maquímetro".

madruga ou voo da madruga = voo cuja decolagem é realizada no início da manhã (madrugada), antes do horário do expediente normal da unidade aérea.

maestro = código rádio as vezes utilizado para designar o comandante de uma específica manobra aérea (ou centro de controle).

Mae West = consulte "papo-amarelo".

magazine = cartucho que continha o filme virgem de 16 mm para as câmeras de filmagem cinematográfica acopladas aos antigos visores de tiro. Este cartucho era similar ao de uma fita "cassete", só que metálico.

magneto = dispositivo para gerar a energia elétrica e as centelhas para as velas dos motores aeronaúticos a explosão.

manche = alavanca de comando de inclinação longitudinal e lateral dos aviões (principalmente os de Caça).

manda brasa = expressão que significa "acelera, executa; enche tudo; faz tudo... !”. Faz referência aos motores a vapor (dos trens) que durante as grandes acelerações geravam enorme quantidade de fuligem e brasas expelidas pelas chaminés. O mesmo acontecia com os velhos automóveis (calhambeques) cujos motores muito carbonizados, quando acelerados, expeliam partículas em brasa pelos escapamentos.

manda pirão = expressão (gíria) aeronáutica que provavelmente tem uma raiz nordestina e significa “executa; enche tudo; faz tudo... !”. O mesmo significado de “manda brasa”. Talvez tenha surgido durante a IIa Guerra Mundial nos campos da Itália quando o pessoal na fila do rancho solicitava que os serventes (taifeiros) colocassem mais quantidade de comida na marmita mas somente o famoso pirão é que era fornecido em abundância... “- não tem mais bife? manda muito pirão!“.

Mandrake = Um dos poucos heróis das histórias em quadrinhos de antigamente. Era um mágico que usava suas habilidades mágicas e a ajuda do seu poderoso "escravo" Lotar, para derrotar o mal.

manete = nome utilizado para se referir às alavancas de controle de aceleração do motor (manete de gases ou de potência - aumenta a potência quando vai para frente), de controle da mistura ar/combustível (manete de mistura - enriquece a mistura com mais combustível quando vai para frente) e de passo da hélice (manete de passo - diminui o ângulo das pás quando vai para a frente).

manetada = variar com rapidez a manete (alavanca) de aceleração do motor. Dar uma manetada significa acelerar rapidamente o motor.

mangar = caçoar de alguém, fazer pilhéria.

manicaca = diz-se do aprendiz de aviador ou, pejorativamente, daquele que comete algum erro em aviação.

manière de vivre = (fra.) maneira de viver, rotina diária.

manter a ala = continuar na posição correta dentro da formatura (esquadrilha).

mão de seda = diz-se do bom piloto, aquele que manobra seu avião com suavidade e perícia.

maquímetro = instrumento ("relógio") que indica a velocidade da aeronave em relação à velocidade do som nas mesmas condições de temperatura e pressão em que ela está. Normalmente esta velocidade é indicada até os centésimos da unidade "mach" lendo-se "ponto" em lugar de "vírgula" e colocando a palavra "mach" na frente: - "o avião começou a tremer quando eu atingi mach ponto oitenta e cinco" ou seja, a leitura do instrumento indicava 0,85 mach (85% da velocidade do som naquele local).

marcador externo = ponto de um procedimento de aproximação ILS, no qual o piloto recebe um aviso (luz e som) de que está se aproximando da pista. Existem ainda o "marcador médio" e o "marcador interno" (que está bem próximo da pista).

Marcel Dassault = Fábrica de aviões francesa, tem o nome de seu fundador e ex-proprietário. Chamada também de "Dassault Aviation". Fabricante dos famosos aviões "Mirage".

marchands des cannons = (fra.) vendedores de armas (negociadores de canhões).

Marseille = Hans-Joachim Walter Rudolf Siegfried Marseille, piloto de caça da Força Aérea Alemã (Luftwaffe) na IIa Guerra Mundial. Abateu um total de 158 aviões num período de 2 anos, sendo que desses abateu 17 aviões em um só dia. Faleceu ao saltar de para-quedas de seu avião (em pane) no Norte da África, em 30 de setembro de 1942. Chegou ao posto de major. Ficou conhecido como "Estrela da África", e seu avião como "Amarelo 14".

mata-sete = consulte "C-45".

Maverick(1) = modelo de automóvel da Ford (construído no Brasil) que era considerado como carro de luxo no início dos anos 70.

Maverick(2) = míssil aeronáutico de fabricação americana utilizado para ataque ao solo e guiado a laser e/ou infra-vermelho (modelo AGM-65 "Air to Ground Missile").

MAVI = MAnual de Voo por Instrumentos.

MB = Marinha do Brasil.

meda = montão de molhos de feno sobrepostos de modo que formem aproximadamente um cone.

Medeiros = João Maurício Campos de Medeiros. Piloto de caça brasileiro com 32 missões na IIa Guerra Mundial, foi abatido pela Anti-aérea, morreu em combate no dia 25 de janeiro de 1945.

Meira = José Rebelo Meira de Vasconcelos. Piloto de caça brasileiro com 93 missões realizadas na IIa Guerra Mundial. Em sua carreira na FAB atingiu o posto de Major Brigadeiro. Faleceu em 30 de março de 2013, aos 90 anos.

MEL = sigla inglesa para "Minimum Equipment List". Trata-se de uma lista com o mínimo de equipamentos que devem estar funcionando corretamente para que uma aeronave comercial possa voar com segurança.

Mensagem a Garcia = importante missão dada a alguém sem maiores esclarecimentos ou detalhes. O "executor" tem que usar o máximo das suas habilidades (em variados campos) para levar a cabo o cumprimento da tarefa. Muitas vezes são usadas improvisações/métodos e "meios" pouco acadêmicos que podem "arranhar" as normas vigentes mas que acabam sendo "justificados" pelo cumprimento a contento da missão ("fins").

mensagem-rádio = mensagem tipo telegrama, enviada antigamente via ondas de rádio pelo código morse, depois via teletipo-rádio, depois teletipo-telefone e agora pela "intranet".

MER = (ing.) "Multiple Ejector Rack" ou "casulo para várias cargas ejetáveis". Dispositivo afixado externamente às aeronaves e com capacidade de portar várias cargas bélicas, normalmente pequenas bombas usadas para treinamento.

mergulho = "freio de mergulho" ou "flape de mergulho". Se refere a dois dispositivos diferentes. O primeiro, também conhecido como "freio aerodinâmico" que ao ser acionado reduz a velocidade da aeronave ou, se for o caso, não deixa a velocidade aumentar muito quando o avião está descendo (num mergulho). Por sua vez o flape de mergulho tem a finalidade principal de "retirar" a aeronave de um mergulho aumentando o ângulo de arfagem quando acionado (cabrando a aeronave).

METAR = (ing.) "METeorological Aerodrome Report" - Informe meteorológico regular de aeródromo, é um informe codificado, associado às observações meteorológicas à superfície, e utilizado para fornecer informações sobre condições do tempo em um aeródromo específico. É a codificação de uma observação meteorológica regular para a aviação. Na maioria dos aeródromos tem sua confecção de hora em hora, nas horas cheias.

meteoro = palavra utilizada para designar a estação meteorológica de alguma localidade (exemplo: vai lá na "meteoro" e me traz o METAR de Santa Cruz) ou para significar a situação meteorológica de uma determinada área (exemplo: a "meteoro" para se fazer a demonstração estava ótima).

metralhadora .50 = metralhadora de calibre (diâmetro) de 0,5 polegadas (12,7 mm).

Middle Marker = (ing.) "Marcador Médio", sistema de complementação à descida ILS que avisa ao piloto, por meio do piscar de luz amarela de aviso no painel de instrumentos e sinal sonoro intermitente, o sobrevoo de um ponto no alinhamento da pista distanciado de 0,5 a 0,7 milhas náuticas da sua cabeceira. Existem também o "outer marker" (marcador externo - luz azul) e o "inner marker" (marcador interno - luz branca).

mifu = aglutinação das palavras "eu me fudi". Esta expressão foi primeiramente utilizada pelos cadetes da antiga Escola Militar do Realengo (RJ) lá pelos anos 30. Algumas variações são "conjugadas" como: "ele ou eles sifu", "nós nusfu" etc.

mils ou mil (1) = (ing.) medida angular cujo símbolo é ºº. A maneira mais fácil e marcante de definir "mil" é dizer que "1 mil" corresponde ao ângulo formado pela altura de uma vaca a mil vacas de distância ou seja, é o ângulo do vértice de um triângulo isósceles cuja base tem o comprimento igual a 1.000 vezes a altura. Equivale a aproximadamente 0,06 graus ou 1º = 17,45ºº. A grande vantagem de um visor de tiro graduado em "ângulos mil" é que se soubermos que a asa do avião inimigo no qual estamos mirando tem, por exemplo, 10 metros de comprimento (envergadura), e essa asa estiver ocupando um ângulo de 10 mils no nosso visor, então esse avião estará exatamente a 1000 metros de distância.

Mils (2) = nome pelo qual também é conhecido o cinto militar (cinto de guarnição) que contém vários furos protegidos por ilhóses metálicos e onde são enganchados apetrechos tais como coldre, cantil, cartucheiras, talabarte etc.

milha = medida de distância utilizada em aviação. Alguns aviões leves utilizam seus velocímetros calibrados em milhas terrestres (mite) por hora ou "mph" (origem do Exército americano - "statute mile"). Aviões modernos tendem a utilizar as milhas marítimas (mima) por hora,"nós" ou "kt" (origem das Marinhas Inglesa e Americana - "nautical mile"). Apesar do Sistema Internacional de Medidas adotar o "metro", somente aviões russos utilizam quilômetros por hora (km/h). Uma milha terrestre equivale a 1.609 metros e uma milha marítima (ou náutica) a 1.852 metros.

Mike-mike = em alfabeto fonético significa "MM" que era o apelido do famoso piloto de caça João Eduardo Magalhães-Motta, idealizador e fundador da Associação Brasileira de Pilotos de Caça. Magalhães-Motta atingiu o posto de Brigadeiro do Ar e na época que passou para a reserva era proficiente em todos os aviões do inventário da FAB. Faleceu em 20 de janeiro de 2005 aos 84 anos.

Miranda = refere-se ao Brigadeiro José Carlos de Miranda Corrêa, veterano da 2a Guerra que participou de 8 missões e ficou famoso também por sua atuação como Oficial de Informações (inteligência) do 1o Grupo de Aviação de Caça, na Itália.

missão 5F = missão de voo de formatura. Consulte na página inicial deste glossário o número "5F" para saber a denominação das missões de voo de caça.

mission accompli... = (fran.) missão cumprida...

mistura = diz-se da regulagem da mistura ar-combustível que é "injetada" no motor a explosão. Esta regulagem é necessária para compensar a variação de pressão do ar e a sua diminuição com o aumento da altitude. Quando a proporção de gasolina é a máxima possível, para a combustão, denomina-se de "mistura-rica". Ao contrário, quando esta relação é minima, chama-se de "mistura pobre".

MM (1) = consulte "Mike-mike".

MM (2) consultar "Middle Marker".

MMC = (ing.) "Mission Memory Card" ou Cartão de Memória da Missão. Dispositivo onde ficam gravados todos os dados da missão realizada, por uma aeronave (normalmente de caça), para posterior análise do voo no debrifim.

monoplace = (ing.) somente um lugar, cabine para somente um piloto.

monumento = ver "pilonar".

monumento à besteira = diz-se da aeronave que "jaz" quebrada por imperícia do piloto. Consulte "pilonar".

Moreira Lima = consultar "Rui".

motor estrela = o mesmo que "motor radial".

motor no batente = motor comandado na sua máxima aceleração.

motor radial = motor a explosão cujos cilindros são dispostos em volta do eixo de manivela. Também são conhecidos como "motor estrela".

motor rotativo = nos primórdios da aviação existiam alguns motores radiais a explosão cujo próprio "bloco" rodava de maneira a atuar como "volante de inércia" para facilitar o funcionamento.

motorzinho = acelerar um pouco o motor, e consequentemente aumentar a velocidade.

Motta Paes = Ismael da Motta Paes. Piloto de caça brasileiro com 24 missões na IIa Guerra Mundial, foi abatido pela Anti-aérea e feito prisioneiro dos alemães. Sobreviveu à guerra vindo a falecer já na reserva como Major Brigadeiro.

moustache = (fran.) "bigode", pequenas asas colocadas na parte frontal das aeronaves, similares a um bigode. O mesmo que "canard".

mph = milhas terrestres (mite) por hora. Multiplicar por 1,609 para obter km/h. Consultar "milha".

MSN = Missão de Segurança Nacional.

MTAB = Missão Técnica Aeronáutica Brasileira, situada na Cidade de Assunção no Paraguai.

Mucuripe e Iracema = bairros da Cidade de Fortaleza, ambos têm praia.

muletas = rodas colocadas nos aviões que estão em serviço de reparo. Somente servem para deslocar os aviões dentro do hangar. Não podem ser usadas para operação normal.

MUSAL = MUSeu AeroespaciaL.

MTOW =(ing.) iniciais de "Maximum Take-Off Weight", que significa "peso máximo de decolagem (permitido)" ou PMD (Peso Máximo de Decolagem).


 

Temos 28 visitantes e Nenhum membro online