LETRA J

J33-A35 = designação do motor do F-80. "J" significa turbo-jato e "A" significa o nome do fabricante "Allison".

jaca = nome pejorativo para se referir a uma aeronave. Normalmente uma aeronave de grande peso, que tem um comportamento (ou desempenho) aerodinâmico muito demorado à ação dos comandos de voo. Na FAB, o F-103 "Mirage" tinha esse apelido, mas no sentido carinhoso.

jacaré = posição de jacaré. No avião A-20, monoposto, a única maneira de se levar um “observador” a bordo era se esse ficasse deitado numa espécie de túnel localizado atrás da cabeça do piloto. Essa posição era denominada de “jacaré”.

Jaguar = é o códido rádio do 1o Grupo de Defesa Aérea (1o GDA). Atualmente ocupa as instalações da Base Aérea de Anápolis (BAAN) em Goiás.

Jabos = Adorno tipo gravata, papo e/ou peito.

Jambock(1) = código de chamada rádio dos pilotos do 1o Esquadrão do 1o Grupo de Aviação de Caça.

Jambock(2) = nome de um chicote feito de couro e utilizado na África do Sul ("Sjambock").

japona = abrigo de frio, casaco (sem cintura) tipo jaquetão feito de tecido grosso e vestido por cima do uniforme de uso interno.Termo também usado para referir o bife a milanesa servido no rancho.

JATO = (ing.) "Jet Assisted Take-Off" decolagem auxiliada por jato. Conjunto de motores-foguete que, afixados nas laterais da fuselagem ou sob as asas dos aviões, são acionados junto com os motores normais para adicionar empuxo e reduzir a corrida de decolagem.

Jink-out(1) = (ing.) "curva evasiva". Termo utilizado para designar a manobra executada para tentar se distanciar de um inimigo que está em posição de tiro na área da cauda do avião. Consiste em acelerar em curva descendente e com "G" negativo, seguida de reversão para o lado contrário em curva também descendente porém com "G" positivo.

Jink-out(2) = Sala de estar dos pilotos do 1o Grupo de Aviação de Caça na Base Aérea de Santa Cruz.

Joca = É o nome de código tradicionalmente usado pelo instrutor que em terra observa e, se necessário, dá dicas (via rádio) para seus alunos em voo.

JOKER = Código rádio do 2o/5o Grupo de Aviação (Unidade de Instrução de Caça).

JP-1 = Este tipo de combustível também é conhecido por "querosene de aviação" ou JET-A1.

JP-4 = Os motores a jato podem "queimar" quase todos os tipos de líquidos combustíveis. Os aviões F-80 e T-33 normalmente usavam um tipo de querosene de muito alta densidade energética (e muito perigoso), denominado JP-4 (mistura de querosene com gasolina). Este combustível sofreu modificações passando a ser denominado JP-8. Os aviões de combate da Força Aérea Americana usam o JP-8 desde 1996. No Brasil o JP-4 só existiu na Base Aérea de Fortaleza e em Recife (no Parque de Material Aeronáutico).


 

Temos 62 visitantes e Nenhum membro online