LETRA I

I.N. = instrutor, pode ser também instrução.

IFF = (ing.) "Identificator Friend or Foe", sistema similar ao transponder que permite verificar se a aeronave é amiga ou inimiga. O código "digitado" é previamente combinado entre os "amigos".

IFR = do inglês Instrument Flying Rules, regras de voo por instrumentos.

IFR sob capota = treinamento de voo por instrumentos usando-se o artifício de cobrir as "janelas" da cabine com cortinas ou cobrir o aluno junto com o seu painel de instrumentos, com uma capota de lona por baixo do canopi.

Ilha de Villegagnon = local onde está a nossa Escola Naval no Rio de Janeiro. O nome é em homenagem ao invasor francês Almirante Nicolas Durand de Villegagnon (1555).

ILS = (ing.) "Instrument Landing System". Sistema que auxilia na aproximação para pouso por instrumentos. Consiste em um instrumento que indica para o piloto uma trajetória a ser seguida tanto em atitude (rampa) quanto em rumo (curso), que o conduzirá à cabeceira da pista selecionada.

IMC = do inglês "Instrument Meteorological Conditions", ou seja "condições meteorológicas de voo por instrumentos".

Immelmann = Acrobacia em que o avião executa uma meia cambalhota (meio looping) para trás e no ponto mais alto, quando está de cabeça para baixo, desvira e retorna ao voo normal. Seu nome deriva do piloto alemão que durante a 1a Guerra Mundial inventou esta manobra (Ten. Franz Max Immelmann).

impedância do material = é a reação que o material apresenta à condução de corrente elétrica alternada (resistência à corrente alternada).

incursões = "ataques".

inercial = "aparelho de navegação inercial", diz-se do aparelho que utiliza as acelerações sofridas por um corpo (aeronave) para deduzir, de modo relativo, a sua velocidade, rumo, espaço percorrido e por conseguinte a sua posição momentânea.

indicador de atitude = instrumento que indica ao piloto, qual a posição do horizonte da Terra em relação ao (nariz do) avião. Também é conhecido como "horizonte artificial".

in house = (ing.) caseira, feita em casa.

Inicial = posição no espaço, próximo à cabeceira da pista de um aeródromo, no qual os aviões de caça informam que estão próximo ao ponto da manobra denominada pilofe.

injeção d'água = ver injeção de metanol (na linha abaixo).

injeção de metanol = na realidade se trata de injeção de água (com metanol) no motor turbo-jato, ou nos motores a explosão durante as decolagens, para aumentar a densidade do fluxo de ar (compressão) e consequentemente aumentar, temporariamente, o empuxo (e potência) em cerca de 30%. A função principal do metanol (alcool) é diminuir o ponto de congelamento da água.

Inner Marker = (ing.) Marcador Interno, sistema de complementação à descida ILS que avisa ao piloto, por meio do piscar de luz branca de aviso no painel de instrumentos e sinal sonoro intermitente, o sobrevoo da cabeceira da pista. Existem também o "outer marker" (marcador externo - luz azul) e o "middle marker" (marcador médio - luz amarela).

in person = (ing.) pessoalmente.

INS = (ing.) "Inertial Navigation System", Sistema de Navegação Inercial, consulte o vocábulo "inercial".

intradorso = superfície inferior de uma asa. A superfície superior é o "extradorso".

instrumento real = Voo por instrumentos em condições reais de mau tempo.

intensidade cinco = consulte "clareza cinco".

interceptador = avião de caça projetado para interceptar aeronaves incursoras inimigas. Suas características principais são a alta velocidade, a alta razão de subida, o voo com qualquer tempo e a utilização de armamento ar-ar.

intimoratos = destemidos, valentes.

INTRAER = "INTeRnet da AERonáutica", sistema de comunicações similar à INTERNET porém exclusivo do Comando da Aeronáutica.

inversor = equipamento elétrico que converte corrente contínua em corrente alternada para utilização em alguns instrumentos e controles.

IPIS = (ing.) Instrument Pilots Instructor School. Escola de Instrutores de Voo por Instrumentos.

IPM = Inquérito Policial Militar.

IR = (ing.) "Infra-Red", infravermelho.

IRLS = (ing.) "Infra-Red Line Scan", imageador infravermelho de varredura linear.

IRAN = Serviço de revisão geral do avião de acordo com o "sistema de inspecionar (tudo) e fazer reparos conforme sejam necessários" (Inspect and Repair As Necessary).

Iteano = engenheiro que se formou pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Os alunos em curso no ITA também são chamados de "iteanos".


 

Temos 61 visitantes e Nenhum membro online